Qual seu maior desafio ao criar um curso? O meu foi...

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Qual seu maior desafio ao criar um curso? O meu foi...

Fala, instrutores ✌🏼

 

O primeiro curso foi publicado aqui na Udemy em abril de 2016. O mais engraçado é que eu comecei a trabalhar nesse primeiro curso em fevereiro de 2015.

 

Sim, mais de um ano "trabalhando" em um único curso. Mas sabe o que é mais engraçado sobre isso?

 

Segura aí que já conto...

 

Para ser sincero, eu não sabia bem o que estava fazendo naquele primeiro curso. Mas pode apostar que pesquisei muito antes, durante e depois que criei o curso para encontrar o "jeito certo" de fazer o trabalho.

 

Eu pesquisei muito para descobrir qual a ferramenta certa para gravar a tela. Eu queria saber qual o jeito certo de organizar o conteúdo. Eu queria saber o modelo ideal de aula. Queria saber o jeito certo de passar as informações. Como me gravar, qual programa de edição usar...

 

Enfim, eu queria o mesmo que todos queremos... criar um conteúdo excelente.

 

Infelizmente não achei a resposta definitiva para nenhuma dessas dúvidas.

 

Será que foi porque eu não procurei o suficiente?

 

Pelo contrário. Eu pesquisei demais.

 

Um tempo atrás eu li uma frase que fez todo os sentido, e foi ela que me fez refletir sobre o assunto deste post. A frase era mais ou menos assim:

 

"Se você pesquisar o suficiente, todos os conselhos serão anulados."

 

Puxa! Quando li isso pensei "Ual, isso é muito fpiiiiii!"

E faz todo o sentido. Se você procurar sobre qual o melhor editor de vídeo, em cada resultado, seja um artigo num blog ou vídeo no youtube, alguém vai indicar algo diferente.

Sempre que você você quiser saber qual a melhor webcam, vai encontrar uma lista diferente.

 

Ismar, então você está dizendo que não é para pesquisar?

 

Não. O que eu quero dizer é: faça UMA pesquisa. Selecione UMA resposta suficiente, então faça o trabalho.

 

Caso contrário você vai ficar perdido. Information overload, paralisia por análise, fadiga de decisão e todas essas coisas.

 

Quer outra frase boa que vai ajudar a superar isso?

 

"Comece com o que você tem, onde você está e do jeito que você sabe."

 

Voltando à pergunta do post. Meu maior desafio ao criar um curso foi (e ainda é) vencer a Resistência. E tenho quase certeza de que esse é o seu maior desafio também, mesmo que não saiba disso ainda.

 

Se você não sabe o que é a Resistência leia "A Guerra da Arte" de Steven Pressfield. Sério. Esse livro vai esclarecer muita coisa para você.

 

Trocando em miúdos. Meu maior desafio sempre foi acreditar que eu já sabia e tinha o suficiente para começar.

 

E sabe o meu primeiro curso publicado em abril de 2016 e que eu passei mais de um ano preparando?

 

Então, eu não tenho muito orgulho dele hoje. O áudio não ficou bom. A gravação ficou escura. O roteiro poderia ser melhor. Sinceramente não entendo como pude demorar tanto para pesquisando e ainda assim publicar um curso daquele. Enfim, eu poderia ter pesquisado mais... só que aí não teria publicado um curso 😉

 

Então, meu conselho é: Comece. Seu próximo curso sempre será melhor do que o anterior. Use os erros para ajustar o rumo e fazer melhor na próxima oportunidade. É sempre mais fácil consertar um erro do que criar um plano perfeito.

 

Não tem um "jeito certo" de criar um curso. Claro que você pode encontrar inspiração, ferramentas e ideias legais para criar o seu. Mas nenhuma delas será a única ou a melhor forma. Só comece e você vai criar o SEU JEITO de criar.

 

Na real?

 

Eu aprendi mais PUBLICANDO meus cursos do que PESQUISANDO como publicar cursos.

 

Espero que minha experiência te ajude de alguma forma.

 

6 RESPOSTAS 6

Experiências ricas como a sua sempre são bem-vindas, estamos em constante aprendizado.

 

Gravei meu primeiro curso em casa, no quarto do meu irmão que estava no Japão. Minha iluminação era aquele "trem" de luz de emergência rsrs, precisava parar as gravações muitas vezes, pois, o carro do gás passava, cachorro latia e as crianças gritavam.

 

Gravei muitas vezes de madrugada.

 

Como diz um grande amigo meu: "Deu trabalho mas deu orgulho."

 

Abraço, gente.

 

Edu Yto

@Ytonihon  sei bem como é isso 😁

Bem no início eu usava um headset de R$15 e gravava debaixo do cobertor na cama para abafar o barulho da rua. Quando "subi de nível" comprei um microfone de R$50 e comecei a gravar dentro do guarda-roupas 🤣😅

 

Era meu "estúdio" improvisado, mas que deu conta do recado para gravar dois dos meus cursos.

A ideia do cobertor nunca usei hahahahaha, sensacional e sobre o guarda-roupas cuidado para não parar em Nárnia hein.

 

O bacana de rirmos hoje em dia e lembrar dessas situações, são os aprendizados que a vida nos proporciona. Isso é rico e precisa e deve servir de inspiração para os novos profissionais que estão surgindo.

 

Mega abraço,

 

Edu

Leonor C.
Community Moderator
Community Moderator

Nossa, eu adorei seu post @IsmarSouza acho que tem varias dicas valiosas nesse seu relato! E @Ytonihon realmente, gravar em casa com vizinhos ou com rua barulhenta pode ser um desafio em tanto! Realmente é melhor mesmo gravar de madrigada!! 

Bom ensino e feliz 2023!

 

Leonor

Moderadora Udemy

@Leonor C. a vida segue e os aprendizados nos fortalecem.

 

Vamos pra cima.

 

Abraços,

 

Edu

A arte da autossabotagem... Muitas vezes criamos dificuldades e justificativas para alcançar nossos objetivos!! Excelente contribuição meu caro!

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas