Quando a Udemy vai acabar com a Classificação do Curso (estrelas)?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Quando a Udemy vai acabar com a Classificação do Curso (estrelas)?

Facebook, Instagram e YouTube já extinguiram o sistema de classificação negativa (dislike ou não gostei) pois concluíram que era irreal e prejudicial. Então, caros colegas, vocês não acham que a Udemy deveria extinguir a Classificação do Curso?

 

Às vezes os alunos dão classificações baixas simplesmente por não saberem classificar. Um aluno leigo no assunto não tem a capacidade de discernir se o curso é bom ou não. Outras vezes, a própria concorrência classifica mal, só para prejudicar. É muito comum, também, o aluno dar classificação baixa pois ficou irritado com o aparecimento do popup logo após a terceira aula. O sistema de estrelas da Udemy força o instrutor a mutilar o início do seu curso para que os alunos sejam agradados logo nas primeiras aulas e, assim, o roteiro das aulas acaba sendo bem prejudicado.

 

Porque a Udemy não segue as novas tendências e acaba de vez com a exposição da Classificação do Curso?

10 RESPOSTAS 10

O sistema é prejudicial sim, muito também por ficar pedindo pela classificação em diversas etapas do curso e a primeira delas é a mais prejudicial de todas. 

Acho que deveria ter no final do curso e em caso de classificação negativa, ser explicado o motivo. Porque é muito fácil penas clicar em 1 estrelinha e deixar assim. Que tipo de feedback é esse? 

Ou talvez trocar as estrelinhas pelo positivo, se gostou clica no gostei, caso contrário não clica e se quiser deixar um comentário deixe. O problema é tomar uma ou duas estrelas e não ter o comentário sobre o motivo. 

@Marcio Concordo plenamente com suas colocações.

Giuliana C
Community Moderator
Community Moderator

Olá @LucianoAlves@Marcio! Tudo bem?

 

Obrigada pelo feedback!


As resenhas e avaliações são essenciais para os mercados, onde as pessoas as usam para determinar se devem ou não fazer uma compra. Plataformas como eBay, Amazon e Etsy são mais comparáveis ​​à Udemy nesse aspecto e todas usam avaliações do comprador.
Sabemos que é frustrante receber comentários negativos sem feedback concreto. Embora as avaliações às vezes possam sugerir melhorias em cursos específicos, o principal motivo de termos avaliações é para ajudar os alunos a tomar uma decisão de compra. Por esse motivo, é muito importante que o sistema de avaliação não incentive alguns tipos de feedback e outros não, e também é importante que recebamos feedback do maior número possível de alunos para que as avaliações sejam o mais representativas possível.
Não temos planos de nos livrar das classificações e comentários na Udemy. Dito isso, continuamos a explorar maneiras de tornar o sistema de classificação mais útil para os instrutores, sem comprometer seu objetivo principal de orientar os alunos em potencial e com certeza vamos levar os seus comentários para que a equipe responsável possa analisar o feedback.

 

Uma boa tarde!


Giuliana - Udemy International Community Team

Na Amazon, que vc citou, para deixar uma avaliação é preciso além das estrelinhas deixar um comentário. E esse comentário não pode ser curto como "muito bom" ou "não gostei" ...

Tem um mínimo de caracteres necessários, senão sua avaliação não é aceita. Isso é justamente para não se ter avaliações banais.

 

O problema na Udemy é que o sistema de avaliação deixa que avalições banais seja enviadas. Alguém da 1 ou 2 estrelas e não diz o porque não gostou do curso. Que tipo de avaliação é essa? No que isso ajuda os demais clientes que pretendem comprar o curso ou mesmo o instrutor para melhorar o curso. Acho que poderia sim ser repensado.

 

Além disso, devoluções deveriam também remover as avaliações dadas. Porque muita gente compra o curso errado e usa uma má avaliação como desculpa para obter a devolução. E na verdade, não tem nada haver com o curso ser ruim ou não. 

@Marcio Concordo plenamente. Muito infeliz a comparação de Udemy com eBay e Amazon. Estamos vendendo tralhas diversas ou ensino de qualidade?

@Giuliana C Agradeço se você levar o assunto para a equipe responsável. Sei que não é uma mudança fácil mas a extinção das estrelinhas seria muito benéfica para os instrutores e deixaria a própria Udemy mais updated. Inclusive, daria mais confiabilidade aos próprios cursos que vocês mesmos aprovaram.

 

O interessante é que quando a Udemy quer criar mudanças para se beneficiar, ela o faz sem sequer consultar os instrutores. Mas quando os instrutores sugerem mudanças que possam beneficiá-los, é sempre um sofrimento.

 

Acredito que os exemplos que você citou (eBay, Amazon) não se aplicam a essa discussão pois, pelo que sei, essas plataformas vendem produtos e não conteúdo de ensino. Ao vender um produto, o eBay não sabe se ele é bom ou não e, por isso, precisa do feedback dos compradores. No caso dos cursos da Udemy, é bem diferente: ao aprovar um curso, vocês assumem que ele tem qualidade suficiente para estar na plataforma.

 

Agradeço-lhe a oportunidade de mantermos esse debate aqui no fórum. 

 

 

Até entendo o ponto de vista apresentado de acabar com as estrelas, mas tendo um discordar.

Sei o quanto é frustrante receber classicações baixar sem nenhuma explicação, mas enquanto aluno da Udemy que também sou eu, uso muito o sistema de classificação. Sempre que vou procurar por um curso novo eu vou nas estrelas e a primeira coisa que vejo é quantas são 1 estrela e o que os alunos dizem sobre o curso nessas classificações.

 

Claro que temos classificações que não são justas, mas ao longo do tempo vi que, nos meus cursos, elas acabam se diluindo e não vejo mais de forma tão prejudicial a ponto de querer que elas não existam. Pelo contrário, eu gosto de olhar para o ponto onde os alunos deixam ótimas classificações com textos que só reforçam a qualidade do material.


Já cheguei a pensar que seria mais justo forçar o aluno a deixar um comentário quando colocasse uma estrela, mas não penso mais assim por que quando visto este chapéu de aluno não quero ter que me justificar por não gostar de algo. A ideia do sistema inclusive é para que seja possível pegar uma resposta rápida, para incentivar a termos alguma informação. Se for forçado não receberemos tantos feedbacks e solicitar apenas quando for 1 estrela vai enviesar o resultado geral.

 

Também não digo que concordo completamente com o formato utilizado. O momento que pede a primeira avaliação sempre foi visto como um problema por nós instrutores. Isso poderia melhorar certamente. Seria ótimo também se a avalição fosse separada em experiência da plataforma e qualidade do curso.

DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

É muito, muito triste você ter um curso com 99% de avaliações positivas e somente um aluno dar uma avaliação negativa e a nota cair de 4,8 para 4,0. Pelo jeito isso nunca vai mudar. @LucianoAlves  parece que as nossas reclamações nunca serão consideradas. Eu estou desanimado com a Udemy em 2022!

@DaniloMota Realmente é desanimador a forma como a cotação cai quando alguém dá uma estrela. Estou carregado de 5 estrelas mas uns poucos deram 3 ou 3,5 e aí a cotação nunca passa de 4,7. Impressionante! Essa cotação da Udemy só serve para perdermos nosso tempo precioso e não reflete de forma alguma a realidade da qualidade dos nossos cursos. 

Parece que a Udemy faz questão de parecer uma plataforma retrógada! Abaixo as estrelinhas!

 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas