Quando essa política de reembolso vai mudar?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Quando essa política de reembolso vai mudar?

Prezados, boa noite!

Não é a primeira vez que isso acontece comigo, acho que deve acontecer com muitos aqui. O aluno assiste todas as aulas, te avalia com 5 estrelas, absolve todo o seu trabalho, recebe o certificado e depois pede reembolso. 

 

Quando a Udemy vai mudar  essa política para pelo menos 75% ou 50%, não poder mais pedir reembolso?

 

 

Analista de BI
19 RESPOSTAS 19
Anonymous
Não aplicável

Oi @CharlesLima 

 

Respondendo sua pergunta, acho que nunca.

 

Referente ao seu problema a udemy públicou que houve mudanças na politica de reembolsos, podendo negar o reembolso com base em limites de consumo do curso.

 

Só que na politica de reembolso a udemy não deixa claro qual é o limite de consumo do curso que o reembolso ao aluno será negado, isso é uma falta de transparência da udemy com os instrutores.

 

Além disso, depois que o aluno pede reembolso, o instrutor não sabe a porcentagem que o aluno consumiu do curso. afinal de contas como posso reclamar/contestar se não sei quanto do curso o aluno consumiu, por que a udemy não disponibiliza essa informação ?

 

Antes de o aluno pedir o reembolso posso tirar um print, mas depois não tenho como e não tem como o instrutor ficar monitorando isso, tirando print e mais print.

Houve algumas mudanças nessa politica, uma delas seria o tempo de curso assistido. Parece que se o aluno assistisse todo o curso não poderia pedir o reembolso. Recebemos um comunicado sobre isso a uns meses atrás. Se aconteceu do ser curso ser visualizado 100% e mesmo assim teve o reembolso aceito, então não estão cumprindo as regras de abuso.

 

Outros motivos para reembolsos negados

Reservamos o direito, a nosso critério exclusivo, de limitar ou recusar solicitações se acreditarmos que há um abuso de reembolso, incluindo, entre outros, o seguinte:

  • Se uma parte considerável do curso foi consumida ou baixada pelo aluno antes da solicitação de reembolso ser efetuada.
  • Se o aluno solicitar vários reembolsos para o mesmo curso.
  • Se o aluno solicitar reembolsos em excesso.

Fonte: https://support.udemy.com/hc/pt/articles/360050856093-Udemy-s-Refund-Policy

CarlosN
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @CharlesLima, @Anonymous,

 

Esse é um bom tópico para ser levantado!

 

A Udemy mudou a política de reembolsos há alguns meses atrás. Como o @Marcio compartilhou, agora na nova política, se os estudantes assistirem uma parte considerável do curso ou baixarem o mesmo, o reembolso será negado pelo nosso sistema. 

 

Dito isso, agradecemos suas opiniões nessa questão. Compartilhei o feedback de vocês internamente sobre essa questão da política Udemy. Agradecemos por ter tirado um tempo para pontuar sobre isso.

 

Boas vendas! 

Carlos N - International Community Team

Oi @CarlosN ,

será que a nova politica está mesmo sendo executada? Veja que no meu caso, o mesmo usuário pediu o reembolso do mesmo curso duas vezes e teve reembolso positivo e com valor completo.

 

E foram em datas diferentes. Não acha estranho?reembolso.PNG

 

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Oi @Marcio,


Nosso sistema de reembolso foi atualizado para sinalizar compras repetidas da mesma conta. Se você acredita que ocorreu uma violação que não foi detectada pelo sistema, incentivamos você a entrar em contato com nossa equipe de confiança e segurança para investigar isso mais a fundo. Pode enviar um email para policy@udemy.com.

 

 


Max Sandy - Udemy International Community Team

Não acho que tenha ocorrido uma violação. Já vi isso acontecer algumas vezes em meus cursos, o mesmo aluno compra o curso, dias depois pede reembolso e dias depois compra o curso de novo e pede novamente o reembolso. 

 

A questão é, achei que a nova politica iria inibir o pedido de reembolso pela segunda vez no mesmo curso. Se ele comprou 1x e não gostou, por isso pediu o reembolso, foi lá e comprou a 2x, porque deram o reembolso novamente? Veja os itens da nova politica, item 2 e 3:

 

  • Se uma parte considerável do curso foi consumida ou baixada pelo aluno antes da solicitação de reembolso ser efetuada.
  • Se o aluno solicitar vários reembolsos para o mesmo curso.
  • Se o aluno solicitar reembolsos em excesso.

 

CarlosN
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @Marcio,

 

Você está correto que nosso novo sistema de reembolsos checa por compras repetidas e se uma parte considerável do curso foi consumida quando as solicitações de reembolsos são processados pelos estudantes. 

 

No entanto, mesmo com o novo sistema de reembolsos, a Udemy deve seguir as leis de proteção ao consumidor locais. Isso pode ser o que você experienciou nesse caso.  

Carlos N - International Community Team

Oi @CarlosN , entendi. 

 

Conforme o artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor, compras online podem ser devolvidas em até 7 dias após o recebimento do produto.

 

O que você quer dizer então é, que provavelmente, o caso mencionado por mim ocorreu nas duas vezes dentro desses 7 dias? Se for isso, é compreensível. E seria por isso, que outros sites de cursos, dão apenas 7 dias para o pedido de reembolso. Alguns chegam a dar 10 dias, mas a Udemy acho que é o único que dá 30 dias.

 

Anonymous
Não aplicável

Oi @CarlosN e @MaxSandy,

 

Quando a politica de reembolso menciona que:

 

"Reservamos o direito, a nosso critério exclusivo, de limitar ou recusar solicitações se acreditarmos que há um abuso de reembolso, incluindo, entre outros, o seguinte:

 

  • Se uma parte considerável do curso foi consumida ou baixada pelo aluno antes da solicitação de reembolso ser efetuada."

Essa parte que se referere a "se uma parte consideravel do curso foi consumida" o reembolso pode ser negado ou ter o valor reembolsado limitado, qual seria o percentual dessa parte consumida do curso pelo aluno para que os instrutores saibam e tomem um providência caso o sistema de reembolso da udemy falhe ?

 

E vou além disso, e pergunto, seria muito transparente do lado da udemy com os instrutores permitir que os instrutores saibam quanto do curso o aluno consumiu, após a soliticação de reembolso. por que somente ante do reembolso o instrutor consegue ver o percentual que o aluno consumiu do curso.

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @Anonymous e @Marcio!

 

A política de reembolso de 30 dias da Udemy é nossa política de reembolso global. Dentro dessa política global, temos os limites de abuso de reembolso que você referiu, incluindo compras repetidas e limites baseados no consumo do curso. Todos os reembolsos estão sujeitos às leis locais de proteção ao consumidor.

 

No que diz respeito ao comprimento dentro do limite de consumo, a fim de evitar o jogo do sistema, não podemos compartilhar as especificações do limite de consumo. Se você acredita que o sistema não foi acionado corretamente, encorajamos você a entrar em contato com a equipe de confiança e segurança para investigar mais.

 

Lembrem-se que o contato com eles é feito via email em policy@udemy.com


Max Sandy - Udemy International Community Team

Com todo respeito.

 

  • Se você acredita que o sistema não foi acionado corretamente, encorajamos você a entrar em contato com a equipe de confiança e segurança para investigar mais. (policy@udemy.com)

 

No meu caso, onde o aluno comprou várias vezes o curso e solicitou reembolsos (no plural), ao relatar para policy@udemy.com não recebi o feedback. Apenas a informação de que seria verificado meu pedido.

 

Falando apenas por mim, penso que nós instrutores somos a parte mais fraca nesta estrutura toda, o lado mais fraco da corda. 

 

Professor Marco Maddo

 

Comigo aconteceu a mesma coisa, o aluno pediu reembolso, depois comprou e no mesmo dia pediu reembolso novamente. A impressão que da é que ele esqueceu de baixar algum material essencial para o curso e voltou para pegar.. triste politica..

Analista de BI

Sempre penso nisso quando vejo acontecer em meus curso. Não foi uma nem duas vezes que isso aconteceu. 

Olá @CharlesLima como vai? 

 

"A impressão que da é que ele esqueceu de baixar algum material essencial para o curso e voltou para pegar.. triste politica.."

 

Eu também penso como você, o que eu tenho feito para resolver esta possibilidade é ao atualizar os meus cursos, estou removendo o material adicional completo e substituindo por material de apoio, de start, um template (RAW) de tal modo que se o aluno não acompanhar as aulas, não terá o produto completo, simplesmente pelo fato de que, ou programa, ou codifica conforme a aula, ou não terá nada ao solicitar reembolso.

 

Feliz ano ano.

 

Professor Marco Maddo.

Anonymous
Não aplicável

Oi @CarlosN, @MaxSandy,

 

Mais uma prova que a politica de reembolso da udemy não funciona é que tem um "aluno fake" chamado Adriano Fr******* ****A que já pediu em um intervalo de 9 dias 3 vezes o reembolso de um mesmo curso que tenho.

 

Esse aluno fake está abusando da politica de reembolso da udemy. compra o curso, no dia seguinte pede o reembolso, dois ou três dias depois compra o curso e no dia seguinte pede o reembolso novamente e assim continua fazendo.

 

Fiquei acompanhando o perfil desse aluno fake e percebi que o mesmo faz isso com cursos de outros instrutores, do mesmo jeito, compra o curso e depois no dia seguinte pede o reembolso. Como sei disso ? os cursos aparecem no perfil do aluno fake quando o curso é comprado e no dia seguinte pede o reembolso novamente e os cursos não aparecem mais no perfil desse aluno fake.

 

Denunciei isso para udemy atraves do policy@udemy.com e a resposta dessa equipe da udemy é que vai investigar e tratará isso diretamente com o aluno(aluno fake), sem informar nada ao instrutor.

 

E como aluno continua abusando da politica de reembolso da udemy, não somente comigo, mas com outros instrutores da udemy é evidente que udemy não fez nada e não irá tomar nenhuma ação contra essa prática que repito, fere a politica de reembolso da udemy, o aluno está abusando e tirando proveito da politica de reembolso da udemy que é falha.

 

A pergunta é: se não é possível ou a udemy não quer bloquear o reembolso desses alunos fakes, por que continua permitindo a compra dos cursos por esses alunos fakes, já que o mesmo faz isso constantemente, e está evidente que está abusando da politica de reembolso da udemy ?

 

Acreditem em 9 dias o aluno fake comprou e pediu o reembolso sempre dos mesmos cursos, várias vezes não somente com o curso que tenho, mas fez com cursos de outros instrutores, e tenho como provar isso através dos prints que tenho.

Eu tenho 4 cursos na Udemy e no dia 01/01/2021 um aluno comprou os 4. No dia 04/01/2021 ele recebeu o reembolso dos 4 cursos. Dai eu me pergunto, como ele consegue comprar 4 cursos "de forma equivocada" ou como consegue em 2 ou 3 dias avaliar 4 cursos como não uteis para ele?

Olá Colegas, 

 

Quero fazer um comentário sobre: 

  • Se o aluno solicitar reembolsos em excesso.

Eu tive um caso em que um aluno solicitou pelo menos 7 vezes em um mesmo mês o reembolso do meu curso.

 

É só lerem nas minhas postagens aqui os detalhes.

 

Sobre o suporte, relatei o fato para o suporte e apenas recebi uma mensagem que o caso seria verificado e nada mais.

 

Nenhum feedback de fato sobre a minha reclamação foi feita.

 

Abraços,

 

Professor Marco Maddo

7 vezes? É complicado mesmo.

 

Mas dai tem aquela questão do código de defesa do consumidor. Se comprar e devolver em 7 dias, todos tem direito, mesmo que compre e devolva, compre e devolva, compre e devolva. Acho que é por isso que em alguns casos a Udemy não consegue evitar a devolução. Eu não tinha me ligado nessa questão.

 

No caso que eu citei acima, o cara comprou no dia 09/12 e ganhou reembolso no dia 10/12. Depois ele comprou novamente no dia 11/12 e ganhou reembolso no dia 16/12. Ambas as compras dentro do prazo de 7 dias. Agora, o que ele fez com o curso nesse tempo é que fica no mistério. Meus cursos são curtos, em média 10 horas, bem possível de ser assistido em 5 dias e depois pedir a devolução.

Concordo parcialmente sobre código do consumidor neste caso. Se alguém tentar em uma Loja comprar um produto qualquer, e fizer a mesma coisa, devolver, recomprar e repetir por 7 vezes o mesmo produto. Certamente, a loja não aceitará, muito menos o Procom permitirá um consumidor agir dessa forma.

 

Por outro lado, infelizmente temos pessoas com este perfil querendo levar vantagem sempre.

Nos meus cursos presenciais, quando ocorria uma oportunidade de orientar um caso de algum aluno que agiu de forma não politicamente correta, eu comentada na hora certa que "O mercado é seletivo, e certamente as melhores oportunidades sempre serão dos indivíduos politicamente corretos." 


Mas a maioria não é assim, isso é o que motiva continuar produzindo os conteúdo.

 

Abraços,

 

Maddo

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas