Quantidade ou Qualidade? O dilema do "quanto mais cursos, melhor!"

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Quantidade ou Qualidade? O dilema do "quanto mais cursos, melhor!"

Existia uma propaganda que dizia que um biscoito (Tostines) é mais fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é mais fresquinho? Esse é o dilema que eu sempre me deparo quando penso em ser um "professor-virtual-serial", estilo "um curso ao mês", por exemplo. O que vocês pensam a respeito? É melhor um curso bem trabalhado  (digo, com uma boa estratégia de marketing?) ou vários meio que largados ao sabor do "orgânico"?

10 RESPOSTAS 10

Olá Jacques,

 

Acho que a estratégia de vários cursos é melhor porque seu público aumenta e a medida que você tem mais cursos e se eles são bons, os antigos alunos compram, além dos novos. 

 

Essa é a estratégia que vejo os grandes instrutores aqui da Udemy fazendo. Tanto aqui, quanto no exterior, eu vejo que a quantidade tem um impacto no geral. Até porque cada curso pode ter uma demanda e quantidade de vendas diferente.

Raquel, 

Muito obrigado. Gostei do argumento. 

Um abraço e sucesso.

Jacques miranda

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

 

Por que não quantidade com qualidade?

 

O erro mais comum que tenho visto é fazer o curso para si e não para o aluno (o mercado).

 

Exemplo: gosto de coleópteros e farei um curso sobre isso.

 

É uma loteria, melhor saber primeiro o que querem os alunos a não ser que a intenção não seja vender muito. Qual o tamanho do mercado de criadores de coleópteros? Está aí uma pergunta que deve ser feita e que vai demonstrar se o curso foi feito para o professor ou para o aluno.

 

Abçs e boa sorte com seus cursos.

Gratíssimo!

Realmente, faz todo sentido o seu comentário.

Aos poucos eu vou formando uma ideia a respeito.

Muito obrigado e sucesso!

Jacques MIranda

 

Acho que se você tem material para novos cursos e consegue manter a qualidade, vá enfrente e grave novos cursos. Só acho que você deve pensar em um tempo de lançamento entre cada curso, tipo 2 ou 3 meses de intervalo entre um e outro. Assim seu último curso terá tempo para ser conhecido e consumido e avaliado antes que outro curso seja lançado.

Olá Marcio,

Obrigado pela dica. Vou pensar neste intervalo. Acho que realmente vale a pena.

Jacques Miranda

Irmão sou um ferrenho defensor do "o mais é menos" rs, sim se vc tem condições de fazer varios cursos, muito bom, mas acho que levando  em conta que em geral, somos no inicio "uma empresa de um homem/mulher só", focar e menos cursos com mais qualidade vai te dar tempo para poder por exemplo dar feedback rapido aos alunos, atualizar as aulas, caprichar na produção.

Hoje eu tenho a rigor 03 curos, sendo que me rendem em black friday, quase 10 mil reais/mês e na media R$4000,00, sim queria ter 10 cursos, mas correria o risco do total de vendas se proximo do que tenho hoje, pois diluiria meu tempo e certamente o planejamento em cada um deles.

Apenas uma visão pessoal

Grande!

Pois é, não havia pensado no "pós" lançamento, ou seja, o trabalho de acompanhar os alunos. Isso é para reflexão.

Abraço e sucesso. 

Prof. Jacques Miranda

 

Eu acredito no menos é mais. Um curso muito bem montado que além dos vídeos tenha recursos extras, texto, MP3 etc. Mas em nichos meio que eu estou na dúvida eu gosto de "sentir o terreno". O que eu faço é lançar o "núcleo" do que eu penso para o curso e se o feedback for bom eu foco em expandir se não for muito positivo eu trabalho os vídeos de chamada e a página inicial. Se ainda assim não fluir aí fica como está. Mas no momento eu estou com 2 cursos no cronograma muito bem trabalhados e com muitos recursos. Creio que daqui pra frente seguirei esse modelo. 

Excelente.

Muito obrigado!!

Sucesso.

Prof. Jacques Miranda

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas