Queda da receita

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Queda da receita

Ir para a Solução

Olá pessoal! Alguém como eu notou expressiva queda na venda de cursos desde dezembro de 2021 para cá? Quais serão os fatores causais dessa queda? O que podemos fazer para minimizar? Estava pensando em montar mais um curso, mas já estou desistindo...

4 SOLUÇÕES ACEITES

Ir para a Solução

Com certeza @JoséMauro ,

desde 2020 a Udemy teve uma queda significativa de acessos, como mostram estatísticas de sites de gerenciamento. Se procurar por postagens sobre esse temas, verá alguns prints mostrando isso.  Esse tema foi muito debatido aqui entre 2020 e 2021. Muitos instrutores tiveram queda brusca nas vendas nesse período.

 

Em 2021 a Udemy mudou as regras de distribuição de receitas, reduzindo o percentual de 50% para 34% de qualquer venda que não seja por um cupom emitido pelo instrutor. A ideia era usar essa diferença em marketing e por conta disso, os instrutores nem sentiriam a diferença. Pois bem, sentimos e muito, porque perdemos uma porcentagem importante de receita e as vendas não aumentaram em nada. 

 

Mas, alguns querem culpar a concorrência, pelo aumento de instrutores na plataforma, como a causa na queda das receitas. Interessante é que no primeiro mês que o percentual de receitas diminui para 34%, a minha receita média diminuiu no mesmo percentual.  Talvez tenham entrado muitos instrutores concorrentes nesse mesmo mês, grande coincidência não é? 

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Desanimador mesmo. Antes a cada novo curso que eu lançava eu tinha um aumento de receita, agora cada novo curso é só para manter a receita em um média ao invés de aumentar os ganhos. Essa redução de receita realizada em 2021 foi para aniquilar de vez com o meu otimismo.

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

@JoséMauro de fato, tivemos uma queda forte. Os pontos alistados pelo nossos colegas fazem todo o sentido. Agora una isso com:

=> As pessoas estão sem grana 😞

=> Esses 3 meses os preços da alimentação cresceu muito, e como consequência diminui investimento em treinamento (deveria ser o contrário, mas culturalmente achamos que cursos são luxo)

=> Os anúncios não estão como antes. Por conta da perda de faturamento na Rússia, Google e Facebook precisam aumentar o preço os cliques e com isso, eles entregam menos e cobram mais.

 

Ou seja gestor, precisamos rebolar forte para não desanimar. 

Ser empreendedor no Brasil não é para amadores. Rsrsrs 

Ver solução na publicação original

DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

O grande problema é a queda no investimento em tráfego. O mestre @Anonymous já debateu e mostrou isso em números aqui. Eu conferi no meu painel e o investimento em tráfego praticamente foi retirado pela Udemy. Essa reclamação é no mundo todo. 

Pra mim, não compensa lançar cursos novos pois, com menos investimento em tráfego, menos pessoas chegam às páginas dos cursos (eu fiz o teste). Só nos resta repensar e ajustar as velas. Eu estou investindo em um produto no perpétuo e juntando grana pra investir em tráfego. Vamos juntos gente!

Ver solução na publicação original

17 RESPOSTAS 17
PauloAndrade
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Olá José,

Os fatores são diversos:

  • Cursos novos, concorrentes com seu nicho;
  • Sazonalidade para certos cursos (cursos de metas, por exemplo, vendem bem no início do ano);
  • Queda do interesse global no assunto (cursos de 3d, tirando Blender)...

Repare na imagem abaixo, do Insights do marketplace. Dos 5 tópicos indicados, um está em queda desde dezembro. Os demais estão crescendo ou estáveis.

PauloAndrade_0-1649649310644.png

Abraços

 

  •  

Ir para a Solução

Sem dúvida, acredito que esses foram fatores. Mas acredito que são fatores menos importantes.

Ir para a Solução

Um grande problema que vejo, é que a udemy não tem concorrentes relevantes, então não corre risco de uma migração em massa, no máximo de alguns instrutores começarem a trabalhar como empresas como Hotmart  fazer seu próprio marketing, mas isso não concorre diretamente com a udemy.

 

Eu mesmo não conheço nenhuma empresa que oferte cursos como a udemy faz que é o modelo pelo qual o instrutores da udemy permanecem na udemy 

Ir para a Solução

No Brasil tem algumas empresas similares a Udemy, mas todas muito novas e ainda sem grande relevância e pouca publicidade. 

Ir para a Solução

Obrigado. Vou analisar esses fatores.

Ir para a Solução

Com certeza @JoséMauro ,

desde 2020 a Udemy teve uma queda significativa de acessos, como mostram estatísticas de sites de gerenciamento. Se procurar por postagens sobre esse temas, verá alguns prints mostrando isso.  Esse tema foi muito debatido aqui entre 2020 e 2021. Muitos instrutores tiveram queda brusca nas vendas nesse período.

 

Em 2021 a Udemy mudou as regras de distribuição de receitas, reduzindo o percentual de 50% para 34% de qualquer venda que não seja por um cupom emitido pelo instrutor. A ideia era usar essa diferença em marketing e por conta disso, os instrutores nem sentiriam a diferença. Pois bem, sentimos e muito, porque perdemos uma porcentagem importante de receita e as vendas não aumentaram em nada. 

 

Mas, alguns querem culpar a concorrência, pelo aumento de instrutores na plataforma, como a causa na queda das receitas. Interessante é que no primeiro mês que o percentual de receitas diminui para 34%, a minha receita média diminuiu no mesmo percentual.  Talvez tenham entrado muitos instrutores concorrentes nesse mesmo mês, grande coincidência não é? 

Ir para a Solução

Não sabia dessa diminuição do percentual repassado para o instrutor. Obrigado por me falar. Pensei que a queda na receita era só por diminuição das vendas...

Ir para a Solução

Não sei desde quando vc esta na udemy.

 

Eu estou desde março 2019 e de fato as vendas cairam muito, no início da pamdemia pra mim foi muito bom!

 

Depois foi só dificuldade eu tenho cursos de nichos bem diferentes e todos cairam a receita, mas o fator principal se dúvida foi que eles mudaram a distribuição de receita de 50% para 37% (na prática 34%).

 

O que é uma porcentagem significativa e não teve nenhuma contrapartida esse assunto foi debatido a exaustão aqui até que começou a ser punido por moderadores.

 

Impressão que deu e que queriam se livrar dos instrutores antigos para chegar uma nova geração adaptada as regras atuais.

Ir para a Solução

@SansaoSeara Concordo plenamente com você. A cada mês as vendas pioram e, com certeza, não é por causa dos instrutores. Estou totalmente desanimado. Há um ano não lanço cursos novos aqui e não vou lançar tão cedo se as vendas continuarem caindo. 

Ir para a Solução

Desanimador mesmo. Antes a cada novo curso que eu lançava eu tinha um aumento de receita, agora cada novo curso é só para manter a receita em um média ao invés de aumentar os ganhos. Essa redução de receita realizada em 2021 foi para aniquilar de vez com o meu otimismo.

Ir para a Solução

@JoséMauro de fato, tivemos uma queda forte. Os pontos alistados pelo nossos colegas fazem todo o sentido. Agora una isso com:

=> As pessoas estão sem grana 😞

=> Esses 3 meses os preços da alimentação cresceu muito, e como consequência diminui investimento em treinamento (deveria ser o contrário, mas culturalmente achamos que cursos são luxo)

=> Os anúncios não estão como antes. Por conta da perda de faturamento na Rússia, Google e Facebook precisam aumentar o preço os cliques e com isso, eles entregam menos e cobram mais.

 

Ou seja gestor, precisamos rebolar forte para não desanimar. 

Ser empreendedor no Brasil não é para amadores. Rsrsrs 

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

DIMINUIÇÃO NA DIVULGAÇÃO, SÓ OLHAR OS GRAFICOS.

Ir para a Solução

@Anonymous É isso aí! Você está corretíssimo: divulgação bem ruim!

DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

O grande problema é a queda no investimento em tráfego. O mestre @Anonymous já debateu e mostrou isso em números aqui. Eu conferi no meu painel e o investimento em tráfego praticamente foi retirado pela Udemy. Essa reclamação é no mundo todo. 

Pra mim, não compensa lançar cursos novos pois, com menos investimento em tráfego, menos pessoas chegam às páginas dos cursos (eu fiz o teste). Só nos resta repensar e ajustar as velas. Eu estou investindo em um produto no perpétuo e juntando grana pra investir em tráfego. Vamos juntos gente!

Ir para a Solução

@DaniloMota Pensei que o investimento em tráfego era a parte da Udemy na parceria (que aliás era meio a meio e não 34% para o professor). Comecei em 2017 e, pelo menos até 2019, a proposta era: instrutor cria conteúdo e Udemy divulga para vendê-lo. Mas quem sabe, posso estar errado... 

Ir para a Solução

Oi @LucianoAlves .

 

Até Maio de 2021 tínhamos 3 formas de divisão de receitas:

 

1. 50% para Instrutor e 50% Udemy (Venda Orgânica)

2. 25% para o Instrutor e 75% para afiliados. (Usado naquele sistema de reforço de marketing) que podíamos optar por participar ou não. 

3. 97% instrutor e 3% Udemy.

 

O que a Udemy fez a partir de Maio de 2021, retirou a forma 2 e substitui a 1.

Assim, ela transformou a 1 em 34% Instrutor e 66% Udemy. Dizendo que ela passaria a investir essa diferença retirada dos 50% do instrutor em marketing próprio. Descartando, pelo que entendi, o programa de reforço de marketing.

 

Só que, ela levou em consideração que todos os instrutores participavam do programa de reforço de marketing. Assim, ao invés de ganhar 25% no programa de reforço e 50% no orgânico, o instrutor receberia um valor médio entre os dois, que ficaria em 37% que na verdade chega ao instrutor como 34%. 

 

Porém, instrutores que não participavam do reforço de marketing, saíram perdendo. Pq antes eles sempre recebiam 50% e agora recebem 34%. Esse foi o meu caso. O reforço de marketing nunca trouxe vendas significativas pra mim. A grande parte delas sempre foram pelo orgânico ou promoções da própria Udemy, acho que feitas por e-mail. 

 

Além disso, a Udemy dizia que com ela investindo em Marketing, as vendas aumentariam e os instrutores sairiam ganhando com essa alteração ou pelo menos recebendo valores na média do que recebiam antes das alterações.

Ir para a Solução

Realmente caiu bastante nesses últimos meses.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas