Questões sobre alunos

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
j0pewd
Pesquisador
Pesquisador

Questões sobre alunos

Ir para a Solução

Percebo algumas coisas aqui que me desanimam:

1. Alguns alunos mal educados e, desculpem a expressão, ignor#ntes, a respeito dos cursos que estão comprando. Compram os cursos simplesmente pois estão baratos. Muitos alunos sem perfil e depois jogam a culpa no instrutor;

2. Passo muitas vezes mais tempo adequando o meu curso aos alunos que chegam do que produzindo novos materiais pois simplesmente não tenho controle do perfil dos alunos que estão chegando;

3. Não é certo tratar os alunos como fãs dos instrutores e não como alunos que é o que eles são.

2 SOLUÇÕES ACEITES
DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

João, vou sugerir aqui somente sobre o seu vídeo de vendas por equanto. Essas sugestões eu aprendi com o Diego Dávila que é um instrutor antigo e bem sucedido da Udemy. Eu fiz o que ele recomendou na época e melhorou muito minhas avaliações.

Vamos lá:

1. Faça um vídeo de vendas de 1 a 2 minutos.

2. No vídeo, comece sua fala fazendo perguntas;

Ex:

=> Você gostaria de ser um profissional de destaque usando a ciência de dados?

=> Imagine poder...

3. Fale os benefícios que o aluno vai ter com o curso.

Ex: Com esse curso, você será capaz de (trabalhar na área de TI, ganhar mais, ter uma promoção etc).

4. Fale da prática:

Ex: Fale objetivamente sobre exercícios, listas e/ou materiais para download. 

5. Fale de você brevemente

Ex: Diga de forma objetiva com quem o aluno vai aprender.

6. Faça uma chamada para ação.

 

Teste um vídeo de vendas com esse formato e acredito que o seu curso vai eliminar amadores e entusiastas e vai atrair mais alunos que realmente querem aprender o que você ensina.

 

Vou deixar para outros mestres sugerirem aqui. Indico o @IsmarSouza e o @PauloAndrade 

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Não desanime colega! Tente se adaptar olhando o que outros instrutores do mesmo nicho estão fazendo, principalmente as avaliações.

 

O que eu faço e fica como sugestão:

 

Evite fazer exercícios com muitas quantidades de perguntas, principalmente se tiver muitos exercícios em apena sum módulo;

 

Evite colocar muito texto (parágrafos)  em apresentação de slides, faça conteúdo usando carrossel caso seja muito longo, mas principalmente evite de ficar apenas lendo o que está no slide;

 

Seja direto ao ponto máximo possível, não misture opiniões politicas e religiosas. Também evite conteúdo repetitivo, tente deixar muito claro no início do curso a importância de praticar, anotar, estudar, ler para não precisar ficar repetindo;

 

Organize o conteúdo com aulas conceitual primeiro, prática depois e deixe o exercício por terceiro, também simplifique a nomeação das aulas para não ficar confuso o conteúdo e não coloque número de aula, vai prejudicar porque todas as aulas seguem uma sequência crescente;

 

Coloque mais aulas em vídeo ao invés de leitura, ambos devem complementar um ao outro, além de mostrar mais domínio do assunto explicando e ensinando em vídeo. O aluno pode pensar que era melhor ler um livro ao invés do curso se tiver mais leitura ao invés de vídeo.

 

Sei que depende muito do público e conteúdo, infelizmente alguns alunos se acostumaram com vídeos de entretenimento e curtos, alguns são muito passivos achando que basta ver vídeo e pronto, fora a ansiedade e expectativas.

Ver solução na publicação original

19 RESPOSTAS 19
DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Desanima mesmo João. Vi a página do seu curso e seu material parece beeem completo!

Talvez você precise fazer pequenos ajustes que tornem o seu curso mais ajustado ao contexto do aluno hoje. Se tiver interesse, responda aqui que falo a minha opinião.

Vamos caminhando mestre!

j0pewd
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Tenho interesse sim Danilo. Mas compreendo também que o aluno tem sempre acesso prévio à ementa do curso e que se ele compra sem possuir o perfil pra tanto é pois está muito barato e ai ele compra no impulso. Isso é desvalorizar, por parte de Udemy, as diversidades nos perfis dos instrutores e seu modo de trabalho, uma vez que (desculpe mesmo a expressão) pro5t1tu1r o ensino não é um caminho adequado para garantir o acesso. Você concorda ou discorda?

DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

João, vou sugerir aqui somente sobre o seu vídeo de vendas por equanto. Essas sugestões eu aprendi com o Diego Dávila que é um instrutor antigo e bem sucedido da Udemy. Eu fiz o que ele recomendou na época e melhorou muito minhas avaliações.

Vamos lá:

1. Faça um vídeo de vendas de 1 a 2 minutos.

2. No vídeo, comece sua fala fazendo perguntas;

Ex:

=> Você gostaria de ser um profissional de destaque usando a ciência de dados?

=> Imagine poder...

3. Fale os benefícios que o aluno vai ter com o curso.

Ex: Com esse curso, você será capaz de (trabalhar na área de TI, ganhar mais, ter uma promoção etc).

4. Fale da prática:

Ex: Fale objetivamente sobre exercícios, listas e/ou materiais para download. 

5. Fale de você brevemente

Ex: Diga de forma objetiva com quem o aluno vai aprender.

6. Faça uma chamada para ação.

 

Teste um vídeo de vendas com esse formato e acredito que o seu curso vai eliminar amadores e entusiastas e vai atrair mais alunos que realmente querem aprender o que você ensina.

 

Vou deixar para outros mestres sugerirem aqui. Indico o @IsmarSouza e o @PauloAndrade 

j0pewd
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

A real é que eu já tive vídeos de 2 minutos, 5 minutos, 10 minutos e até 15 minutos. Alunos sem noção e educação continuam chegando. Esses alunos compram por impulso os cursos e mal assistem os vídeos. Não é tão simples assim.

E é fácil comprar por impulso quando o curso custa 22 reais ou 27 reais. 

Há alunos com centenas de cursos comprados.

Já vi casos de alunos que fazem avaliações negativas em vários cursos correlatos, pra alguns, nenhum curso presta e não percebem que o erro está neles. Exigem muito pagando muito pouco, mesmo em cursos excelentes. 

 

Ir para a Solução

Faça como muito, inclusive eu faço também, ignore avaliações negativas que não colocaram comentários. Caso o aluno tenha deixado comentário na avaliação, diga que vai considerar a sugestão se tiver, caso não tenha questione o que poderia melhorar.

 

A ideia é buscar mais avaliações positivas em relação a negativas. O meu começo foi assim, mas hoje eu nem ligo mais porque são muitas avaliações positivas.

 

A cada atualização que eu faço diminui as avaliações negativas! 

j0pewd
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

É o jeito. Mas a proposta que eu tive no meu primeiro curso é outra. E muitos tem dificuldade de entender qual é.

PauloAndrade
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

As respostas do @DaniloMota e do @IsmarSouza são perfeitas. Só quero complementar alguns pontos.

Eu vejo muita gente reclamando da Udemy esperando que ela seja algo diferente do que ela é.

A essência dela sempre foi popularizar a educação com cursos baratos. No momento que tentaram criar faixas de preço, se não me engano foi em 2016. A queda das vendas foi tão grande que resultou na demissão do presidente da época. Eu ainda ganhava muito pouquinho para me impactar, mas foi algo assustador, pelo que soube de instrutores mais experientes.

 

É claro que este modelo de negócios de preço barato é limitante. Eu simplesmente não perco meu tempo criando cursos de nicho se, com o mesmo esforço, posso criar um curso para um público maior.

 

Mas a Udemy é uma opção de várias. Tenho visto instrutores usar a Udemy para crescer seus canais de youtube e até levar para plataformas próprias, para oferecerem cursos premium. E a Udemy não impede isso, o que eu acho muito bacana da parte deles.

 

A Udemy nunca será o que eu quero que ela seja e talvez isso seja muito bom. Talvez o que eu quero não daria tanto dinheiro ou não continuaria crescendo.

 

Abraços

 

Ir para a Solução

Legal @DaniloMota

 

Esse modelo de vídeo na realidade foi sugerido pela própria Udemy.

Você pode conferir ele aqui: https://teach.udemy.com/pt-br/publishing/promo-video/

 

Existe toda uma documentação para otimização promocional dos cursos. Como por exemplo, para a criação da página de vendas: https://teach.udemy.com/pt-br/publishing/create-your-course-landing-page/ 

Mensagens automáticas: https://teach.udemy.com/pt-br/publishing/set-up-automatic-messages-to-students/ 

 

Aumentar a visibilidade do seu curso com SEO dentro da plataforma: https://teach.udemy.com/pt-br/marketing/course-landing-page-keyword-exercise/ 

 

Ou como lidar com avaliações: https://teach.udemy.com/pt-br/marketing/establish-your-credibility-with-reviews/ 

Ir para a Solução

Fala @j0pewd ✌🏼

 

Cara, eu sei exatamente como você se sente com relação às avaliações. Mas faz parte do pacote.

 

Eu demorei a entender o funcionamento implícito da Udemy, mas é o seguinte: A Udemy é uma poderosa ferramenta de gestão de conteúdo educacional e marketplace de cursos. Em outras palavras: Uma loja de cursos. Um atacado de produtos educacionais.

 

Considerando isso, minha opinião sobre os pontos que você levantou é:

 

1. Nem a Udemy, nem nenhuma outra plataforma que conheço "filtra" seus alunos. A ideia de uma plataforma como esta é democratizar o ensino (leia-se lucrar o máximo possível vendendo cursos a baixo valor, ganhando muito com o volume). Dessa forma não faz sentido limitar o perfil dos alunos. O valor dos cursos da Udemy é apenas UM dos principais fatores de compra.

 

2. Realmente não existe responsabilidade da Udemy (nem qualquer outra plataforma) sobre o perfil dos alunos. A udemy é apenas uma plataforma de LMS + gestão de pagamentos. Assim como a Hotmart, Eduzz, Kiwify, HeroSpark e centenas de outras plataformas. Eles apenas vendem e hospedam o curso. Eles não têm qualquer responsabilidade sobre o perfil do aluno que se matricula. Se tivesse a responsabilidade, quem e como seria definido o perfil de aluno ideal ou "não-ignorante"? E se eles tivessem essa política, qual a garantia que o perfil que eles definissem como ideal seria o que você realmente gostaria de ter como aluno?

 

Como o @DaniloMota pontuou sobre o seu vídeo de vendas, essa é UMA das formas que NÓS INSTRUTORES podemos utilizar para "filtrar" ou direcionar o público do curso. Além disso também podemos fazer uso da descrição do curso e dos "Alunos pretendidos" e "Para quem esse curso é destinado?" dentro das configurações do curso.

 

E porque isso é importante? Porque se tem alguém que pode definir o perfil do aluno, esse alguém é o próprio instrutor. Veja, não estou bancando o advogado do diabo, blz? Mas essas são as regras da plataforma.

 

Na real, a Udemy não se preocupa com quem se matricula nos nossos cursos. E realmente ela não deve se preocupar com isso. Caso contrário, existe toda uma legislação que daria uma baita dor de cabeça com relação a preconceito, racismo, xenofobia e uma infinidade de formas de discriminação. Esse é um assunto sério e pode gerar muitos problemas. Conselho: eu não usaria termos pejorativos para me referir aos alunos que não concordam comigo sobre a qualidade do meu curso. Afinal o que define alguém ignorante ou mal-educado? Não elogiar um produto meu ou comprar e não ficar satisfeito porque se enganou ou não leu a descrição torna alguém ignorante? É de se pensar.

 

3. Avaliações negativas ou "injustas" são parte de qualquer negócio. Sem querer apelar para clichês... mas quem você conhece que fez alguma coisa que agradou a 100% dos seus clientes? Eu particularmente nunca vi um curso com 100% (de verdade) de aprovação. Isso só funciona em páginas de vendas. Na realidade, as pessoas criticam mesmo. E não precisam ter um motivo. Elas têm esse direito.

 

Eu perdi as contas de quantas manhãs perdi "dando uma lição" em alunos que avaliaram meu curso negativamente. Até que cansei. Essa é uma batalha perdida. Eu acho interessante sim responder as avaliações negativas, mas principalmente para usá-las ao meu favor, reforçando os pontos positivos do curso e eventualmente apontando algum equívoco por parte do aluno. Conselho: use 10% ou menos do seu tempo com as avaliações do curso. E quando o fizer, tente ao máximo não expor ou ofender os alunos. As avaliações na Udemy são diferentes de avaliações no YouTube por exemplo onde  podemos "gerenciá-las" (leia-se excluí-las). Acredito que você não quer passar a impressão de instrutor que "briga" com alunos que avaliam mal.

 

4. Sinceramente não entendi o que você quis dizer com tratar os alunos como fãs e não como alunos. Como eu poderia diferenciar um tipo do outro?

 

No que eu entendi, você acredita que a Udemy deveria limitar o acesso aos curso apenas a pessoas com perfis "não-ignorantes" e "bem-educados" e que que dominem o assunto dos cursos para que de antemão, saibam exatamente se os cursos vão atender ou não suas expectativas. Mas acho isso difícil de alcançar. E SE fosse possível, qual a diferença de uma aluno com esse perfil de um "fã"?

 

Eu já me desanimai com muitas coisas aqui na Udemy. Acho que é comum essa relação de "amor e ódio" por parte dos instrutores. O ponto é que é assim que funciona. A nós, só resta a possibilidade de torcer pelo melhor e aprender a lidar/adaptar/ignorar os pontos negativos.

 

Aviso: depois do primeiro curso, o caldo só engrossa.

j0pewd
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Entendo seu ponto de vista mas discordo.

Em tudo que você escreveu, basicamente você jogou a culpa nos instrutores e isentou a plataforma das suas responsabilidades EDUCACIONAIS.

É assim que ela se apresenta pro público, não como um mero marketplace de cursos.

Sobre não tratar alunos como fãs, um professor não tem fãs. Ele tem alunos. 

Ir para a Solução

Opa, @j0pewd 
Não tem problema discordar. Isso só confirma meu comentário de que mesmo sem razão, todos temos o direito de não gostar de algo e ainda sim expressar isso.

 

Eu não isentei a responsabilidade da plataforma. Eu disse a você que ela não tem a responsabilidade sobre filtrar o perfil de alunos. Quem poderia fazer isso utilizando os recursos da própria plataforma é o instrutor. Ademais, o que você está reivindicando não tem nada de responsabilidade educacional.

 

Eu não joguei a culpa nos instrutores, eu disse que os instrutores é quem tem a opção de filtrar ou não os alunos. Mas isso não significa que os recursos de direcionamento vão funcionar todas as vezes.

 

Você pode dizer no seu vídeo de vendas que esse curso não é destinado para pessoas com o perfil "X". Então a pessoa do perfil "X" vai lá e compra mesmo assim. E em seguida ela pode comentar: não gostei, não atende o perfil "X".

 

É complicado. Eu sei. Mas acontece e não há nada que possamos fazer a respeito.

 

Aparentemente, o que você deseja da plataforma é não quer ter que lidar com a opinião adversa dos alunos porque acredita que seu curso está bom o suficiente, e que não é justo receber essas críticas. Eu também sei o quanto é chato esse tipo de situação. Talvez o capítulo "Não seja Apaixonado" do livro O Ego é seu Inimigo de Rian Holiday possa te ajudar. Ele  tem tudo a ver com a essa discussão.

 

Mas como bem disse o @PauloAndrade, discutir sobre o que gostaríamos que a plataforma fosse não faz a menor diferença. Se ela escutasse a todos, seria uma confusão só. Aliás, ela não escuta. E isso é outra coisa com a qual precisamos aprender a lidar.

 

Além disso, tanto minha opinião quanto as dos nossos colegas aqui são na verdade apenas uma simplificação do que a plataforma deixa claro em:
https://www.udemy.com/terms/ 
https://www.udemy.com/terms/ub/ 
https://www.udemy.com/terms/instructor/ 
https://support.udemy.com/hc/pt/articles/115013339928 

Mas acredito que você já conheça essas informações, afinal, quem compraria um curso sem ler a descrição ou utilizaria os serviços de uma plataforma educacional sem conhecer seus termos de uso e funcionamento, não é mesmo?

j0pewd
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Já li tudo que mandou, assim que entrei. E as palavras da Udemy sobre desrespeito por exemplo são só palavras pois na prática os instrutores são mal tratados pelos alunos e nada acontece com os alunos.

Os alunos não possuem uma "política de advertências/escalonamento de condutas" enquanto os instrutores sim.

A Udemy é composta também dos seus instrutores. E ela sobrevive pois há instrutores que simplesmente aceitam tudo que ela impõe, como parece ser o seu caso.

E ainda utilizam da ironia quando outros instrutores manifestam seu descontentamento com determinadas políticas. Mas estamos todos no mesmo barco, as regras valem pra todos. E no dia que a plataforma mudar, espero que você esteja aqui confortando todos e não reclamando.

Aaah e mais uma coisa. Na sua primeira resposta você fez comparações que não são verdades por exemplo a comparação da Udemy com plataformas B2B. Mas tem uma diferença gigante. Um instrutor na Udemy não pode negar um aluno baseado no perfil do aluno, o que é sim possibilidade em outras plataformas.

Ir para a Solução

"E no dia que a plataforma mudar, espero que você esteja aqui confortando todos e não reclamando."

 

Nem um nem outro. Quem começou a reclamar foi você, esperando receber conforto dos instrutores assim como esperava que os alunos não pudessem discutir ou se mostrarem insatisfeitos com seu curso.

 

Descontentamento com determinadas politicas todos temos. Eu poderia fazer uma lista só a respeito do sistema de avaliações. Mas daí dizer que quem não concorda comigo ou não afaga meu ego nas avaliações é um ignorante ou mal-educado é uma falta enorme de discernimento e bom senso.

 

Comentários e reclamações como o seu vem e vão. Já vi muito disso por aqui. E no geral são feitos nesse mesmo tom presunçoso.

 

 

j0pewd
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Você está colocando palavras na minha boca. Você nem sabe de quais avaliações estou me referindo. Não as citei aqui. Está pressupondo coisas apenas pois quer estar certo a qualquer custo.

Estou me referindo não a feedbacks e alunos autênticos, esses não me importo nem um pouco, mas a palavras ignorantes e xingamentos, proferidas por pessoas com intuito maldoso e que jamais deveriam ter cadastro na plataforma com esse tipo de comportamento.

Mas obviamente você não se importa com isso, só está interessado em estar certo e defender a Udemy mesmo com algo que também te afeta já que você não está acima de mim aqui na Udemy, você é um instrutor assim como eu.

Mas algumas pessoas tem dificuldade em entender qual classe estão. Estão ávidas a achar que são superiores mesmo estando nas classes mais baixas.

Isso é um fenômeno amplamente explicado na literatura científica., então pode ficar tranquilo que eu te entendo.

Do mais, obrigado pelas palavras.

 

Ir para a Solução

Cara, editar seus comentários para parecer diferente, ou menos ruim do que você escreveu da primeira vez, só serve para mostrar o tipo de jogo que você gosta de fazer.

 

Aí é fácil vir e dizer que "alguém está colocando palavras na sua boca". 

 

Fiz questão de ler as avaliações do seu curso para encontrar o que de tão terrível os alunos estão falando de você ou do seu curso.

 

Não encontrei nada diferente do que tenho de avaliações nos meus cursos ou que já tenha visto nos outros cursos da Udemy.

 

A única diferença que percebi e que me incomodou foram as suas respostas. Estas sim parecem que foram escritas com o intuito de diminuir e desmerecer.

 

Uma média 4,7 de avaliação do curso confirma que apesar das avaliações terríveis com "palavras ignorantes e xingamentos, proferidas por pessoas com intuito maldoso e que jamais deveriam ter cadastro na plataforma", seu curso está se saindo bem.

 

Mas nessa altura da discussão, você vai ignorar qualquer comentário ou argumento que eu colocar aqui. Afinal como você mesmo disse, apesar de eu ser um instrutor como você, só estou ávido a achar que sou superior, mesmo estando em uma classe inferior. (tem um problema de coerência aqui)

 

Atacar a pessoa e não o argumento sim é o exemplo de quem quer ter "razão" a qualquer custo. "Isso é um fenômeno amplamente explicado na literatura científica."

 

Boa sorte com suas avaliações. Com o tempo você vai se acostumar a elas e vai parar de exigir dos alunos que eles só concordem com você, e talvez você também pare de exigir que a plataforma proíba pessoas de se matricularem em cursos só porque elas dizem algo diferente do que você quer ouvir.

 

Ou não.

j0pewd
Pesquisador
Pesquisador

Ir para a Solução

Conforme você pediu no Whatsapp, vou deixar a mesma manifestação aqui, mas de forma pública:

"Oi Ismar, tudo bem? Peguei seu Whatsapp através do seu site. Não quero te incomodar. Sou o João Pedro, acabamos entrando numa discussão que não levará a lugar algum e eu acredito que tenha me equivocado em vários pontos, não só nela mas na criação do tópico como um todo. Estava de cabeça quente nos últimos dias e acabei criando o tópico sem pensar e, de certa forma, descontando isso em você no geral sem perceber. Mas acabei me dando conta a partir das circunstâncias. Já mandei e-mail pra Udemy perguntando se é possível excluir o tópico dado que me expressei mal desde sua criação e as discussões tomaram um rumo sem sentido por conta da minha forma errada de abordar a questão. Desculpe por palavras que tenha usado que tenham te ofendido. Não quero te incomodar. Apenas dizer isso. Abraço!"

Ir para a Solução

Não desanime colega! Tente se adaptar olhando o que outros instrutores do mesmo nicho estão fazendo, principalmente as avaliações.

 

O que eu faço e fica como sugestão:

 

Evite fazer exercícios com muitas quantidades de perguntas, principalmente se tiver muitos exercícios em apena sum módulo;

 

Evite colocar muito texto (parágrafos)  em apresentação de slides, faça conteúdo usando carrossel caso seja muito longo, mas principalmente evite de ficar apenas lendo o que está no slide;

 

Seja direto ao ponto máximo possível, não misture opiniões politicas e religiosas. Também evite conteúdo repetitivo, tente deixar muito claro no início do curso a importância de praticar, anotar, estudar, ler para não precisar ficar repetindo;

 

Organize o conteúdo com aulas conceitual primeiro, prática depois e deixe o exercício por terceiro, também simplifique a nomeação das aulas para não ficar confuso o conteúdo e não coloque número de aula, vai prejudicar porque todas as aulas seguem uma sequência crescente;

 

Coloque mais aulas em vídeo ao invés de leitura, ambos devem complementar um ao outro, além de mostrar mais domínio do assunto explicando e ensinando em vídeo. O aluno pode pensar que era melhor ler um livro ao invés do curso se tiver mais leitura ao invés de vídeo.

 

Sei que depende muito do público e conteúdo, infelizmente alguns alunos se acostumaram com vídeos de entretenimento e curtos, alguns são muito passivos achando que basta ver vídeo e pronto, fora a ansiedade e expectativas.

GuilhermeMP
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Principalmente pra quem está chegando, é normal se desestimular com comentários negativos de alunos, reviews de uma estrela, e coisas do tipo, as eu digo que praticamente todo instrutor recebe esse tipo de coisa (ainda que em níveis diferentes), e com o tempo acostuma-se com isso. 

Ir para a Solução

Eu como um professor veterano, com mais de 35 anos de docência, também passo pelo mesmo problema. O pior é que faço vendas mas o valor das vendas está zerado. Zerado.

Alguém, pelo amor de DEUS, por misericórdia, por pena desse velho, pode me responder como isso é possível? Fiz 7 vendas de um curso de alta complexidade, onde passei mais de 30 anos para adquirir expertise no conteúdo e vejo simplesmente as 7 vendas não terem valor nenhum. ZERO. Não estou exagerando. ZERO pelas 7 vendas.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas