Recorrência em Ganhos

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Recorrência em Ganhos

Hoje vejo o mercado de produtos de informação caminho para o modelo de assinaturas, grandes empresas como a Empíricus, Mentalidade Empreendedora, Meu Sucesso, entre outras, já utilizam este modelo por exemplo, além de serviços como Netflix e Spotify.

 

Este é um modelo que na minha opinião é muito interessante para nós produtores e para o cliente pois com um serviço de assinatura conseguimos criar uma renda recorrente por um longo prazo a cada novo cliente que adquirimos, ou seja, não seria preciso fazer vendas todos os dias para manter uma margem de ganhos, sendo preciso apenas manter a base de assinantes e conseguir novos.

 

Além disto, é praticamente um padrão a atualização do conteúdo dos nossos cursos, sendo assim, o assinante sempre terá conteúdo novo sobre o assunto do curso  

 

Para o aluno também é muito interessante, pois além de receber as atualizações dos cursos, ele pagará uma mensalidade baixa, visto o valor dos cursos aqui na udemy, e poderá cancelar quando quiser.

 

A médio/longo prazo, o lifetime value de cada cliente possivelmente daria bastante rentabilidade para nós produtores e para a Udemy.

 

Sinceramente eu não sei se a Udemy já possui este recurso. 

 

O que vocês acham deste modelo  

10 RESPOSTAS 10

Tem uma plataforma brasileira que se chama SambaTech que tem um sistema neste molde que você falou pra você criar seu servidor de cursos.

Conheço demais a Samba, é aqui de BH, aliás, estou com o livro Pense Simples pra ler há um tempo rs..

 

Assinaturas parace que vai ser o futuro dos infoprodutos...

 

-Rayan Maia

Acho um pouco dificil "fechar a conta". Veja, o assinante vai ter acesso a todos os cursos (ou seja, todo o conteúdo), como é no Netflix/Spotfy, certo?

 

Assim, qual será o valor que você receberá como instrutor? Os minutos consumidos? Se for isso, vai ser muito ruim, pq boa parte dos alunos assistem 30 minutos do curso e logo abandonam nunca mais voltando. São poucos os que terminam. (No meu caso, o nível de conclusão dos cursos são ligeiramente maiores do que a média geral, porque o meu aluno tem o outro objetivo -> chegar em uma prova de certificação que é BEM cara, por isso, estuda até o final).

 

Outra forma, seria por inscrição única no seu curso. Mas será que a conta vai "fechar"? O aluno se matricula em 150 cursos e só está pagando R$19,00 por mês. Se todos os alunos fizerem algo similar...como é que vai ficar a divisão de valores?

 

Esse é um modelo de negócios que já tem um bom tempo sendo avaliado, e não sei se a transformação da Udemy para assinatura vá ser bom para a gente. Mas...isso, meu amigo, mais cedo ou mais tarde vai acabar acontecendo...

 

Alguém tem uma visão "menos pessimista" que a minha?

 

Abs,

 

Pilar

Olá @PilarSanchez,

muito boa a sua observação, eu não explicitei no meu post mas seria uma assinatura por cada curso, se não a conta não fecharia como vc bem mencionou.

 

Então, por exemplo, hj um curso que vendo por 3 dólares em um único pagamento, poderia ser cobrado apenas 1 dolar por mês no modelo de assinatura, o que seria um valor baixo para o aluno e se tornaria rentável para nós em médio prazo. Como citei, ACHO que o lft traria mais rentabilidade.

 

É bomsaber que este modelo já está sendo estuadado.

 

Agradeço seu feedback Pilar.

 

Abraços.

 

-Rayan Maia

Claro, existem brechas que deverão ser analisadas e estudadas dentro deste modelo

Entendi...se fosse assim, acho que poderia ser muito bom para os instrutores Smiley feliz

Só não sei se isso seria viável do ponto de vista comercial, por mais barato que fosse a assinatura de um curso. E em alguns casos, o aluno teria mais de uma dezena de assinaturas para "gerenciar".

 

VianaPatricio
Community Champion Community Champion
Community Champion

Eu acho que isso pode ser implementado como uma perspectiva complementar. 
Não precisa todos os cursos funcionar como recorrência. Acredito que, do jeito que está tá ótimo, então pra que mudar a estratégia principal?
Mas que tal adicionar como teste essa perspectiva como "uma possibilidade" para o instrutor.
Eu poderia ter 10 cursos "normais" e escolher criar um curso com "mensalidade". Ou mesmo escolher criar uma "mensalidade" para obter acesso a todos os meus cursos.
Hoje até o youtube que é "gratuito", já implementou isso. Temos agora assintantes do canal, que é o "membro" que tem acesso a vídeos exclusivos.

A Udemy poderia pensar em uma espécie de ganhos recorrentes. Claro que isso tem que ser analisado em todas as perspectivas de impacto.
Mas algumas possibilidades são essas:
1) Um curso X com mensalidade (caberá ao instrutor vender o peixe e convencer por que valerá a pena o aluno ter aquela assinatura mensal)
2) O instrutor pode criar um plano de assinatura para todos os seus cursos (para o aluno valerá a pena no caso dos instrutores que tem uma boa quantidade de cursos) 


Como existem diversos cenários e variáveis, desde "nível do curso", "quantidade de cursos", "qualidade", "exigência de atualização constante", "exigência de suporte mais próximo". entre tantos outros.
É bom que a Udemy atente para isso, não apenas nos testes de precificação que vem sendo feitos, mas também na possibilidade de uma estratégia de ganhos recorrentes. 

Por exemplo: tenho alunos que estão há quase um ano comigo e estão sempre tirando dúvidas. Eu tenho o maior prazer em responder, alguns viraram amigos... mas pensando em uma perspectiva a longo prazo, para manter a qualidade do "atendimento", talvez uma perspectiva de recorrência possa ajudar a limitar isso. A Udemy vende o acesso vitalício, mas será que o suporte vitalício é viável até que ponto.

VianaPatricio
Community Champion Community Champion
Community Champion

3) Uma terceira possibilidade é mais complexa, mas a Amazon utiliza. É quando a pessoa é assinante da plataforma, e ela pode assistir aos cursos que estão marcados como participantes do plano da plataforma. Ex: O aluno paga R$99 por mês e terá acesso a todos os cursos que estão inscritos na promoção de mensalidade da plataforma. Aí o instrutor pode colocar ou não o curso nesse pacote. E os instrutores receberão royalties das mensalidades proporcionais a aquisição dos seus cursos.

Então, existem várias formas de estudar um ganho recorrente, mas é preciso analisar bem o impacto disso no plano atual.

Anonymous
Não aplicável

Acho que a Udemy for Business funciona nesse sistema de assinatura, não? Mas acho que ainda não está disponível no Brasil...

Sei que a Skillshare funciona assim e os instrutores ganham por visualização dos seus cursos... ainda não coloquei nada lá pois que eu me lembre ainda tem pouco em português... 

Na Teachable cada instrutor pode criar seu próprio sistema de assinatura... alguém aqui já testou outras plataformas? 

@Anonymous, legal, não conhecia a Udemy for Business.

 

Nunca utilizei nenhuma das que utilizou, mas vou procurar saber como funcionam.

 

Obg.

 

-Rayan Maia.

@VianaPatricioperfeita sua viação.

 

O ponto é que poderia existir a possibilidade de criarmos um curso no modelo de assinatura ou no modelo tradicional(único pagamento).

 

Hoje a Hotmart trabalha assim, ela da a liberdade para o produtor escolher o modelo que ele desejar.

 

-Rayan Maia.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas