Reembolsos Suspeitos Persistem

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Reembolsos Suspeitos Persistem

Ir para a Solução

Olá colegas Udemygos.

 

Embora o assunto já foi relatado, comentado, por várias vezes aqui na comunidade, eu penso que quem é visto é sempre lembrado. Logo, quanto mais reportarmos os casos de reembolsos suspeitos, mais esse tema será lembrado.

 

Estamos na metade do mês de fevereiro, e tive meu primeiro registro do mês, e não o primeiro do ano, de um reembolso suspeito.

 

Captura de Tela 2021-02-14 às 11.09.08.png

 

Eu já fiz o registro por e-mail enviando para a área responsável da Udemy (policy@udemy.com), que prontamente me enviou uma resposta automática.

 

Olha pessoal, eu estou salvando as URLs dos alunos matriculados no curso, mas por descuido não tenho a deste aluno em questão. 

 

Em um dos e-mail recebidos de policy@udemy.com, fui orientado que enviasse a URL do aluno. Hora, se após efetivado o reembolso, não temos mais acesso, como enviar a URL.... Um case de Loop infinito.

 

Mas blz!

 

Aqui é apenas um relato de um colega instrutor, com vocês.

 

O que eu fiz? Partir para buscar o perfil do aluno em questão na WEB, e descobri que é funcionário público e trabalha com tecnologia, cursou faculdade na área de IT, ou seja, tem nível superior.

 

Onde está a ética ensinada primeiramente dentro de cada, e depois na escola? onde está a sociologia, a moral? Simplesmente para este perfil de pessoas, os ensinamentos não foram assimilados.

 

A questão para este tipo de fato, vai muito além de simplesmente enviar uma reclamação para policy@udemy.com, é uma questão cultural.

 

Só para finalizar, eu tive a oportunidade de morar e viver fora do Brasil e pude conhecer outras culturas, na Inglaterra por exemplo, país cosmopolita. Lá, se tem duas pessoas conversando e uma terceira necessita cruzar a linha entre estas duas pessoas, esta terceira pessoa, solicita permissão e pede desculpas. Este é apenas um simples exemplo de valores.

 

Não é uma generalização, temos muitas pessoas de bem em nosso país.

 

Só estou deixando este relato, porque é o única canal para tornar publica minha indignação, ao vez meu tempo, horas e horas dedicadas em produzir conteúdo de qualidade, não tendo o valor merecido.


Maddo

 

 

1 SOLUÇÃO ACEITE
Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Comigo também já ocorreu isso amigo @MarcoMaddo, e a udemy proibe essa prática na sua politica de reembolso que pra mim é pura fraude do "aluno" , mas acredito que existe falhas na verificação de compras repetidas.

 

 A equipe que responde no e-mail policy@udemy.com, apenas informa que vai "investigar e tomar as providências com base em suas politicas". Mas se o aluno continua abusando da politica de reembolso então as politicas da udemy autoriza o aluno a práticar fraude e abusar da politica de reembolso.

 

Em nenhum momento a equipe que responde no e-mail policy@udemy.com mencionou a legislação local(brasil), e digo mais já vi instrutores de outros paises, como no EUA reclamar desse mesmo problema(E NÃO SÃO POUCOS INSTRUTORES), então pra mim não é uma questão de respeitar a legislação do brasil como um moderador já informou aqui, é que realmente a udemy tem brechas em suas politicas e prefere manter as politicas assim, prejudicando os instrutores(PRINCIPALMENTE OS INSTRUTORES) e a propria udemy, afinal de contas fraudes prejudica a udemy também, mas repito que o principal prejudicado nisso é o instrutor.

 

Falando da legislação brasileira, em especifico do código de defesa do consumidor, existe limites, não é a toa que outras empresas não reembolsam qualquer produto ou infoproduto.

 

Exemplo disso é outros infoprodutos vendidos por outras empresas que não dão direito a reembolso, mesmo vendendo pela internet, exemplo: venda de músicas ou stream(séries e filmes) ou até mesmo licença de software.

 

Imagina você comprar uma licença do windows ou do pacote microsoft office ou de qualquer outro software, usar por 4 dias e depois pedir o dinheiro de volta ou assinar um serviço de stream como a disney+ para assistir séries e filmes e após assistir algumas séries pedir o dinheiro de volta por que não gostou de alguma série ou filme ou ainda mais comprar/assinar o serviço de pay-per-view da globo(premiere) para assistir jogos do brasileirão, ai o assinante assisti os jogos do meio de semana e do final de semana e antes dos 7 dias pede reembolso do valor pago, e na semana seguinte faz a mesma coisa, é muito abuso concorda ? ou compra alimentos como uma pizza por um APP ou site, come uma ou duas fatias e depois devolve a pizza e pega o dinheiro de volta(reembolso) por que não gostou da pizza.

 

Então existe sim exceções e limites no que diz a respeito do art. 49 do código de defesa do consumidor do brasil ou qualquer outra lei aqui do brasil, e empresas podem impor limites, a própria adobe impõe limites nos seus infoprodutos, a udemy pode também impor limites no infoproduto(cursos) vendido na sua plataforma.

 

A pergunta é, a udemy tem interesse em usar seu juridico para impor os limites para diminuir essas fraudes ? por que essa situação reportada pelos colegas @MarcoMaddo@Marcio e até mesmo por mim e por muitos outros instrutores é fraude gente, fraude na cara dura.

Ver solução na publicação original

7 RESPOSTAS 7

Ir para a Solução

E esse caso que você postou na imagem já aconteceu comigo diversas vezes e simplesmente não consigo entender como o sistema permite a matricula - reembolso mais de uma vez no mesmo curso dentro do mesmo mês. Sei que existe a politica de proteção ao consumidor, mas o sistema poderia limitar comprar  o mesmo curso dentro, pelo menos, do mesmo mês mais de uma vez. 

 

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Comigo também já ocorreu isso amigo @MarcoMaddo, e a udemy proibe essa prática na sua politica de reembolso que pra mim é pura fraude do "aluno" , mas acredito que existe falhas na verificação de compras repetidas.

 

 A equipe que responde no e-mail policy@udemy.com, apenas informa que vai "investigar e tomar as providências com base em suas politicas". Mas se o aluno continua abusando da politica de reembolso então as politicas da udemy autoriza o aluno a práticar fraude e abusar da politica de reembolso.

 

Em nenhum momento a equipe que responde no e-mail policy@udemy.com mencionou a legislação local(brasil), e digo mais já vi instrutores de outros paises, como no EUA reclamar desse mesmo problema(E NÃO SÃO POUCOS INSTRUTORES), então pra mim não é uma questão de respeitar a legislação do brasil como um moderador já informou aqui, é que realmente a udemy tem brechas em suas politicas e prefere manter as politicas assim, prejudicando os instrutores(PRINCIPALMENTE OS INSTRUTORES) e a propria udemy, afinal de contas fraudes prejudica a udemy também, mas repito que o principal prejudicado nisso é o instrutor.

 

Falando da legislação brasileira, em especifico do código de defesa do consumidor, existe limites, não é a toa que outras empresas não reembolsam qualquer produto ou infoproduto.

 

Exemplo disso é outros infoprodutos vendidos por outras empresas que não dão direito a reembolso, mesmo vendendo pela internet, exemplo: venda de músicas ou stream(séries e filmes) ou até mesmo licença de software.

 

Imagina você comprar uma licença do windows ou do pacote microsoft office ou de qualquer outro software, usar por 4 dias e depois pedir o dinheiro de volta ou assinar um serviço de stream como a disney+ para assistir séries e filmes e após assistir algumas séries pedir o dinheiro de volta por que não gostou de alguma série ou filme ou ainda mais comprar/assinar o serviço de pay-per-view da globo(premiere) para assistir jogos do brasileirão, ai o assinante assisti os jogos do meio de semana e do final de semana e antes dos 7 dias pede reembolso do valor pago, e na semana seguinte faz a mesma coisa, é muito abuso concorda ? ou compra alimentos como uma pizza por um APP ou site, come uma ou duas fatias e depois devolve a pizza e pega o dinheiro de volta(reembolso) por que não gostou da pizza.

 

Então existe sim exceções e limites no que diz a respeito do art. 49 do código de defesa do consumidor do brasil ou qualquer outra lei aqui do brasil, e empresas podem impor limites, a própria adobe impõe limites nos seus infoprodutos, a udemy pode também impor limites no infoproduto(cursos) vendido na sua plataforma.

 

A pergunta é, a udemy tem interesse em usar seu juridico para impor os limites para diminuir essas fraudes ? por que essa situação reportada pelos colegas @MarcoMaddo@Marcio e até mesmo por mim e por muitos outros instrutores é fraude gente, fraude na cara dura.

Ir para a Solução

@Anonymous com vai? Tudo bem?

 

A legislação brasileira pode não ser a melhor do mundo, mas permite sim ajustes e adaptações, até mesmo para ter uma sintonia com a realidade dos casos, cada caso é um caso, como do mercado, das empresas, da pessoas, etc. e como exemplo como o que você comenta, impor limites para reembolsos é perfeitamente permitido em nossa legislação de defesa do consumidor e empresas.

 

Isso que ocorre com reembolsos recorrentes para um memo aluno, me faz lembrar sobre a frase "dois pesos duas medidas", que tem origem em:

 

Deuteronômio (25:13-16):  “Não carregueis convosco dois pesos, um pesado e o outro leve, nem tenhais à mão duas medidas, uma longa e uma curta. Usai apenas um peso, um peso honesto e franco, e uma medida, uma medida honesta e franca, para que vivais longamente na terra que Deus vosso Senhor vos deu. Pesos desonestos e medidas desonestas são uma abominação para Deus vosso Senhor”.

 

Deveríamos ter direitos iguais, mas com tanta facilidade para reembolsos suspeitos eu vejo dois pesos e duas medidas neste contexto.

 

Quando eu relato o fato, a mensagem automática diz:

 

"Para a proteção da privacidade individual, os resultados dessas investigações não serão compartilhados, ou seja, não enviaremos um e-mail de acompanhamento."

 

Penso que pelo menos merecemos receber uma informação se o fato que suspeitamos é verifico.

 

Embora, na mensagem também diz:

 

"Caso esteja fazendo uma pergunta relacionada à política, entraremos em contato com uma resposta em breve."

 

Até o momento, no meu caso, isso nunca aconteceu. Só mensagem automática e nenhuma outra satisfação.

 

Ainda assim, toda vez que eu constatar um reembolso suspeito, irei reportar para policy@udemy.com, porque é a única opção que temos no momento disponibilizada na plataforma para estes casos.

 

 

Boa semana para todos.

 

Maddo

 

Captura de Tela 2021-02-15 às 11.14.39.png

 

 

Ir para a Solução

É a tal resposta protocolar, recebi uma idêntica quando reclamei dos reembolsos duplicados. Isso desanima, porque parece que não estão dando a mínima atenção aos problemas que os instrutores relatam.

Ir para a Solução

@Marcio exato.

 

Por isso faz sentido o texto... "não enviaremos um e-mail de acompanhamento."

Ir para a Solução

É foda mesmo! A Udemy pensa mais nela mesma do que nos instrutores que são os responsáveis pelo próprio resultado dela mesma.

 

As vezes eu penso como pode uma plataforma que depende do trabalho dos outros não melhorar isso. Olha os exemplos de outras empresas como Uber, Ifood e muito mais. Essas mesmas empresas investem pesado em marketing e tudo mais e mesmo assim não tirar 50% do lucro dos seus parceiros, mas até aí eu entendo já que aceitei os termos, mas essas questões de reembolsos, links com limitação e todos o restante que só acaba limitando e atrapalhando nosso trabalho é foda de aceirar e entender.

 

Eu espero que um dia ela melhore nessas questões. 

Ir para a Solução

@Erick_Augusto, tudo bem? Empresas como Uber, iFood, 99, entre outras já tiveram seu momento de pressão para ajustar suas políticas em muitos países. 

 

Qualquer hora algo vai mudar para melhor por aqui também.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas