Reembolsos e falta de feedback

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Reembolsos e falta de feedback

Ir para a Solução

Prezados, alguém mais está com um número estranhamente alto de reembolsos neste mês de dezembro?

 

Eu nunca tinha tido pedidos desse tipo até outubro. Em novembro tive alguns, e, em dezembro, eles aumentaram muito. Pode ser efeito da black Friday, na qual muitos compram por impulso, arrependendo-se depois.

 

Mas o pior é a falta de apoio da Udemy. Com a desculpa que as justificativas dos reembolsos são sigilosas, ela nos deixa "no escuro", sem sabermos no que temos que melhorar. Já vi instrutores reclamando sobre isso aqui e recebendo aquela resposta-padrão dizendo que "ninguém deve se preocupar, pois os pedidos de reembolso são poucos". 

4 SOLUÇÕES ACEITES

Ir para a Solução

Pode sim @RafaelDelZotto . Já aconteceu comigo algumas vezes o mesmo aluno comprar o mesmo curso 2 ou 3 vezes e pedir o reembolso para todas as compras. 

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

Não tem o que fazer, apenas aceitar que ou o aluno comprou por descuido ou é má fé mesmo.

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

30 dias é muito tempo mesmo, acho que 7 dias seria melhor. 

Ver solução na publicação original

Ir para a Solução

7 dias seria ótimo!

Porém essa solução traria uma mudança grande no meu ponto de vista.

Os30 de garantia é uma segurança gigante para um cliente sério. Eu tenho alunos que compraram o curso a mais de 15 dias e que não iniciaram as aulas, creio que por falta de tempo (desculpa comum, mas que acontece). Pelo menos metade das minhas vendas poderiam não acontecer caso a garantia não fosse tão longa.

 

Creio que tudo tem um preço, resolveria alguns de nossos problemas, mas poderia trazer outros.

A Udemy poderia nos oferecer a oportunidade de bloquear aulas durante os primeiros 30 dias, por exemplo, no nameu caso, na primeira quinzena eu disponibilizaria apenas o primeiro módulo, na segunda disponibilizaria o segundo, e só depois dos 30 dias liberaria o restante das aulas.

Limitaria a velocidade com que o aluno aprende, mas evitariam fraldes, o aluno sério não perderia com isso, apenas adiaria um pouco a conclusão do curso.

Ver solução na publicação original

21 RESPOSTAS 21

Ir para a Solução

Eu também acho que deveriamos ter acesso as justificativas até para melhorar nosso conteúdo.

Ir para a Solução

Pois é, Emerson. Este é exatamente o meu ponto: é difícil melhorar se não podemos saber a razão dos reembolsos. 

Ir para a Solução

Melhorar ? ESSA MELHORA NÃO DEPENDE DE NOSSA ATUAÇÃO, ..... em que podemos melhorar? vamos focar em vender mais...nisso podemos melhorar...... fiz algumas aulas para ajudar neste sentido:

Ir para a Solução

Isso não é um erro. O Art.49 estipula um prazo obrigatório para que as empresas realizem o reembolso em caso de um pedido de seus clientes. Mas esse prazo pode ser, além de 7 dias, de prazo indeterminado se a empresa desejar. Errado seria se a Udemy se negasse a reembolsar dentro desses 7 dias.

Ir para a Solução

Filho não aceite que o erro é seu ...... não ache que o Curso esta ruim ............. tenho curso sempre acima de 4,60 mais sempre aparece ...... um que avalia com 1 estrela............ RESUMINDO ISTO É CASO PARA TRATAMENTO PSICOLOGICO .......  e eu não sou psicólogo. 

Ir para a Solução

Essa questão do reembolso é dificil de compreender. Por exemplo, nesse mês tenho 9 reembolsos. Destes nove, 3 são do mesmo aluno e outros 2 de outro aluno. Ou seja, 5 reembolsos são apenas de 2 alunos. 

Ir para a Solução

Olá! Estou na comunidade há pouco tempo, mas me veio uma dúvida agora e que vou procurar me aprofundar na resposta. Uma mesma pessoa pode comprar e cancelar a compra de um mesmo produto quantas vezes?

U.a pessoa poderia comprar o curso, assistir as aulas e próximo do vencimento da gargantia solicitar reembolso e depois de um ou 2 dias comprar novamente e assim ter mais 30 dias para acompanhar as aulas. 👀

 

Quanto ao feedback, tive um reembolso até hoje em 60 dias de lançamento e fiquei bem curioso também para saber o motivo de tal para poder resolver a objeção.

Ir para a Solução

Pode sim @RafaelDelZotto . Já aconteceu comigo algumas vezes o mesmo aluno comprar o mesmo curso 2 ou 3 vezes e pedir o reembolso para todas as compras. 

Ir para a Solução

Você fez algo para resolver isso?

Tem um jeito de se proteger disso?

Ir para a Solução

Não tem o que fazer, apenas aceitar que ou o aluno comprou por descuido ou é má fé mesmo.

Ir para a Solução

Creio que existe boa parte que faça por má-fé. Usufruem das aulas e pedem reembolso. Lamentável.

Ir para a Solução

Acho que é muito comum baixarem o curso todo e pedirem reembolso. E, segundo a Udemy, infelizmente não podemos fazer nada quanto a isso.

Ir para a Solução

Mas, prezado Luciano. O download somos nós que colocamos na aula, correto? Podia habilitar o download da aula depois de passados os dias para reembolso.

Ir para a Solução

Ricardo, que eu saiba só podemos limitar o download para computador. É automático para celular e tablet. Certo?

Ir para a Solução

É um problema. Para mim, a Udemy tinha que adotar regras mais rígidas para  reembolsos. O CDC determina que produtos como os nossos dão aos consumidores direito de pedir reembolso em até 7 dias. 

Passado esse prazo, a Udemy poderia vincular o montante do reembolso ao conteúdo já consumido. Por exemplo, se o comprador tivesse assistido 20% do curso, poderia receber reembolso de 80% do valor pago. Se assistisse 90%, receberia apenas 10% de volta. Depois de 30 dias da compra, não receberia nada.

 

Ou seja, a Udemy restringiria o reembolso completo apenas aos primeiros 7 dias após a compra, seguindo a legislação brasileira.

Ir para a Solução

30 dias é muito tempo mesmo, acho que 7 dias seria melhor. 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas