Reembolsos múltiplos por dezenas de vezes para o mesmo usuário. Tristeza

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Reembolsos múltiplos por dezenas de vezes para o mesmo usuário. Tristeza

Olá colegas, embora eu sei que é perder tempo reportando esse case de reembolso múltiplo que um usuário vem conseguido já tem 12 meses, porque neste caso, o usuário tem comprado meu curso desde a Black Friday de 2020, ainda assim, irei comentar aqui minha total tristeza para que os colegas novos ou antigos, fiquem sabendo por um instrutor o que de fato pode ocorrer com vocês.

 

Screenshot from 2021-11-29 12-18-57.png

Registro de um reembolso concluído de dezenas para o mesmo aluno. 

 

Olha que triste. Se eu postar aqui o nome completo do aluno sou PUNIDO pelo moderação da plataforma, podendo inclusive ser banido da comunidade por violar as políticas da Udemy.

 

Mas olha que mais triste ainda é, eu enquanto parte prejudicada, reportar por muitas vezes, basta ler meus históricos de postes, que um mesmo usuário compra, pede reembolso, consegue reembolso completo, compra o curso novamente, e vira um loop infinito, eu que reclamo, já enviei tantos detalhes, tais como perfil do aluno na plataforma, nome completo do aluno por e-mail para a área responsável, na esperança de ser ouvido e que eu estaria ajudando, confiando que meu relato é importante, depois de 12 meses, e vendo o mesmo fato ocorrer, só tenho mesmo que ficar muito triste e lamentar.

 

Quando entrei na UDEMY, em 2016, meu Canal no Youtube estava subindo e indo muito bem, com minha motivação aqui na plataforma, deu prioridade para produzir conteúdos aqui. Colegas, hoje eu vejo que foi um baita tiro no meu pé, que arrependimento!

 

Mas, voltei trabalhar firme no canal e hoje meu canal é na categoria que atuo o 11º mais popular, e em breve estarei entre os 10 mais no Brasil.

 

A receita que vem da monetização é inferior, concordo plenamente, porém, ele cresce todos os meses o que aqui por enquanto, não sai da média. Mas além da receita, recebo muito mais ofertas de trabalho, consultoria, treinamento vip, para pessoas físicas e empresas e na soma, além de me dar visibilidade, acabo tendo um retorno financeiro muito maior que aqui, vem falar que não tenho esse aborrecimento.

 

Bom, este é meu relato para os colegas novos e antigos.

 

Boa sorte, boas vendas e fiquem de olho nos reembolsos.

 

 

13 RESPOSTAS 13

Screenshot from 2021-11-29 21-56-30.png

 Já são dezenas de reembolsos solicitados com sucesso!

 

Mais duas solicitações de reembolsos efetuadas com sucesso para o mesmo curso.

 

Sempre utilizando o mesmo método, o mesmo aluno, para o mesmo curso desde 2020 ou até mesmo antes.

 

 

Screenshot from 2021-11-29 21-48-05.png

 

Triste realidade.

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @MarcoMaddo,

 

Sentimos muito por isso. 

 

Para te ajudar com isso, é necessário que entre em contato com nosso departamento de políticas via email, em policy@udemy.com. Pedimos que seja o mais específico possível, enviando os prints, detalhes e até mesmo datas para que possam compreender exatamente qual é o problema apresentado.

 

Pedimos desculpas, mas como mencionamos algumas vezes aqui na comunidade, não somos capazes de fornecer suporte a casos de políticas, eles são restritos ao nosso time de Confiança e Segurança na Udemy.

 

Um abraço,


Max Sandy - Udemy International Community Team

@MaxSandy como vai? Obrigado por responder.

Irei elaborar com relatório com todos os detalhes, com informações dos últimos 12 meses, contendo os nomes, datas, curso, valores relativos aos reembolsos recorrentes dos alunos que estão fazendo isso regularmente. Farei isso como voto de confiança de que a área responsável na Udemy, possa dar atenção e buscar uma solução, não apenas para o meu caso, mas para toda a comunidade.

 

Tão logo eu conclua o relatório, avisarei aqui nesta mesma thead para o seu acompanhamento internamente.

 

Muito grato,

 

Marco Maddo

@MaxSandy como vai?

Como comentei, estou criando um relatório detalhado mapeando os usuários que mais fazem compra dos meus cursos e pedem reembolsos.

 

Notei algo muito  interessante sobre o comportamento de um aluno. 

 

Primeiro ele compra o curso com um nome comum, conforme os prints acima e este aqui.

 

Screenshot from 2021-12-01 22-23-05-aaaaa.png

O número da transação de compra para o registro acima foi este 825177474, Código do Cupom CYBER21.

 

O que notei foi que o aluno, comprou o curso novamente e agora mudou o nome no perfil, que agora aparece no relatório de vendas como Anonymized User.

 

anonymized-user-aaaaaa.png

 

Estou criando um report muito bem detalhado, e embora toma meu tempo e estou dando um voto de confiança, na esperança de que algo seja feito para resolver o problema, que não é nada difícil, penso que é uma questão de bom senso para que o sistema não permita que um mesmo usuário, compra mais de uma vez o mesmo curso, após pedir por exemplo reembolso por um limite de duas vezes.

 

Eu gostaria de usar este espaço para compartilhar com todos os colegas, que fiz uma consulta a um advogado, e embora uma ação conta a Udemy me daria muito, muito trabalho, porque vão recorrer e recorrer até a última instância, eu poderei ganhar sim na justiça uma ação contra esses reembolsos múltiplos. Estou no meu direito, que a constituição brasileira dá para todos os brasileiros, de buscar os meios para demonstrar que estou sendo prejudicado. Se por aqui não resolveremos ou pelos canais e setores internos da Udemy, se não somos ouvidos, é meu direito me fazer, na justiça, ser ouvido.

 

Ao mesmo tempo que estou contribuindo, criando um relatório detalhado, estou usando o mesmo tempo para prover provas, que podem ser úteis em caso de uma questão na justiça brasileira.

 

Atenciosamente,

 

Marco Oliveira

 

 

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @MarcoMaddo,

 

Obrigado pela sua colaboração!

 

Por favor, adicione todas estas informações no seu email ao time de políticas. Com mais detalhes poderão te atender melhor.

 

Um abraço,


Max Sandy - Udemy International Community Team

A aplicação da legislação não é algo linear, aplicado igualmente a qualquer caso. Um exemplo clássico é se você comprar um jogo.  A Steam da 48 horas de devolução DESDE QUE VOCÊ NÃO TENHA JOGADO. Outras empresas tem um limite de 2 horas de jogo, não importa se ainda não passou os 7 dias. 

@FernandoAmaral concordo plenamente com você. Nem é necessário ser um expert em direito do consumidor para saber isso.

Quem estiver acompanhando esse pago, compartilho com vocês meu relatório de reembolsos para o mês de dezembro de 2021 até o momento.

Ofusquei o nome dos dois alunos que estão comprando e pedindo reembolso livremente do meu melhor curso porque se eu postar o nome completo do aluno, eu sou penalizado, enquanto que por outro lado, o aluno que usa essa prática injusta, nada sofre aqui na plataforma Udemy.

 

report.png

Esse tal de BRUxxxxx já tem mais de 12 meses que compra meu curso, solicita reembolso, e tudo bem! Vida que segue.

 

A pedido do nosso moderador, estou detalhando todos os meses e irei enviar para o setor responsável para ver se algo será feito.

 

Udemygos novos e antigos, não sei se ocorre o mesmo com vocês, mas isso é muito triste ver que não temos proteção aqui na plataforma para nossos cursos.

 

Forte abraços,

 

Professor Marco Maddo.

Achei até um exemplo aqui. Solicitou-se reembolso do jogo 4 dias depois da compra e a Microsoft negou alegando que já jogaram.

Eu de nenhuma forma sou contra reembolso dos cursos, é normal se arrepender ou não gostar, além de ser um direito.

Só não pode ser uma "zoeira" como é atualmente, onde pode tudo. 

 

reembolso.JPG

@FernandoAmaral super obrigado por ter postado este sensacional exemplo. Estamos falando de Microsoft, que tem bala na agulha de sobra. Eu sendo sincero mesmo, sinto-me totalmente lesado com essa facilidade que a Udemy deixa alunos pedirem reembolsos, não apenas uma, duas, ou vai lá.. três vezes, mas dezenas de vezes. Isso é um descaso com nós instrutores e com nosso talento em ensinar. 

Estou esperando fechar o ano para enviar um relatório detalhado de todos os "queridos alunos" compradores fiéis dos meus cursos, mas que pedem mais de uma vez reembolso para meus cursos, na fé e no último voto de confiança para o time da Udemy. 

Se nada acontecer a nosso favor, falando por mim, é mais uma prova de que isso não tem solução na Udemy.

Professor Marco Maddo

@MaxSandy como vai? Feliz 2022 para você.

 

Demorei para concluir o meu relatório detalhando os reembolsos, porque eu estava esperando fechar o ano para ter um ciclo completo.

 

Acabei de enviar o e-mail para policy@udemy.com, contendo o texto abaixo:


"Prezados senhores,


Estou enviando em anexo uma planilha contendo meu levantamento de registros de reembolsos recorrentes e múltiplos efetuados por alunos que estão comprando a muito tempo os meus cursos e pedindo reembolsos, sem que a plataforma Udemy faça algo para impedir.
Este é um e-mail criado com orientação do moderador Max Sandy, que me solicitou em resposta a um dos meus vários posts enviados para a comunidade de instrutores, onde eu relato o fato em questão.
Estou enviando dois arquivos, um chamado UDEMY-REEMBOLSOS-2021-2022 contendo apenas uma lista com os nomes dos usuários que estão solicitando reembolsos por várias vezes.
O outro é o meu relatório geral a partir de janeiro de 2021 contendo todas as minhas vendas e todos os reembolsos solicitados e autorizados pela Udemy, inclusive, por mais de uma vez para o mesmo aluno no mesmo curso.
Já tem um ano que eu reclamo sobre este fato e não vi até o momento nenhuma ação concreta por parte da Udemy e para barrar esta prática.
Não é pelo valor do reembolso que fico demasiadamente desapontado com este sistema de reembolsos, mas pela facilidade que o sistema permite essa prática, que no meu ponto de vista, está sendo utilizada para piratear os meus cursos, que mantenho com muita dedicação e comprometimento com o alunos que de fato estão estudando e não usando de má fé.
Antes de finalizar, quero deixar uma sugestão que poderá ser útil para minimizar essa prática.  Penso que se for incluído um sistema de captcha para verificar se estes usuários não são robôs ou scripts automatizados, pode ser um recurso útil, inclusive no meio das aulas  dos cursos, entre uma aula e outra, solicitar uma prova de que a pessoa é um ser humano seria ótimo.
Finalizo, registrando meu total desapontamento com este sistema de reembolso e não vejo uma solução a curto prazo. Eu não espero uma resposta padrão ou automática de vocês, eu espero, assim como todos os demais instrutores prejudicados, uma ação concreta. Palavras bonitas eu leio em poesia, aqui é o mundo real, pessoas, professores, instrutores, profissionais que estão sendo prejudicados por este sistema de reembolsos.
Atenciosamente,
Marco Aurélio Dias de Oliveira"
Professor Marco Maddo

"Prezados senhores,
Estou enviando em anexo uma planilha contendo meu levantamento de registros de reembolsos recorrentes e múltiplos efetuados por alunos que estão comprando a muito tempo os meus cursose pedindo reembolsos, sem que a plataforma Udemy faça algo para impedir.
Este é um e-mail criado com orientação do moderador Max Sandy, que me solicitou em resposta a um dos meus vários posts enviados para a comunidade de instrutores, onde eu relato o fato em questão.
Estou enviando dois arquivos, um chamado UDEMY-REEMBOLSOS-2021-2022 contendoapenas uma lista com os nomes dos usuários que estão solicitando reembolsos por várias vezes.
O outro é o meu relatório geral a partir de janeiro de 2021 contendo todas as minhas vendas e todos os reembolsos solicitados e autorizados pela Udemy, inclusive, por mais de uma vez para o mesmo aluno no mesmo curso.
Já tem um ano que eu reclamo sobre este fato e não vi até o momento nenhuma ação concreta por parte da Udeme para barrar esta prática.
Não é pelo valor do reembolso que fico demasiadamente desapontado com este sistema de reembolsos, mas pela facilidade que o sistema permite essa prática, que no meu ponto de vista, está sendo utilizada para piratear os meus cursos, que mantenho com muita dedicação e comprometimento com o alunos que de fato estão estudando e não usando de má fé.
Antes de finalizar, quero deixar uma sugestão que poderá ser útil para minimizar essa prática.  Penso que se for incluído um sistema de captcha para verificar se estes usuários não são robôs ou scripts automatizados, pode ser um recurso útil, inclusive no meu do curso, entre uma aula e outra, solicitar uma prova de que a pessoa é um ser humano seria ótimo.
Finalizo, registrando meu total desapontamento com este sistema de reembolso e não vejo uma solução a curto prazo. Eu não espero uma resposta padrão ou automática de vocês, eu espero, assim como todos os demais instrutores prejudicados, uma ação concreta. Palavras bonitas eu leio em poesia, aqui é o mundo real, pessoas, professores, instrutores, profissionais que estão sendo prejudicados por este sistema de reembolsos.
Atenciosamente,
Marco Aurélio Dias de OliveiraProfessor Marco Maddo"

Como sempre, o máximo que eu recebi até hoje quando envio por e-mail alguma reclamação, é um e-mail com mensagem automática, como esta abaixo, em resposta ao meu e-mail enviado a poucos minutos.

 

MarcoMaddo_0-1641143438213.png

 


Faço questão de postar o texto aqui, para que os demais instrutores possa ter conhecimento e acompanhar o andamento de alguma resposta por parte da Udemy.

 

Em 2021 até Jan 2022 eu sofri mais de 79 reembolsos múltiplos, solicitados por alunos para o mesmo curso, no mesmo mês, várias vezes durante os últimos 12 meses, inclusive isso já aconteceu agora mesmo, dia 2 de janeiro de 2022.

Evidência, infelizmente não posso postar os nomes dos alunos para não ser penalizado ou banido da comunidade:


MarcoMaddo_0-1641152102759.png


As cores estão representando a quantidade de vezes que um mesmo aluno comprou e solicitou reembolso entre Janeiro de 2021 e Janeiro de 2022. 

 


Conforme a sua solicitação, enviei um relatório detalhado e dois arquivos com as evidências como prova de que ocorrem pedidos de reembolsos, muitas e muitas vezes. Fato que venho sofrendo a mais de 12 meses sem que nada seja feito.

 

Este é meu último voto de confiança na esperança de que eu seja atendido.

 

Aos demais colegas instrutores, desejo feliz 2022 e reclamem também, reclamem muito porque quem cala consente.

 

Professor Marco Maddo

 

 

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @MarcoMaddo ,

 

O seu email foi recebido pela equipe de segurança e vão retornar diretamente a você. O seu protocolo é o 6862485.

 

Um abraço,


Max Sandy - Udemy International Community Team

@MaxSandy, bom dia! Muito obrigado por sua atenção. 

Sempre reportei por aqui estes fatos, e para ser justo com todos, compartilho que recebi sim um e-mail, que demonstra que algo será feito.

 

O teor do e-mail que recebi não é uma mensagem copia e cola, é uma mensagem que me deu uma esperaça.

 

Obrigado @MaxSandy pela sua recomendação.

 

Atenciosamente,

 

Professor Marco Maddo

Olá pessoal, espero que todos estejam bem?

Screenshot from 2022-02-05 11-22-40.png


Dia 02 de Janeiro de 2022 eu enviei para policy@udemy.com um relatório em detalhes (evidência na imagem acima), com as evidências dos reembolsos múltiplos de um ou mais dos meus cursos, recebeu de vários alunos durante o ano de 2021.

Eu até recebi alguns poucos e-mails, o que me deu uma esperança de que algo seria feito a respeito para impedir essa facilidade do aluno se inscrever no curso em um dia, e logo depois pedir reembolso, e fazer isso muitas vezes.

 

O que eu acho muito esquisito é a demora da Udemy em fazer algo de concreto. Desde que eu enviei meu e-mail formalizando minha reclamação, eu não vi nada de concreto feito a respeito além de alguns e-mails politicamente educados e corretos.

 

Na contra mão dos e-mails que eu recebi, continuo recebendo inscrições de alunos estão no relatório e esses alunos continuam conseguindo pedir reembolso.

 

Embora por várias vezes nós recebemos informações de que a Udemy respeita as leis, e que o aluno tem o direito de pedir reembolso em até 30 dias, garantido pelas políticas da empresa, e neste contexto não vejo nada de anormal, super justo a pessoa desistir do curso dentro do prazo.

 

Agora, eu não vi o outro lado da moeda, ou seja, qual é a proteção que nós instrutores temos?

O aluno solicita reembolso e é atendido imediatamente. Nós, instrutores mesmo formalizando reclamações sobre reembolsos indevidos, não somos atendidos na mesma velocidade e atenção merecida, e o tema se arrasta por meses e meses.

 

Falando por mim, ou iremos ser vencidos pelo cansaço, ou seja, uma hora iremos desistir de reclamar porque por mais que estamos tentando não somos atendidos, ou algo de muito errado existe nos procedimentos internos da Udemy no contexto de atender nós instrutores, que somos o motor que torna a Udemy o sucesso que ela é.

 

É muito óbvio que se um ou outro instrutor que reclama, resolver abandonar a plataforma, o impacto é o mesmo que uma formiga falecer em um formigueiro, outras milhares vão continuar atuando normalmente.

 

Me desculpem por esse texto longo e pelo relato que eu acho que todos aqui devem saber, não podemos contar com o suporte da Udemy neste caso, e falo por experiência própria e estou aqui me expondo para chamar a atenção de outros colegas.

 

Para finalizar, a minha parte eu estou fazendo, reclamando e continuarei reclamar. Só espero que a Udemy um dia faça a parte dela, mas que não demora uma vida inteira para agir.

 

Atenciosamente,

 

Professor Marco Maddo

 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas