Roubo de Conteúdo

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Alyssonc
Especialista Especialista
Especialista

Roubo de Conteúdo

Descobri esta semana que um curso que lancei no início de Setembro esta sendo vendido em outra plataforma (kiwify). 

 

Sempre tem alunos que me buscam em redes sociais e tiram dúvidas. Numa destas, a pessoa comentou que não entendia como usar direito a plataforma. Foi quando eu a avisei do golpe. Ontem um outro aluno entrou em contato comigo reclamando que não era respondido por email e nunca recebeu seu certificado.

 

Já consegui a exclusão do curso e o banimento do ladrão da plataforma, mas fico pensando o quanto isso pode ser prejudicial à minha imagem como profissional educador. O instagram do fraudador tem um número considerável de seguidores e ele pode ter vendido para muita gente que não me procurou, mas que ficou com a impressão que não dou um bom acompanhamento (o que prometo em meus cursos).

 

A Udemy poderia melhorar mais essa questão da segurança,

12 RESPOSTAS 12

Com certeza, quanto mais seguro for, melhor será para todos tanto para os alunos, quanto para os instrutores.

Eu já deixo bem claro nas aulas que o curso é exclusivo aqui na plataforma e só respondo a dúvida aqui dentro e não fora. Infelizmente a pirataria de cursos é complexa de lidar, mas pelo menos podemos tentar dar mais valor ao nosso conteúdo mencionando onde oferecemos e os benefícios como é  caso do certificado, suporte para dúvida e atualizações. 

Eu trabalho com a Kiwify tbm, eles não fazem nenhum curadoria, postou sai vendendo seja lá o que for

Alyssonc
Especialista Especialista
Especialista

Pois é...e também tem uma dificuldade em resolver o BO. Porque eles queriam que eu provasse que o conteúdo era realmente meu (quando o curso sou eu mesmo apresentando...não é slide com minha voz, é minha cara, eu mostrando como fazer etc).

Anonymous
Não aplicável

Mas como a pessoa teve acesso as aulas, onde ele baixou, isso é uma falha de segurança?

Alyssonc
Especialista Especialista
Especialista

Meu curso só está disponível aqui, então ele de algum modo conseguiu baixar as aulas. A um tempo eu tinha visto na comunidade em ingles que havia um downloader para udemy fito por um hacker. Disseram lá que tinha parado de funcionar, mas nunca se sabe... 

Vanda
Observador
Observador

Professor Marcelo, há mais de dois anos que eu enviei um email à Udemy a mostrar os meus cursos e muitos outros com acesso gratuito num site que descobri por acaso. Eles deram-me um contacto de uma empresa para a qual eu enviei todos os dados. Não fizeram nada. Eles só se preocupam com os cursos que vendem milhares de dólares, não contam os cursinhos em português que vendem em euro e real. Só os instrutores com muitos milhares de alunos que pagam em dólar têm proteção. Os pequenos, como eu, não têm defesa nenhuma. 

Infelizmente os caras sempre encontram uma forma de burlar o sistema e conseguir piratear os cursos. Lembro que um ou dois anos atrás tivemos alguns debates por aqui sobre isso. Um ou mais instrutores tinham cursos sendo vendidos no Mercado Livre e alguma outra plataforma. Na época, tinha até um vídeo no youtube ensinando como piratear os cursos da Udemy. 

DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Eu de vez em quando monitoro Mercado livre e até mesmo OLX pra ver se meus cursos estão lá. Já tive problemas parecidos também quanto a pirataria. Difícil gente!!

Giuliana C
Community Moderator
Community Moderator

Olá @Alyssonc,

Obrigada por sua postagem e lamentamos saber que seu curso foi publicado em outra plataforma sem o seu consentimento.

Sabemos o quão valioso é o seu conteúdo e fazemos o nosso melhor para prevenir e desencorajar a pirataria. Juntamente com o time especializado, acompanhamos os avisos de remoção para que as páginas com cursos piratas tenham dificuldade para ganhar força, e utilizamos SEO e outras técnicas para garantir que os primeiros resultados que os alunos veem quando pesquisam sejam legítimos. Você pode aprender mais sobre isso aqui.

Infelizmente, não podemos impedir todas essas situações, mas continuamos comprometidos com a melhoria contínua nos nossos esforços para nos tornarmos mais eficazes ao fazê-lo.


Giuliana - Udemy International Community Team
Anonymous
Não aplicável

Olhe isso:  tem uma empresa de São Paulo que fez um curso com meus  vídeos, O PIOR É QUE O ALUNO QUER SUPORTE MEU !!!!

Alyssonc
Especialista Especialista
Especialista

Exatamente o que aconteceu comigo, no caso a aluna entendeu que havia sido tão lesada quanto eu e pediu o reembolso, e comprou o curso aqui. E mais: ela me falou que o curso pirata não tinha todas as aulas e ficava meio desconexo, que ela tinha visto reclamações que o "professor não explicava direito". Tá vendo o quanto isso pode ser prejudicial para a imagem da pessoa?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas