SÉRIE: [Como Criar um Curso] (1) Por onde começar?!

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
VianaPatricio
Community Champion Community Champion
Community Champion

SÉRIE: [Como Criar um Curso] (1) Por onde começar?!

Ir para a Solução

Série: Como Criar um Curso Online

Resolvi partilhar algumas das muitas possibilidades existentes sobre o processo de criação de cursos com os colegas aqui da comunidade. Há um tempo atrás eu e o Ismar começamos a montar um Curso sobre Como Criar Cursos. Mas esse projeto meio que não teve sequência, então, agora resolvi partilhar algo que eu mesmo já havia escrito e estava guardado.

 

Planejamento

(1) A Escolha do Tema

 

De maneira resumida podemos observar duas situações quando estamos começando a pensar em criar um curso: a primeira delas parte do pressuposto de que já temos alguma ideia de que curso queremos criar, mas ainda não temos ela amadurecida e bem delineada, e aí o que precisamos fazer é aperfeiçoar esta ideia através de alguns passos que podem facilitar toda a idealização e estruturação do curso

 

Mas também existe a situação em que temos o desejo de criar um curso, mas não temos sequer a ideia de que tema vamos abordar. 

 

Geralmente quando estamos iniciando no mundo do Ensino a Distância e dos Cursos Online, a tendência é que estejamos enquadrados nessa segunda situação, de ainda não termos muito bem definido o tema que vamos ensinar. Mas com o passar do tempo, a tendência é que imersos na realidade de nossos alunos possamos identificar com mais facilidade e naturalidade a escolha do tema de nossos próximos cursos. 

 

Muito embora sejam situações diferentes, há algo em comum nesse processo inicial que torna o caminho muito semelhante para ambos. Uma vez que, mesmo quem já tem a ideia do que quer ensinar, ainda precisa criar uma objetividade para com o seu curso, precisa amadurecer melhor o insight que teve e tornar essa ideia em algo mais concreto e planejado.

 

Apresentarei dois questionamentos que podem auxiliar tanto quem já sabe o que deseja ensinar como quem ainda não sabe.

 

O primeiro deles é: Dentro do meu campo do conhecimento o que eu me vejo capaz de ensinar? Essa pergunta auxilia mais quem ainda não teve o insight do tema, mas pode fazer com que quem também já sabe, reflita melhor. 

 

Já o segundo questionamento, acompanhará todo o processo de criação do curso, na medida em que está relacionado às necessidades de conhecimento, e podemos até mesmo subdividi-lo em dois para ampliar a reflexão:  O que as pessoas estão necessitando aprender? ou mesmo: Que tipo de conhecimento percebo como uma necessidade para as pessoas? 

 

Essas são perguntas que não devem ser feitas de maneira isolada, pois devemos buscar fazer justamente esse jogo de perceber quais conhecimentos já possuímos e quais visamos como sendo necessários para as pessoas

 

Ainda existe a possibilidade de você visar algum conhecimento que seja necessário para as pessoas, mas que você não tenha tanta familiaridade, e que acabe decidindo estudar e se aprofundar para futuramente ensinar.

 

Na verdade até mesmo o que já “sabemos” terá de ser estudado e aprofundado quando formos elaborar as aulas. Mas de maneira objetiva, se desejamos criar um curso a curto e médio prazo é melhor partirmos de um conteúdo ou que já dominamos, ou que tenhamos a mínima familiaridade.

 

Assim, a primeira pergunta se torna algo bem pessoal pois está relacionada a uma análise de si perante os próprios conhecimentos, habilidades e competências. E o segundo questionamento se torna essencial, na medida em que auxiliará a compreender as necessidades dos alunos.

 

As fases da idealização e objetivação do curso

 

Certo, Viana. Entendi. Temos que visar esses dois questionamentos, mas na prática como podemos fazer isso? 

 

Para facilitar, estabeleceremos algumas ações que podem ser seguidas no sentido de buscar objetivar a idealização do curso. Agora apresentarei apenas de maneira resumida e nos próximos posts vamos compreendendo cada passo.

 

1) Essa primeira parte da escolha do tema é o que podemos chamar de “Brainstorming do Curso” onde poderemos tomar nota das possíveis temáticas e das ideias que surgiram para o curso. 

 

2) Um segundo passo seria a “Pesquisa de reconhecimento” onde faremos um reconhecimento dos cursos já existentes dentro da temática idealizada, e onde poderemos buscar também já compreender um pouco das necessidades do nosso público.

 

O último passo para esse momento de idealização culminará com a própria objetivação do curso onde buscaremos definir de maneira mais concreta: O que vamos ensinar e Para quem vamos ensinar. Favorecendo com que possamos delimitar qual o objetivo do nosso curso de maneira mais clara, uma vez que o objetivo do nosso curso guiará toda a sua estruturação. E mais a frente pensaremos em detalhes no Como Ensinar, quando estivermos preparando cada aula. Sim, um curso que seja bem planejado, tem o seu planejamento estrutural, modular, mas tem também o planejamento de cada aula 😃

 

Este post fica por aqui, retomaremos mais sobre essas ações e como executá-las a partir dos próximos. Se você gostou desse post e deseja que eu continue explicando um pouco mais sobre como criar um curso deixa seu comentário aqui abaixo 😃 claro que o que trago aqui não é uma verdade, nem nada do tipo. Apenas resolvi partilhar um pouco do que aprendi com o meu próprio processo de criação dos meus cursos e com os estudos que realizei sobre ensino 😃

Abraços! Viana!

 

1 SOLUÇÃO ACEITE
MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

Oi @VianaPatricio, obrigado por compartilhar suas estratégias com a gente! Ficamos muito contentes em ter suas publicações enriquecendo a nossa comunidade 🙂


Max Sandy - Udemy International Community Team

Ver solução na publicação original

1 RESPOSTA 1
MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

Oi @VianaPatricio, obrigado por compartilhar suas estratégias com a gente! Ficamos muito contentes em ter suas publicações enriquecendo a nossa comunidade 🙂


Max Sandy - Udemy International Community Team
cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas