Sistema de avaliações bastante duvidoso

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Sistema de avaliações bastante duvidoso

Caros colegas,

 

Antes de mais nada, gostaria de deixar a minha solidariedade em relação ao momento em que vivemos. Espero que todos estejam bem e que possamos superar esta crise o quanto antes.

 

Agora, ao assunto da conversa:

 

Eu passei praticamente seis meses criando a continuação dos meus cursos na Udemy e pretendia publicá-las este mês, mas confesso que a plataforma tem me decepcionado bastante.

 

Há alguns dias, percebi que um curso da concorrência, que não citarei aqui porque talvez viole as políticas da comunidade, possui a seguinte distribuição de notas: 75% cinco estrelas, 20% quatro estrelas e 5% três estrelas. O meu curso, que cobre um conteúdo similar, tem 71% cinco estrelas, 25% quatro estrelas e 4% três estrelas. Como vocês podem ver, a distribuição de notas é mais ou menos a mesma, embora o meu curso possua o dobro de alunos que o da concorrência.

 

A questão é: como raios o curso da concorrência apresenta média de notas 5,0, enquanto o meu apresenta 4,6? Como é que um curso com 25% de notas diferentes de 5,0 apresenta nota média máxima?

 

Em mensagem ao suporte da Udemy, fui tratado como de costume: com uma resposta que provavelmente é automática, dizendo que o sistema de avaliações leva em conta vários fatores etc. Nada que eu já não esperasse.

 

Eu sei que devemos fazer o nosso trabalho sem nos preocupar com o trabalho dos demais, e não fico triste pelo sucesso do curso da concorrência. Só queria entender como pode haver uma disparidade tão grande na média final entre os dois cursos; afinal de contas, um sistema injusto não nos motiva a continuar.

 

Se alguém puder esclarecer, ficarei muito agradecido.

 

Muito obrigado e tenham uma ótima semana, na medida do possível.

4 RESPOSTAS 4
LauraM
Udemy Team
Udemy Team

Olá, @alexmarcelo 

 

Nós entendemos que as avaliações são muito imporantes para o crescimento do curso.

 

Aqui na Udemy acreditamos que algumas avaliações são mais úteis que outras e, ao longo dos anos, ouvimos uma crescente preocupação dos instrutores de que as avaliações de alunos que não fizeram muito do curso ou que não deixaram comentários úteis são desnecessariamente diminuindo a classificação de um curso.

 

Para combater isso, nós damos um peso diferente para as avaliações. Alguns fatores que são levados em consideração são: avaliações deixadas nos últimos 90 dias, avaliações com feedback por escrito, avaliações de alunos que fizeram mais do curso e muito mais. No caso que você mencionou, por exemplo, é possível que as avaliações mais baixas do outro curso tenham mais de 90 dias ou tenham um peso menor por outro motivo.

 

Laura - International Community Team

Laura - International Community Team

Boa noite Laura

 

    Se me permitem uma opinião, eu penso que só deveria dar pontuação a um curso quem visse a maior parte dele. Não tem lógica um aluno que faz apenas 10 % do curso, ter o mesmo peso estatístico que outro que faz 100%. Até porque a parte que ele assistiu, pode não ser suficiente para corresponder ás suas espectativas. Então não deveria dar pontuação.

     A excepção a esta regra, são aqueles casos em que a técnica é demasiado má; estou a referir-me á iluminação, enquadramento e som, que por vezes são tão terriveis, que nem apetece ver mais nada.

     Já encontrei alguns assim e me admiro como é possivel esses cursos estarem online.

    Realmente penso que poderiam publicar a fórmula matemática que usam para fazer as classificações. Quanto melhor as pessoas conhecerem as regras, menos desconfiança há.

    Fiquem bem e cuidado com os virus..

Laura, eu compreendo que o sistema de avaliações leva em conta diferentes pesos, mas eu também sou Engenheiro e posso afirmar que é difícil imaginar como uma medida de tendência possa resultar em nota máxima quando um quarto das notas é diferente da máxima. Definitivamente, vocês deveriam revisar esse caso em particular.

 

Compartilho da opinião do amigo acima: que sejam mais transparentes em relação aos critérios adotados no cálculo da média.

Amigo Alex

   Eu tambem sou engenheiro civil como você. Se calhar é defeito de profissão, esta coisa das fórmulas e das médias.....rsrsrs

 

Abraço

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas