Sobre comentários e avaliações

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Sobre comentários e avaliações

Ir para a Solução

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês? 

 

Bom, gostaria de compartilhar aqui uma situação que me ocorreu recentemente. Em um curso muito bem avaliado, com 5 estrelas, por sinal, recebi um comentário de um aluno falando do meu sotaque, que ele teve dificuldades para entender. Vocês já passaram por algo semelhante? Vejo que o sotaque é algo tão particular, pois refere-se às características de cada um, refere-se ao contexto inserido, região, etc...

 

Outra questão é sobre avaliação, na minha opinião, as avaliações deveriam ser justificadas, o porque avaliou com 1...2...3 estrelas, por exemplo. Um aluno meu, por exemplo, sinalizou que as explicações foram claras, instrutor experiente, apresentação cativante, mas com 1 estrela, é ruim não ter um feedback preciso, claro e objetivo. 

 

Quanto a essas duas questões, se vocês já passaram por algo semelhante, compartilha aqui, fazendo favor.

 

E desde já,  agradeço pelo compartilhamento de informações. 

 

Forte abraço,

Ademir

 

1 SOLUÇÃO ACEITE

Ir para a Solução

Olá @AdemirJr ! Eu sou de SP  e às vezes "puxo" um "r" no estilo "porrrrTa" quando estou conversando informalmente. No caso dos cursos, tento ao máximo usar algo como o tal sotaque "global" que a rede Globo pede que seus reporteres usem quando estão em cadeia nacional :-P. 

Mas olha, não dá pra agradar a todo mundo não. Paciência se alguém não gosta do seu sotaque. Preocupe-se é com o seu conteúdo. Isso sim faz a diferença.

 

Ver solução na publicação original

12 RESPOSTAS 12
RafaelN
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

E aí Ademir! Ótimas questões para discussão. Eu recomendaria responder ao comentário do aluno com baixa avaliação e avisá-lo sobre como seria mais útil para você que ele deixasse uma opinião junto com a nota. Mesmo que esse aluno não responda, os outros alunos verão sua resposta e entenderão melhor como o curso realmente é. Você também pode enviar uma mensagem privada à pessoa e pedir esclarecimentos / explicar sua perspectiva / etc.

 

Sobre o sotaque convido o @VianaPatricio, a @PilarSanchez e o @Prof_Thompson para se juntarem à discussão.

Abraços, 

 

Rafael


Rafael - International Community Team

Ir para a Solução

Olá @AdemirJr ! Eu sou de SP  e às vezes "puxo" um "r" no estilo "porrrrTa" quando estou conversando informalmente. No caso dos cursos, tento ao máximo usar algo como o tal sotaque "global" que a rede Globo pede que seus reporteres usem quando estão em cadeia nacional :-P. 

Mas olha, não dá pra agradar a todo mundo não. Paciência se alguém não gosta do seu sotaque. Preocupe-se é com o seu conteúdo. Isso sim faz a diferença.

 

Ir para a Solução

Oi @PilarSanchez muito obrigado pelo feedback e pelas dicas valorosas!

 

Pois é, eu sou do interior do Paraná, tenho um sotaque bem puxado, com peso em palavras como "frequeeenTE" "inteligeeenTE" e por aí vai. 

 

De fato, não conseguimos agradar a todos, né! Paciência. Vamos que vamos, foco na qualidade dos conteúdos. 

 

Um forte abraço,

 

Ademir

Ir para a Solução

@RafaelN Muito obrigado pelo imprescindível feedback e pelas recomendações. Enviei uma mensagem para o aluno, estou aguardando o retorno dele.

 

 

Grande abraço,

Ademir

VianaPatricio
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Olha, eu sou de Pernambuco, e moro atualmente em Natal-RN.
Tenho notadamente um sotaque regional, mas até agora não tive problemas quanto a isso.
Acredito que o Brasil é um país multicultural e com diversos sotaques, então não acredito que deva existir problemas em relação a sotaque, afinal essa é a realidade do país. Acho que o problema está em quem vê problema nisso.

Ir para a Solução

@VianaPatricio você simplesmente disse tudo! 

 

Muito obrigado pelo seu feedback. Concordo plenamente. Até então, ninguem tinha comentado nada sobre o meu sotaque, por isso que estranhei quando ele mencionou. Mas de fato, é isso mesmo! O problema está com quem vê problema nisso. 

 

Um forte abraço,

 

Ademir

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Essa demanda por justificativa na avaliação vem de longa data. Eu vejo como um direito do aluno não acrescentar mais nada além da estrela. E como o @RafaelN já sinalizou, é importante responder para que alunos em potencial vejam como o instrutor lida com as críticas.

 

Algo que fiz no começo e continuo fazendo é ver como os instrutores mais bem avaliados lidam com isso, como respondem. Porque mesmo os cursos mais bem avaliados recebem avaliações ruins, como 1 ou 2 estrelas desprovidas de comentários.

 

Por fim, o que já deu para eu perceber é que após algumas semanas as avalições estabilizam e acabam refletindo a realidade do curso.

 

Ir para a Solução

Eu também já passei por este tipo de situação de receber 1 estrela mas com tudo positivo. Geralmente falo com o aluno pra saber o que aconteceu e é difícil ter uma resposta por mais polido que você seja. Mesmo assim concordo com @Prof_Thompson que o aluno deixar uma avaliação é um favor que nos faz e não deve ser obrigado a nada. Se ele for obrigado pode ser que escreva qualquer coisa sem sentido!

 

Sobre sotaque, eu sou de Recife, então tenho meu sotaque regional e deve soar "estranho" para alguns principalmente por não falar o ta-te-TCHI-to-tu. Eu praticularmente nunca tive ressalvas sobre meu sotaque mas quando vejo cursos em inglês é comum a reclamação dos alunos com o sotaque do inglês indiano. Eu não daria muita importância a isso por um aluno, mas se fosse uma quantidade grande de reclamações eu pensaria mais sobre o assunto, feria uma autoavaliação.

Ir para a Solução

@RafaelN  e @AdemirJr  vejo este problema da avaliação como algo ainda a ser lapidado e verificado pela Udemy, tenho um curso de mais de 134 aulas e os alunos que aplicam notas 1,2,3 etc, geralmente fazem no inicio do curso. A  pergunta da avaliação deveria levar em conta o % de aulas que o aluno assistiu, em torno de 40% (um exemplo), pois quem informa as notas mais baixas visualizou entre 3% e 5% do conteúdo. Quando questiono o motivo da nota, grande maioria não responde. Haveria a possibilidade de informar como é realizado o cálculo da pontuação final? Média aritmética? Média ponderada? Considero a Mediana uma medida justa já que indica o valor mais votado, eliminando os extremos: o menor e a maior pontuação. Temos que pensar que notas muito altas ou muito baixas exporádicas, não representa a maioria e sim uma pequena parcela, que necessariamente não condizem com a qualidade do curso, mas vejo que influenciam no cálculo, está é minha reflexão.

RafaelN
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

Olá @GrimaldoOli , informamos que as questões que você apontou já são levadas em consideração por nós. 

A classificação de seu curso é a classificação em estrelas que aparece com o seu curso onde quer que ele seja anunciado. A Udemy pondera as classificações com base no nível de utilidade e relevância da classificação.

Há uma série de fatores que estamos usando para ajudar a ponderar as classificações. No entanto, três dos mais importantes são:

-Progresso do aluno no curso antes de fornecer a classificação

-Quando a classificação foi fornecida

-Quão valioso foi o feedback do aluno para os instrutores e outros alunos

Com isso em mente, sua classificação do curso não é uma simples média de todas as avaliações, mas cada avaliação individual pode ser ponderada de forma diferente, com base em todos os fatores que a Udemy considera.

Espero que tenha ajudado a esclarecer essa questão.


Rafael - International Community Team

Ir para a Solução

@Rafael  tem descrito estes fatores em um artigo ou paper para que eu possa calcular? Tive um aluno que comprou e acessou em 10 minutos o curso e classificou como 1 estrela, depois a nota foi rebaixada. Apenas queria verificar o cálculo para ajustar meu curso, existe este paper?

RafaelN
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

Olá @GrimaldoOli, infelizmente nós não podemos revelar informações mais detalhadas sobre como esses cálculos são feitos, apenas o que já informamos no comentário acima.


Rafael - International Community Team
cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas