Sobre fazer grandes mudanças em um curso existente

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Sobre fazer grandes mudanças em um curso existente

Ir para a Solução

Olá, gostaria de saber das opiniões dos senhores quanto ao assunto do título.

Sou relativamente novo na Udemy, comecei em janeiro deste ano mesmo. Aí fiz um curso grátis para conseguir "social proof/prova social" e até deu bem certo.

Esse curso seria parte de uma série de cursos que eu queria fazer, aí eu dei o nome dele de X Parte 1.

O curso é da programação de um Game bem complexo e eu resolvi fazer em partes porque senão eu meio que ficaria fazendo aulas por 6 meses+ sem nem saber se alguém se interessava pelo assunto.

Entretanto, conforme fui fazendo a Parte 2 e aprendendo mais sobre a Udemy, notei que dificilmente alguém ia se meter em algo separado assim em várias partes. Vocês são mais experientes que eu e sabem bem a diferença de alunos que assistem a Aula 1 e que assistem a Última Aula.

Esse modelo de negócio provavelmente não daria certo. O que fazer então?

Uma solução que pensei seria de transformar o primeiro curso, que é grátis, em apenas um "Free Preview", adicionar seu conteúdo nesse segundo que estou montando e continuar fazendo tudo nesse segundo mesmo. Deixar ele naquele estilo de curso com 50h+

Mas outra pergunta, será que teria problema modificar assim aquele primeiro? Outras sugestões?

1 SOLUÇÃO ACEITE

Ir para a Solução

@HenriqueGDeC Cara na minha visão e me tirando com base, cursos mais longos ao invés de um com vários módulos seria melhor, para vc ter uma ideia, lancei um curso com 54 aulas, hoje tem 119 e consigo manter este curso, que esta a quase dois anos no ar, vendendo entre 600 a 900 novos alunos por mês, sabendo que o Software do curso é Corel DRAW e foram lançadas 3 versões novas depois que lancei o curso, mas consigo manter mesmo assim, seu volume de vendas nesse nível, pois trabalho muito a atualização do mesmo. Sou adepto a "poucos cursos com mais conteúdo e qualidade" que "vários cursos menores". Apenas uma opinião pessoal Abração e sucesso ai


@HenriqueGDeC  escreveu:

Olá, gostaria de saber das opiniões dos senhores quanto ao assunto do título.

Sou relativamente novo na Udemy, comecei em janeiro deste ano mesmo. Aí fiz um curso grátis para conseguir "social proof/prova social" e até deu bem certo.

Esse curso seria parte de uma série de cursos que eu queria fazer, aí eu dei o nome dele de X Parte 1.

O curso é da programação de um Game bem complexo e eu resolvi fazer em partes porque senão eu meio que ficaria fazendo aulas por 6 meses+ sem nem saber se alguém se interessava pelo assunto.

Entretanto, conforme fui fazendo a Parte 2 e aprendendo mais sobre a Udemy, notei que dificilmente alguém ia se meter em algo separado assim em várias partes. Vocês são mais experientes que eu e sabem bem a diferença de alunos que assistem a Aula 1 e que assistem a Última Aula.

Esse modelo de negócio provavelmente não daria certo. O que fazer então?

Uma solução que pensei seria de transformar o primeiro curso, que é grátis, em apenas um "Free Preview", adicionar seu conteúdo nesse segundo que estou montando e continuar fazendo tudo nesse segundo mesmo. Deixar ele naquele estilo de curso com 50h+

Mas outra pergunta, será que teria problema modificar assim aquele primeiro? Outras sugestões?


 

Ver solução na publicação original

5 RESPOSTAS 5
RafaelN
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

Ótima questão Henrique. Talvez instrutores experientes como o @Prof_Thompson ou o @OthonMoraes possam te ajudar 🙂 


Rafael - International Community Team

Ir para a Solução

@HenriqueGDeC Cara na minha visão e me tirando com base, cursos mais longos ao invés de um com vários módulos seria melhor, para vc ter uma ideia, lancei um curso com 54 aulas, hoje tem 119 e consigo manter este curso, que esta a quase dois anos no ar, vendendo entre 600 a 900 novos alunos por mês, sabendo que o Software do curso é Corel DRAW e foram lançadas 3 versões novas depois que lancei o curso, mas consigo manter mesmo assim, seu volume de vendas nesse nível, pois trabalho muito a atualização do mesmo. Sou adepto a "poucos cursos com mais conteúdo e qualidade" que "vários cursos menores". Apenas uma opinião pessoal Abração e sucesso ai


@HenriqueGDeC  escreveu:

Olá, gostaria de saber das opiniões dos senhores quanto ao assunto do título.

Sou relativamente novo na Udemy, comecei em janeiro deste ano mesmo. Aí fiz um curso grátis para conseguir "social proof/prova social" e até deu bem certo.

Esse curso seria parte de uma série de cursos que eu queria fazer, aí eu dei o nome dele de X Parte 1.

O curso é da programação de um Game bem complexo e eu resolvi fazer em partes porque senão eu meio que ficaria fazendo aulas por 6 meses+ sem nem saber se alguém se interessava pelo assunto.

Entretanto, conforme fui fazendo a Parte 2 e aprendendo mais sobre a Udemy, notei que dificilmente alguém ia se meter em algo separado assim em várias partes. Vocês são mais experientes que eu e sabem bem a diferença de alunos que assistem a Aula 1 e que assistem a Última Aula.

Esse modelo de negócio provavelmente não daria certo. O que fazer então?

Uma solução que pensei seria de transformar o primeiro curso, que é grátis, em apenas um "Free Preview", adicionar seu conteúdo nesse segundo que estou montando e continuar fazendo tudo nesse segundo mesmo. Deixar ele naquele estilo de curso com 50h+

Mas outra pergunta, será que teria problema modificar assim aquele primeiro? Outras sugestões?


 

Ir para a Solução

Obrigado pela opinião, saber que é viável se manter assim com poucos cursos, mas com muito conteúdo já me da mais esperanças.

Estou pensando em seguir o mesmo modelo, obrigado mesmo!

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

 

Olá @HenriqueGDeC. Alguns instrutores conseguem ser bem-sucedidos com um ou pucos cursos longos e outros com um ou muitos cursos curtos. Pesquise e vai ver. Não tem uma fórmula de cursos longo x curso curto x resultados garantidos.

 

Na prática a medida será a régua de quem a estiver usando, ou seja, instrutores bem-sucedidos com um ou vários cursos grandes vão sugerir curso grande e instrutores bem-sucedidos com um ou vários cursos menores, vão sugerir este caminho.

 

O melhor para você é aquele que der certo para você.

 

Para ajudá-lo a decidir levanto algumas questões:

 

1) O curso gratuito gerou acima de mil alunos para justificar o lançamento do mesmo curso pago? Porque se o curso gratuito não gerou nem mil alunos, me parece que a demanda é baixa ou o curso não foi bem comunicado.

 

2) Você vai levar um ano ou mais para finalizar o curso se ele for longo? Me parece que um ano trabalhando em um curso é bastante arriscado, uma vez que as versões dos softwares e tecnologia podem mudar e o curso entra no mercado desatualizado.

 

3) O curso não poderia ser dividido em cursos menores, mas no lugar de parte um, parte dois, informar junto com o nome o que o curso promete ensinar? Exemplo:

Curso de Phreaker - Telefonia Fixa

Curso de Phreaker - Telefonia Móvel

 

São cursos que estou prestes a lançar e poderia fazê-lo em um só Curso de Phreaker, mas decidi fazer dois cursos porque assim eu já começo a faturar e se a procura pelo primeiro não for satisfatória, nem perco tempo lançando o segundo.

 

E diante da argumentação de que "se eu lançasse os dois em um curso só as chances seriam maiores" essa premissa é verdadeira até certo ponto, pois temos um dilema:

 

Lançar um curso único mesmo que demore mais a faturar e caso a procura seja abaixo do esperado lamentar o tempo perdido?

 

Lançar em dois cursos correndo o risco de ter um resultado menor do que teria se demorasse mais um pouco e lançasse tudo em um curso só?

 

Não dá para saber as respostas sem tentar e, pelo menos no meu caso, optei pelos dois cursos.

 

Agora é com você. 🙂

 

Vai lançar um curso mais completo ou vários cursos menores?

Prefere ir lançando o curso, faturando e vendo se tem procura pelas continuações (que devem ser apresentadas como cursos independentes, mas relacionados) ou aguardar antes de começar a faturar e arriscar lançar um curso grande que não tem procura?

Boa sorte e nos conte o que decidiu e os resultados. Comigo deu certo o curso menor, até porque foi o único que lancei. 🙂

 

 

 

Ir para a Solução

Pois é, essa sua estratégia do seu curso de Phreaker era o que eu pretendia inicialmente, mas conforme o projeto foi crescendo eu fui vendo que as coisas ficam muito interconectadas, de um jeito que requer do aluno o entendimento das partes prévias.

Mas fazendo assim Parte 1, Parte 2 acaba ficando horrível mesmo. O risco fazendo cursos menores é MUITO menor mesmo.

Vou pensar aqui nas opções, obrigado por opinar e boa sorte para você também!

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas