Sotaque de Portugal: sim ou não?!

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Sotaque de Portugal: sim ou não?!

Ir para a Solução

Oi pessoal!

Eu tenho dois cursos: um em inglês e outro em português. Quanto ao que foi criado em inglês, estou confiante, mas o que está em português... nem por isso! Eu gostaria de saber a vossa opinião, por favor, se puderem espreitar o meu curso. 

Eu falo com um sotaque de Portugal, mas considero que articulo bem as palavras, e não como em Lisboa ou Cascais (brincadeira... mas sei que é difícil entender porque as vogais ficam muito fechadas).

Contudo, considerando que as pessoas que comprarção o curso em português, serão mais provavelmente de outro país, do que de Portugal, não sei se o que estou a criar será bem recebido. 

Obrigada pelas vossas reflexões!

Raquel Coelho

1 SOLUÇÃO ACEITE

Ir para a Solução

Eu particularmente, não vejo problema ao escutar um curso com sotaque português europeu, mas como o Brasil é um país muito grande, onde tem muitos alunos, seria uma boa falar de a maneira mais devagar, para que todos entendesse, já que mesmo no Brasil, há muitos sotaques diferentes que até a gente confunde rsrs.

Ver solução na publicação original

12 RESPOSTAS 12

Ir para a Solução

Olá @RaquelCoelho parabéns você criar os cursos e desafiar seus limites. Eu já fiz vários cursos com professores com sotaque de português de Portugal e posso afirmar que o mais importante é a relevância do tema, conteúdo do professor e didática. Aqui no Brasil, se você tiver um conteúdo bem atualizado, com sotaque será um diferencial, fornecendo a credibilidade que algo europeu.

Sucesso e boas vendas. 

Ir para a Solução

Obrigada pela reflexão, Isaac! Faz sentido o que me diz. Fiquei com curiosidade em relação aos cursos que você faz em colaboração com outros professores!

Saudações e bom trabalho

Ir para a Solução

Comando uma equipe com 12 professores, um Angolano e outra professora é portuguesa. Nossos alunos adoram ter a experiência com ambos.

Acredito fielmente, assim como falou o mestre Isaac, que sua didática e o conteúdo vai fazer toda a diferença sim.

 

Abraços,


Edu

Ir para a Solução

Eu não vejo problema algum em relação ao sotaque de Portugal. Não acho que isso seria um problema  para os alunos brasileiros. 

Observando o caminho inverso, tenho alguns alunos em Portugal e outros em países africanos como Angola, Moçambique, Cabo Verde e nunca recebi critica em relação ao sotaque do Brasil. Apenas uma vez, um aluno não conseguia entender o significa de um termo que eu usei em algumas aulas e me pergunto via mensagem o que significava. Não lembro agora o que era, mas fora isso, sem qualquer problema.

Ir para a Solução

Obrigada pela reflexão, Marcio!

Faz sentido isso, sim. Há expressões que podem ser muito locais, ou contextuais e isso pode ser a realidade dentro do mesmo país, com regionalismos da língua. É bem ter isso em atenção. 

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Não Vejo problemas, os povos quem tem o idioma com base na língua portuguesa,  ele tem uma identidade comum, COMO SE FOSEM UMA MESMA NAÇÃO, na verdade somos o mesmo povo, as vezes separados por um oceana, kkkkkk -  VEJAM NOSSA HISTORIA : abre.ai/brasilportugal

 

 

Playlist completa: https://youtube.com/playlist?list=PLBQDfcNT0i5Jal3dI9upHlDZGlZRWiQAM

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Ir para a Solução

@Bella isto é spam... porque está aqui?

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Ir para a Solução

Eu particularmente, não vejo problema ao escutar um curso com sotaque português europeu, mas como o Brasil é um país muito grande, onde tem muitos alunos, seria uma boa falar de a maneira mais devagar, para que todos entendesse, já que mesmo no Brasil, há muitos sotaques diferentes que até a gente confunde rsrs.

Ir para a Solução

Olá @Celso Costa ! Como está?

É bem verdade que há imensos sotaques dentro de cada país. Até mesmo dentro de Portugal, que é minúsculo, existem sotaques bem diferentes. A chave é articular bem cada palavra, e cada sílaba dentro de cada palavra... sem perder o sentido de frase e de expressão dinâmica.

Um abraço e bom trabalho!

Ir para a Solução

Olá, Raquel.

Eu tomei a liberdade de ver a aula de introdução do seu curso. Achei ótima por sinal, muito clara e compreendi tudo perfeitamente. Creio que o sotaque português não será um problema para alunos brasileiros.

Sucesso.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas