Também nas águas de março, existem reembolsos suspeitos - #recorrentes

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Também nas águas de março, existem reembolsos suspeitos - #recorrentes

Olá amigos, espero que todos estejam bem.

 

Antecipadamente me desculpe por ter que postar mais um registro de reembolso suspeito para o mesmo curso, pelo mesmo aluno, conforme podem ver no histórico das fotos abaixo. Desde janeiro de 2021 isso tem acontecido de forma recorrente na minha conta de instrutor aqui na Udemy.

 

Por mais que o fato esteja sendo reportado para a Udemy, a resposta que recebi é que estão em investigação.

 

Eu estou muito curioso para saber como será o fechamento deste mês no contexto de quantidades de reembolsos que este aluno terá. 

 

 

Relatórios recorrentes.

Março 2021Março 2021Fevereiro 2021Fevereiro 2021

 

Com o reembolso de hoje, só este aluno contabiliza 10 reembolsos.

 

Amigos, desculpe ter que bater na mesma pedra. Mas, não posso deixar passar em branco.

 

Boas vendas a todos.

 

Marco Maddo

17 RESPOSTAS 17

Muito estranho o comportamento desse aluno Bru[...]. Eu gostaria mesmo de saber o pq ele faz isso. Se fossem em cursos diferentes, mas sempre no mesmo curso. Realmente não da para entender os motivos. 

@Marcio eu monitoro a URL deste BRU... Ele está no meu RADAR.... e ele está fazendo o mesmo com outros cursos. Já estou achando que é um ROBÔ para baixar as aulas, tipo pirataria. Outro detalhe que eu notei é que a maioria das compras que ele faz é por rede de afiliados. Notei isso hoje... Estou tentando criar algum mecanismo para detectar mais rapidamente. 

 

Expressando aqui meu sentimento agora!

"É uma pena ver aqui também uma baixa participação dos colegas, reportando estes casos. Enquanto somente a minoria reclamar, mais lenta será a busca de uma solução por parte da Udemy. Fica aquele pensamento, quase ninguém reclama, então coloca essa demanda com baixíssima prioridade. Quando der vamos investigar...."

 

A Udemy tem todas as condições, recursos financeiros, time de profissionais capacitados para notar estes cases de reembolsos suspeitos mais rapidamente. Desde janeiro esse {BRU...} está fazendo isso e a Udemy diz... Estamos investigando mas não podemos compartilhar nenhuma informação, mas nos pedem para reportar para policy@udemy.com. Nós instrutores podemos compartilhar informações, mas retorno não temos direito.

 

Dois pesos, duas medidas.

 

 

 

dois-pesos-e-duas-medidas.jpeg

 



Eu não irei parar de reclamar, doa a quem doer, custe o que custar, mas esses reembolsos suspeitos, são inaceitáveis.

Anonymous
Não aplicável

@MarcoMaddo,

 

Acredito que alguns instrutores não pensem como você referente a reportar os problemas recorrentes de abusos nos reembolsos de cursos aqui na comunidade de instrutores da udemy e que reportando no e-mail policy@udemy.com vai resolver, por isso não se vê tanta gente reportando aqui.

 

Mas os abusos não acontecem comigo nessa mesma frequência que está ocorrendo com seus cursos, pelo menos por enquanto.

 

Eu já reportei algumas vezes, já reclamei algumas vezes, e vou continuar reportando aqui e no policy@udemy.com sempre que algum "aluno" abusar da politica de reembolso, com fraudes como essas reportadas por você e que acredito que todos os instrutores da udemy já passaram.

 

Referente a mensagem automatizada "estamos investigando mas não podemos compartilhar nenhuma informação" enviada pela policy@udemy.com, acho que falta muita transparência, lógico que tem que compartilhar o que fizeram, a final de conta somos parte dos interessados, pois o impacto vai na receita da udemy e na nossa.

Eu reclamo direto, inclusive já reclamei sobre esse lance do reembolso algumas vezes. Mas dai é aquele problema, a Udemy manda uma resposta automática dizendo que obedece as leis do consumidor no brasil e que o aluno tem direito de pedir reembolso. Dai você responde pedindo mais atenção e a Udemy diz que vai analisar mas não será dada uma resposta porque a politica da empresa não permite.

Anonymous
Não aplicável

@Marcio,

 

Eles nunca informaram pra mim em nenhuma denuncia que obedece as leis do consumidor no brasil.

 

E sinceramente, existem limites no que diz respeito as leis do consumidor no brasil, justamente para inibir os abusos, como o que reportamos a udemy.

@Anonymous obrigado por comentar.

 

"Mas os abusos não acontecem comigo nessa mesma frequência que está ocorrendo com seus cursos, pelo menos por enquanto..."

 

Será muito chato eu ver que no final do mês atual, esse {BRU...} conseguiu mais e mais reembolsos. Até nesta data, desde janeiro de 2021 ele já teve 10 reembolsos, sendo que o último foi ontem, dia 3 de Março de 2021. A questão não é o valor do reembolso e sim o fato no qual a plataforma com a atual política de reembolso, deixa isso acontecer livremente.

 

Até que algo mude, continuarei reportando.

Anonymous
Não aplicável

@MarcoMaddo,

 

Concordo com você.

@MarcoMaddo Olá, 

 

Eu andei reparando também em alguns reembolsos frequentes. Minha dúvida é a seguinte, você acha que mesmo que o curso não esteja disponível para download, esses perfis conseguem baixar as aulas? 

Triste realidade se conseguir, porque da trabalho fazer um curso para alguém baixar em 15 minutos. 

@Vanessaengcivil como vai? Eu não duvido de nada quando o assunto é a criatividade de quem quer piratear algo ou agir de má fé. Além disso, considere um link de dados dedicado de alta performance, você faz o download de grandes volumes de arquivos em segundos. Responder a sua pergunta com um SIM ou um NÃO, é difícil, mas dizer que é perfeitamente possível, isso um SIM bem grande. 

Entendi @MarcoMaddo ... Triste realidade, mas vida que segue! 


@MarcoMaddo  escreveu:

@Vanessaengcivil como vai? Eu não duvido de nada quando o assunto é a criatividade de quem quer piratear algo ou agir de má fé. Além disso, considere um link de dados dedicado de alta performance, você faz o download de grandes volumes de arquivos em segundos. Responder a sua pergunta com um SIM ou um NÃO, é difícil, mas dizer que é perfeitamente possível, isso um SIM bem grande. 


 

Oi @Vanessaengcivil , é possível sim. Inclusive tem vídeos no Youtube ensinando a baixar os cursos. Mas isso não é exclusivo da Udemy, outras plataformas como Hotmart também tem seus cursos baixados e pirateados. Se você for até o mercado livre e fazer uma busca por cursos da Udemy e Hotmart, vai encontrar vários.

Ohh não sabia que tinha como, nunca pesquisei sobre, mas agora vou me inteirar mais do assunto. 

 

Tenso isso, mas vida que segue né? 🙂 

 

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @MarcoMaddo,

 

Como publicado anteriormente, no Brasil temos que respeitar leis de proteção ao consumidor e isso foi compartilhado com todos os instrutores na seguinte publicação:

 

 Informações sobre a Política de Reembolsos no Brasil

 

Lembrem-se, também, que qualquer atitude que vocês acreditem ser suspeitas, e que não estejam dentro dessas leis de proteção aos consumidores, podem ser encaminhadas para policy@udemy.com para que seja revisada e esclarecida.


Max Sandy - Udemy International Community Team
Anonymous
Não aplicável

Olá, @MaxSandy,

 

Se realmente a udemy respeita as lei de proteção ao consumidor, por que continua permitindo os abusos reportados pelo amigo @MarcoMaddo e outros instrutores, e inclusive eu mesmo já reportei aqui e no e-mail policy@udemy.com.

 

As leis de proteção do consumidor do brasil permitem o reembolso de compras feitas pela internet no prazo de 7 dias, mas existem limites para impedir que abusos como os reportados pelo instrutor @MarcoMaddo, eu e outros instrutores não continue acontecendo.

 

Resumindo... por enquanto a udemy não dá devida atenção e prioridade ao assunto para tentar coibir ou reduzir esses abusos e fraudes, que traz prejuízo a udemy e principalmente aos instrutores. ao invez permite que isso aconteça livremente.

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Oi, @Anonymous,

 

Entendo completamente sua posição nisso, sei que é frustrante para os instrutores e até mesmo para nós que acompanhamos isso de perto. Mas o que impediria os reembolsos são nossas políticas do site, porém, somos uma companhia de San Francisco, California. Para conseguirmos atuar no Brasil devemos seguir todos os códigos de defesa do País. Sendo assim, nossas políticas não passam por cima do que é imposto em território nacional. Como o artigo 49 do código de defesa do consumidor.

 

No entanto, seguimos incentivando que reportem comportamentos estranhos de seus alunos para a equipe de políticas via email, policy@udemy.com, os mesmos podem tomar medidas para atendê-los.


Max Sandy - Udemy International Community Team
Anonymous
Não aplicável

Oi, @MaxSandy,

 

Se para atuar no brasil a udemy deve seguir todos os códigos de defesa do brasil, então não está seguindo todos os códigos de defesa e nem todas as leis, a udemy deve respeitar todas as leis e não somente o artigo 49 do código de defesa do consumidor, respeitar por exemplo artigo 187 do Código Civil que diz: “Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes”.

 

Os fornecedores, nesse caso a udemy encontra amparo na figura do Abuso de Direito descrito no artigo 187 do código cívil de 2002, como descrito acima.

 

E esse abuso de direito é resultado do excesso de exercício de um direito, capaz de causar dano a outrem. Ou, em outras palavras, o abuso do direito se caracteriza pelo uso irregular e desviante do direito em seu exercício, por parte do titular.

 

No caso da udemy é quando o aluno abusa do direito do reembolso, pedindo várias e várias vezes o reembolso para o mesmo curso, ou até mesmo comprando dezenas de cursos e em poucas horas pedindo o reembolso de todos os cursos que comprou, o que deixa claro que o aluno não comprou 10 ou mais cursos para aprender e sim para baixar e aproveitar da brecha deixada pela plataforma.

 

 Voltando a afirmação que você @MaxSandy  disse: "Para conseguirmos atuar no Brasil devemos seguir todos os códigos de defesa do País. Sendo assim, nossas políticas não passam por cima do que é imposto em território nacional. Como o artigo 49 do código de defesa do consumidor".

 

Se para atuar no brasil a udemy deve seguir todos os códigos de defesa do brasil, então é só mais uma prova que a udemy permite os abusos e fraudes por parte dos alunos na plataforma udemy.com por que não dá prioridade em resolver essa situação ou não tem interesse em resolver, por que existem outras leis que limitam esses abusos, como por exemplo o artigo 187.

 

A pergunta que faço para você @MaxSandy e para outros moderadores que nos dá atenção é: a udemy tem interesse real em coibir esses abusos e fraudes ?

 

Por que até o momento não está dando a devida atenção a essa situação que ocorre com instrutores da udemy aqui do brasil e inclusive com instrutores dos estados unidos.

Olá @MaxSandy 

 

Grato por sua colaboração em responder, o conteúdo sobre Política de Reembolsos no Brasil eu já tomei o cuidado de ler atentamente. Penso que neste ponto o que existe é um impasse ou inflexibilidade por parte da Udemy. 

 

Agora o motivo para eu escrever hoje aqui é comentar que notei que, pelo menos até o momento, os usuários de reembolsos suspeitos que eu coloquei no que chamo de meu RARAR, estão sem registro, ou seja, sem comprar o meu curso, logo sem reembolso. Acho importante registrar este fato aqui que é positivo.

 

 

Pode ser que algo foi feito pela equipe de Policy, o que nunca saberemos o que foi feito. Mas eu notando que aqueles alunos do RADAR não estão mais comprando o curso e tendo múltiplos reembolsos, me dou por feliz e acredito que valeu muito a pena reclamar e reclamar para Policy.

 

Eu notei que o usuário mais problemático {BRU..} até mudou a foto do perfil, o que é muito estranho, e no momento não tem nenhum curso comprado, diferente de meses anteriores, o que também é muito estranho, ou eu posso estar errado. Policy finalmente atuou para evitar compras e reembolsos suspeitos.

 

Conforme podemos ver, os prints abaixo a URL é a mesma mas a FOTO do perfil é diferente. Bem suspeito!

 

foto-radar-fev2021.png

 

Captura de Tela 2021-03-11 às 16.43.45.png

 

 

 

Ainda assim, mesmo que até a presente data nenhum reembolso suspeito tenha ocorrido, continuarei monitorando.

 

Obrigado pelo seu tempo @MaxSandy 

 

Marco Oliveira

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas