Trilha sonora de fundo das aulas

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Trilha sonora de fundo das aulas

Ir para a Solução

Boa noite!

 

Sou novo por aqui e estou na dúvida a respeito da trilha sonora de fundo usada nas aulas.

 

Estou desenvolvendo um curso de desenho em um estilo específico e acho que a "musica de fundo" ajuda principalmente em alguns momentos de silêncio que são inevitáveis nesse tipo de conteúdo.

 

Porém, não sei se ela muito baixa se torna quase imperceptível, se alta já passa a atrapalhar a aula ou se o ideal deria não utilizar.

1 SOLUÇÃO ACEITE

Ir para a Solução

Olá, Boa noite!

No meus cursos eu costumo sempre ter musicas de fundo para acompanhar a dinâmica das aulas, porém é preciso usar trilhas sonoras que condizem com o clima e ritmo que deseja ensinar nas aulas, ou usar aquelas do tipo mais neutras.


Por experiência em vídeos desse tipo, eu recomendo o seguinte:

 

  • A musica instrumental deve ser do tipo que não chame muita atenção, ou seja, aquelas que não possuam melodias ou riffs muito apelativos, para não desviar o foco da aula.
  • Se possível, usar o mixer de áudio e o equalizador gráfico da Suíte audiovisual que estiver usando para editar e renderizar seus vídeos. Então, procure deixar o canal da trilha sonora em algo entre 30  a 50 % em relação aos decibéis do canal da narração.
  • Em Timelapses aonde irá mostrar processos sem narração, pode aumentar uns 20 %
  • Ou então, alguns programas de edição audiovisual costumam possuir filtros de Autoduck para áudio, ou seja, ele mesmo abaixa o volume da musica no limiar que você determinar quando houver narração presente, e aumenta gradativamente quando não houver. (Recurso similar usados em Suítes de áudio para Rádios, ou DJs).
  • Se o mixer de áudio do seu programa de edição de vídeo for simples e não possuir o controle de Graves, médios e Agudos por canal individual, então use um editor de áudio externo como Audacity por exemplo, para reforçar graves e agudos. O Audacity mesmo já possui preset's para esse tipo de edição.


No mais, você pode clicar no meu perfil e entrar na area dos meus cursos, para assistir as aulas previews dos mesmos, e ouvir a narração+trilha sonora que eu costumo fazer.

 

Eu costumo usar os seguintes sites de música com licença CC BY


https://audionautix.com

https://danosongs.com/

 

E a biblioteca de músicas do Youtube

Ver solução na publicação original

9 RESPOSTAS 9

Ir para a Solução

Olá, Boa noite!

No meus cursos eu costumo sempre ter musicas de fundo para acompanhar a dinâmica das aulas, porém é preciso usar trilhas sonoras que condizem com o clima e ritmo que deseja ensinar nas aulas, ou usar aquelas do tipo mais neutras.


Por experiência em vídeos desse tipo, eu recomendo o seguinte:

 

  • A musica instrumental deve ser do tipo que não chame muita atenção, ou seja, aquelas que não possuam melodias ou riffs muito apelativos, para não desviar o foco da aula.
  • Se possível, usar o mixer de áudio e o equalizador gráfico da Suíte audiovisual que estiver usando para editar e renderizar seus vídeos. Então, procure deixar o canal da trilha sonora em algo entre 30  a 50 % em relação aos decibéis do canal da narração.
  • Em Timelapses aonde irá mostrar processos sem narração, pode aumentar uns 20 %
  • Ou então, alguns programas de edição audiovisual costumam possuir filtros de Autoduck para áudio, ou seja, ele mesmo abaixa o volume da musica no limiar que você determinar quando houver narração presente, e aumenta gradativamente quando não houver. (Recurso similar usados em Suítes de áudio para Rádios, ou DJs).
  • Se o mixer de áudio do seu programa de edição de vídeo for simples e não possuir o controle de Graves, médios e Agudos por canal individual, então use um editor de áudio externo como Audacity por exemplo, para reforçar graves e agudos. O Audacity mesmo já possui preset's para esse tipo de edição.


No mais, você pode clicar no meu perfil e entrar na area dos meus cursos, para assistir as aulas previews dos mesmos, e ouvir a narração+trilha sonora que eu costumo fazer.

 

Eu costumo usar os seguintes sites de música com licença CC BY


https://audionautix.com

https://danosongs.com/

 

E a biblioteca de músicas do Youtube

Ir para a Solução

@Adriano-NayvosCursos Estava atrás desse tipo de informação.

 

Obrigado por compartilhar.

 

Abraços,

 

Edu

Ir para a Solução

Disponha...Fico Feliz por ter te ajudado!

Ir para a Solução

Uma vez assisti um curso com uma trilha de fundo e gostei bastante. Pensei em usar em algum dos meus cursos, mas sempre foi muito difícil achar uma trilha agradável. Sempre que tentei adicionar, parecia que nunca conseguia uma música que encaixava legal. 

 

@Adriano-NayvosCursos saberia dizer qual o gênero de música que você costuma usar em seus cursos? 

Ir para a Solução

Claro!

 

Eu procuro sempre analisar e testar com quais musicas se harmonizam melhor com as seções e as aulas dos meus cursos, levando em conta também seu clima (mood) e ritmo condizentes.

 
Para o meus cursos de Blender, procurei usar gêneros como Pop Rock, Jazz e Blues, agora para o de Pixel Art usei musicas no estilo Chiptune (8 bit music) e Synthwaves.

Agora no meu novo curso de hardware, eu usei parte dos gêneros usados no meus cursos de Blender, Synthwave e  Rock Progressivo.

 

No site que mencionei antes, https://audionautix.com/ é possível fazer uma busca refinada sobre o mood e tempo da musica que deseja, além das opções por gênero

Ir para a Solução

Valeu pelas dicas.

Não conhecia esse site para criar as musicas, bem bacana. 

Ir para a Solução

Pessoalmente, eu não gosto de músicas de fundo, porque me distraem. Assim, enquanto instrutora, eu também não uso. Coloco só no início e no final, como um jingle. Eu uso o Garageband e o Imovie e escolho os jingles de lá.

Ir para a Solução

Não acho relevante para conteúdo, mas pode ser útil para experiência do aluno e talvez aumentar a retenção.

 

Pessoalmente eu não uso por falta de habidade nessa área, parece que não sei escolher músicas e nem seguir ritmo de cortes.

 

Mas sem dúvida eu gostaria de adicionar, pelo menos em algumas aulas.

AndreI_790
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Eu pessoalmente não coloco musica de fundo nas aulas... E como aluno, já desisti de cursos por causa da musica que acabava atrapalhando. Muito cuidado ao colocarem 🙂

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas