Udemy - Opinião Sincera

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Udemy - Opinião Sincera

Olá! Meu nome é Sansão Seara sou Hipnotista desde 2016 e também massoterapeuta a mais de 15 anos.

 

Em 2018 comecei a desenvolver meu primeiro curso online de Hipnose, e assim que ficou pronto decidi buscar qual plataforma eu iria escolher, e por sorte em março de 2019 me deparei com a udemy, sinceramente não me lembro como kkk.

 

Inicialmente eu comecei ter vendas, eram poucas, mas ok eu não estava vendendo nada antes, e  tinha aquela máxima esses alunos não seriam meus se não fosse a plataforma então vlw.

 

Comecei a lançar cursos da minha primeira profissão, massoterapeuta na plataforma e também de todas as habilidades que acumulei na minha jornada de aprendizado dentro das minhas áreas de atuação.

 

E isso me trouxe um aumento na receita, no numero de alunos e na autoridade, e eu percebi o que outros colegas comentavam a algum tempo, a Udemy nos permitia produzir conteúdo e não se preocupar com vendas, e foi o que fiz usava meu tempo para produzir os cursos, deixei para depois o marketing pessoal, redes sociais, branding etc. FOI UM ERRO!

 

Entre isso tivemos a primeira grande mudança que vi, a forma na criação de cupons, o que sinceramente não me afetou muito, mas ainda sim percebi um certo aumento nas vendas através de e-mails promocionais.

 

Em 2020 com avanço da pandemia, meus cursos tiveram aumento nas vendas por alguns meses e fiquei empolgado, e acelerei, mas isso não durou muito, as vendas começaram a cair, o numero de visitas nas paginas começou a despencar junto com a receita.

 

No meio de tudo isso vem a mudança que já vinha sendo cantada, a diminuição da participação na receita que vinha para os instrutores nas vendas orgânicas, que sempre foi a maior parte, e esse foi um golpe muito pesado para a maioria de nós.

 

Eu corri para fortalecer minha marca nas redes sociais,  criei uma versão mais completa do meu treinamento de Hipnose com valor mais elevado, e fui produzir conteúdo, o que me ajudou a manter  as coisas, e hoje me dedico bastante na criação de Branding.

 

Ainda mantenho os cursos da udemy, na udemy, e até lancei novos esse ano, mas fiquei profundamente desapontado em perceber que a plataforma não estava mais atendendo as expectativas que colocava nela.

 

Fora o abalo na confiança, por mais que não existisse uma promessa de resultados, a plataforma vinha entregando resultados e aumentando, agora eu não sei se amanha ela pode decidir reduzir a receita para 25%. 

 

Pretendo me manter ativo na plataforma, apesar de não tão motivado quanto antes, ainda gosto da plataforma e talvez algo aconteça e ela retorne para um caminho que nos permita crescer junto com ela.


Abraços a todos! 

 

 

 

13 RESPOSTAS 13

Eu poderia dar um copiar e colar no seu depoimento e colocar meu nome abaixo, pq tenho o mesmo sentimento que você. 

Quando entrei na plataforma a slogan era algo como  "Viva de Udemy".  Entretanto, depois principalmente da mudança no percentual das receitas eu só vi meus rendimento caírem. 

Passei o ano de 2021 inteiro sem lançar um curso por estava na duvida se ainda valia a pena continuar, agora estamos em Maio de 2022 e ainda não lancei nada. Tenho pelo menos uns 3 cursos em mente, mas lançar na Udemy ou buscar outra plataforma? Já questionei em postagens anteriores, quem garante que amanhã a Udemy não vai reduzir mais ainda o nosso percentual de receita? 

É bem complicado!

Tentei resumir o máximo possível, mas em fim não temos mais consistência nos dados, nos resultados, não dá mais para fazer uma análise de longo prazo.

 

No momento atual não dá para ter uma o mesmo nível de confiança na plataforma que tínhamos antes! 

Lembro bem da campanha "Viver de Udemy". Pura ilusão!

 

DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Mestre @SansaoSeara todos estamos com o mesmo sentimento, mas não adianta reclamar mais. A empresa mudou a estratégia dela e parece que nada do que fizermos vai mudar isso. Então, temos que buscar outras formas de ganho. É doído mas essa é que é a verdade. Vamos em frente sempre!!

@DaniloMota com certeza, e é que faço, mas como disse vou me manter ativo na plataforma, lançar cursos específicos para udemy.

 

Mas esse poste não foi bem com intenção de reclamar e sim de colocar minha opinião e explicar como foi para mim esse período.

 

E seguir em frente tbm fiz postagem sobre vídeos de vendas, pois tenho a intenção de tornar minha conta na plataforma rentável novamente! 

Eu recuso totalmente participar das promoções da Udemy... Ainda hoje vejo milhares de cursos a 22,90 reais.... menos de 23  reais?? Isso dá 8,50 reais a um instrutor que leva meses a preparar um curso e semanas a gravar e editar tudo?

Lamentável e vergonhoso.

Acho até incrível como a maioria dos instrutores aceitar trabalhar por 8,50 cada inscrição...

 

Os meus cursos têm preço fixo, eu controlo as minhas promoções e uso as redes sociais e marketing para anunciar. Quem chega ao meu curso vem porque sente afinidade com o meu método de ensino !

Absolutamente vergonhosa a desvalorização que esta plataforma faz ao trabalho de todos nós.

@Btavares_tarologo  Boa tarde! 

Entendo seu ponto, mas se vc trabalha dessa forma que bem eficiente pq vc usa a udemy para hospedar seu curso, pergunto por curiosidade mesmo.

 

A maioria dos colegas incluindo a mim, que trabalham da maneira  que vc falou usam outras plataformas, e mantém cursos específico na udemy que se adequam ao formato da plataforma.

 

Porque a plataforma em si é bem agradável e facilita muito a disponibilização ao cliente.

A partir do momento em que você controla o preço e consegue ganhar 97% da receita com os seus links de acesso ela é muito boa!

O que não entendo é entregar o preço dos nossos cursos nas mãos da Udemy e acabar ganhando 8,50 reais por venda...

Você deve ter uma boa rede de seguidores, por isso, usa cupons próprios e consegue o retorno desejado.

Muitos que colocam cursos na Udemy não tem um rede formada ou não tem tempo ou conhecimento para trabalhar em marketing próprio e por isso, preferem usar o sistema de promoções da Udemy.

É por isso que aceitam ganhar 8,5 por venda. 

Eu entendo isso! Mas pô... é insultuoso para o nosso trabalho... 22,90?? Se o valor minimo em dolar e euro é 9,99 poderiam pelo menos manter nos 49,90 reais

Concordo que é um insulto, mas para muitos é isso ou nada. Muitos instrutores tem uma atividade principal e usam a Udemy como rende extra. Então, para eles, o preço não importa muito desde que vendam uma quantidade significativa por mês.

 

Veja aqui na comunidade, com a quantidade de instrutores que temos no Brasil, talvez nem 1% participa das discussões que temos por aqui. Ou seja, a impressão que me passa é que para a grande maioria tudo bem do jeito que está e talvez esse seja um dos motivos pelos quais a Udemy não muda e quando muda é para tirar percentual de receitas dos instrutores. 

@Btavares_tarologo  obrigado, perguntei, pois eu usei outra plataforma para divulgação na minha rede, mas já pensei em usar  a udemy mesmo, porem acabava atingindo muita gente que conhece a plataforma e a prática de preços baixos.

 

Mas de fato percentual dos nossos cupons são bem superiores a de qualquer plataforma, fora que udemy mostra outros cursos similares para os alunos.

 

Por conta desses problemas acabei optando por pagar uma taxa maior em outra plataforma.

 

Fora até a parte de página de vendas que a Udemy já nos dá algo que funciona. Aí optei por deixar aqui cursos condizentes com valor da plataformas, que eu não me dedicaria a divulgar por conta propria, e me foco aqui a aumentar os conversão oraginca.

 

Mas eu acho muito interessante a ideia de ter cursos aqui na plataforma.

@Marcio Marcio, concordo com cada palavra da sua postagem.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas