Um curso enorme ou vários cursos pequenos?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Um curso enorme ou vários cursos pequenos?

Ir para a Solução

 

Estou trabalhando em um curso que tende a ficar bem grande, com quase duzentos tópicos e videoaulas. Minha dúvida é se vale a pena lançar um curso enorme ou dividi-lo em vários cursos menores, cobrando por cada um.

 

Alguém aqui já passo por isso? Como decidiu?

 

Penso em algo como:

Título - Nível 1
Título - Nível 2

 

E assim por diante. O que acham?

1 SOLUÇÃO ACEITE

Ir para a Solução

Olá Thompson

Acredito que dividir um curso muito grande é bem viável, mas de maneira nenhuma aconselharia colocar títulos com nome de níveis ou partes, etc.

 

Isso pode parecer para o aluno que ele está sendo "enrolado" para pagar mais por um curso só. Eu colocaria títulos relacionados ao conteúdo específico de cada material. Um exemplo tosco pra mostrar o que quero dizer...

 

Errado:

Curso de Padaria - Nível 1

Curso de Padaria - Nível 2...

 

Certo:

Aprenda a fazer pão francês

Os segredos dos pães doces

Como fazer biscoitos crocantes...

 

Dessa maneira os seus alunos irão identificar que você domina tudo sobre padaria, mas não dividiu o curso só pra ganhar mais dinheiro, 😃

Essa é a minha opinião. Abraços!


"Propósito - Essa deve ser a palavra que move nossa vida"

Ver solução na publicação original

7 RESPOSTAS 7

Ir para a Solução

Olá Thompson

Acredito que dividir um curso muito grande é bem viável, mas de maneira nenhuma aconselharia colocar títulos com nome de níveis ou partes, etc.

 

Isso pode parecer para o aluno que ele está sendo "enrolado" para pagar mais por um curso só. Eu colocaria títulos relacionados ao conteúdo específico de cada material. Um exemplo tosco pra mostrar o que quero dizer...

 

Errado:

Curso de Padaria - Nível 1

Curso de Padaria - Nível 2...

 

Certo:

Aprenda a fazer pão francês

Os segredos dos pães doces

Como fazer biscoitos crocantes...

 

Dessa maneira os seus alunos irão identificar que você domina tudo sobre padaria, mas não dividiu o curso só pra ganhar mais dinheiro, 😃

Essa é a minha opinião. Abraços!


"Propósito - Essa deve ser a palavra que move nossa vida"
Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Excelente. Já ganhei o dia. 🙂

Ir para a Solução

Gosto muito dessa ideia Bruno. No Brasil é um problema essa questão de o "aluno está sendo enrolado". Vejo pessoas em cursos de inglês e outros tópicos deixando claro que nada é de graça e eles estão corretos. Eu como aluno não vejo problema em cursos com nomes Nivel 1, Nível 2, etc. Mas como regra geral pode ser um problema mesmo se há concorrentes entregando um curso gigante. Já ví um curso na Udemy com 93,5 horas.

 

Ir para a Solução

Exato, eu mesmo já comprei treinamentos estrangeiros com esse tipo de modelo, mas aqui no Brasil é meio complicado.

 


@ricardoteix  escreveu:

Já ví um curso na Udemy com 93,5 horas.

 


Nossa!! Curso na Udemy com 93,5 horas? É muito trabalho e dedicação para depois ser vendido por R$19,00. A não ser que o professor tenha a venda por conta própria e coloque o ticket de valor mais caro. Enfim, tem de tudo né, rsrsrsrs

 

 


"Propósito - Essa deve ser a palavra que move nossa vida"
Fernando
Desbravador Desbravador
Desbravador

Ir para a Solução

Boa! Tô no mesmo dilema!

Estou trabalhando em um curso que tem tudo pra ficar grande, pensei em dividir, mas fiquei com isso martelando... será que se manter tudo junto não se torna um diferencial competitivo interessante? Será que isso tornaria o produto mais atrativo?
No meu caso,  vou abordar Marketing Digital, Social Media, Design... e, como numa campanha de marketing isso funciona tudo de forma integrada, pensei em liberar tudo num pacote só. 

 

Ir para a Solução

Olá!

Isso vai depender da "concorrência". Depois de 2 anos na plataforma, posso afirmar que o comportamento do comprador típico da Udemy normalmente é este: preço e custo-benefício. Se os cursos estão todos pelo mesmo preço (como acontece em boa parte das promoções), o aluno vai considerar a quantidade de horas de curso. Outros fatores tb influenciam, mas acho que em menor grau: a quantidade de alunos inscritos e avaliação do curso.

Se o seu curso não tiver concorrência, aí você escolhe como fazer. Mas se fizer um "super-curso", dificilmente um concorrente vai querer entrar, pois a sua barreira é grande.

Bom...pelo menos é assim que vejo o comportamento no meu nicho...

 

Ir para a Solução

Realmente a resposta para essa dúvida é a união entre a resposta da Pilar e a do Bruno. Dependende da concorrência e de como você vai criar e promever o curso.

 

Dependendo de como você produzir seu conteúdo, seu curso menor pode ser até um complemento para o curso de A a Z que outro instrutor criou. 

 

É caso para analisar o segmento, o que já existe de curso e identificar a melhor estratégia.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas