Graaaaaaaaaaaaande Amigos,
Acho que, levando em conta minha ausencia aqui na comunidade, acho que poucos me conhecem, anyway, segue meu post.
Talvez muitos não saibam, mas eu paralelamente a meus cursos online, atuo com desenvolvimento de sistemas e suporte a dezenas de empresas e nessa loucura de "trabalhar online, home office, escolas tendo que usar EAD na marra". No meu caso, tenho um grande cliente em uma escola com mais de 1000 alunos e outras escolas menores, ai que entra o "problema".
Tenho acompanhado, muitos alunos sendo "obrigados a estudar online" e cá entre nois, muitos estão odiando. Acredito que EAD é algo sensacional e sem volta, mas hoje me preocupa ver alguns "novos futuros" clientes, tendo péssimas experiências em EAD.
Professores sendo obrigado a ministrar aulas online, sem qualquer intimidade com o "bicho", aulas totalmente fora do eixo, sistemas de EAD engessados, Google Classroom perigando ser exorcizado. Amigos, isso não é uma opinião, é um fato que poucos estão se dando conta.
Empurrar EAD goela abaixo pode criar a necessidade de sim, nós como instrutores/professores a realmente entregar um produto que vença algumas resistências em breve.
O lado positivo, todos estão vendo, aumenta da demanda, todavia o negativo tb se faz presente. Seremos mais exigidos, em breve.
Com sou um otimista inveterado, vejo esse momento como algo altamente positivo, pois o mercado vai crescer e melhor ainda, teremos que ser melhores e melhorar é algo que devemos procurar sempre, quer por decisão própria ou mesmo "na marra".
Desafios são feitos para serem superados, mas fará isso mais rápido, quem se antecipar a eles.
Grande Abraço a todos