Vale a pena lançar um curso que já existe na Udemy?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Vale a pena lançar um curso que já existe na Udemy?

 

Acho que sim, pelo seguinte motivo. Vamos supor que você queira lançar um curso sobre HTML e perceba que já existem vários e que alguns estão com milhares de alunos.

 

Aparentemente você não teria chance alguma, mas pode ser exatamente o contrário.

 

Como assim?

 

Se o curso atraiu milhares de alunos, no mínimo quer dizer que o assunto é de interesse. E o fato de um ou mais instrutores terem milhares de alunos, não representa necessariamente dizer que não tem alunos para você.

 

Os cursos classificados como CLASSIFICAÇÃO MAIS ALTA estão nesta posição porque não surgiu nenhum outro melhor. Ou seja, se você fizer um curso *sobre o mesmo tema* e que seja melhor, a tendência é que esses alunos queiram fazer o mesmo curso, só que com você. E os novos alunos agora têm uma opção a mais para escolher. Podem decidir pelo seu curso a partir do que obervarem nas videoaulas de apresentação.

 

A conclusão que cheguei após lançar quatro cursos em apenas dois meses é que pode ser mais vantajoso lançar um curso do mesmo tipo que um outro que já tenha milhares de alunos. Lançar cursos que não existam ou que os que existem tem poucos alunos pode ser um tiro no pé.

Curso que não existam não são de todo ruim, mas eu só arriscaria se já tivesse um público para ele. Tenho cursos a lançar que não fazem parte do catálogo da Udemy, como o curso de phreaker por exemplo, mas é um curso que já ministro faz muito tempo e tenho uma base de alunos fora da Udemy que vai se interessar por ele.

 

Mas não lançaria se não tivesse um mercado em potencial para começar.

 

Agora estou de olho nos cursos com o maior número de alunos que sejam dentro da minha área e farei concorrência direta com eles.

 

O que vocês acham?

 

Vale a pena concorrer com os grandes?

Vale a pena lançar cursos de assuntos deconhecidos sem ter uma base de alunos fora da Udemy?

 

1 RESPOSTA 1

@Prof_Thompson, blza?

 

Que interessante tópico, esta semana eu estava com esta dúvida, estou pensando em lançar um curso sobre Many Chat mas o @RogerGuimaraes já possui cursos bem rankeados na Udemy sobre o assunto, além de outros publishers, porém, pensei bem e vou lançar pelo fato do mercado já ter sido validado por eles e também por eu acreditar que meu curso abordará alguns tópicos diferentes, mesmo que seja a mesma ferramenta.

 

Sobre cursos de assuntos deconhecidos, eu acho que pode muito interessante, pois você poderá se tornar autoridade em um assunto que ninguém ainda tem cursos lançados e o interrante é que com o alcance que as promoções da Udemy possuem, você saberá rápido se existe pessoas interessadas ou não.

 

Um único detalhe que eu farei no caso de cursos em assuntos desconhecidos é que eu lançaria o produto "incompleto" para validar o mercado, depois, em caso de sucesso, iria adicionando mais aulas.

 

Abraços.

 

-Rayan Maia.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas