Você sabe a importância do seu vídeo promocional?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Você sabe a importância do seu vídeo promocional?

Olá instrutores!

 

Como tivemos um retorno positivo em relação a publicação compartilhada na semana passada sobre Como promover o seu curso, hoje trazemos mais dicas para ajudá-los com seu conteúdo aqui na Udemy! Vocês sabem a importância do vídeo promocional? É aquele vídeo que fica disponível como prévia do seu curso para os alunos assistirem antes de se matricularem.

 

Antes de compartilharmos as dicas, gostaríamos de trazer um relato de um de nossos instrutores, Graham Nicholls:

 

"Fevereiro foi o aniversário do meu curso mais vendido, realmente foi um curso incrível para mim. Percebi nos últimos meses que a taxa de conversão começou a cair, então pensei em fazer alguns experimentos.

Em primeiro lugar, comecei reescrevendo a página inicial do curso e observando a mudança ao longo de 30 dias, e muito pouco aconteceu para ser honesto. Então, eu descartei o vídeo promocional e comecei do zero e... BINGO!

Nos primeiros 10 dias após o envio do novo vídeo promocional, a taxa de conversão desse curso quase dobrou ... sim, dobrou! (houve um aumento de 44% para ser exato). Estou um pouco arrependido de não ter feito isso antes? Sim um pouco, mas é uma ótima curva de aprendizado, por que agora eu sei que a importância do vídeo promocional é enorme! Então, o que você fará com o seu?"

 

Com esse relato, trazemos para vocês A anatomia de um vídeo promocional para um curso forte!

 

 

  • Em primeiro lugar, tempo, um vídeo promocional nunca deve ser muito curto ou muito longo. Mas, como podemos determinar isso? A regra é quanto mais longo o curso, mais você pode adicionar na duração do vídeo promocional. Acreditamos que 2 minutos é um ponto ideal, mas para uma aula que excede 5 horas, por exemplo, é muito desafiador condensar verdadeiramente todos os aspectos do seu curso naquele curto período de tempo, então expandi-lo por mais um minuto para 3 minutos geralmente é uma boa duração. Há momentos em que preciso chegar mais perto de 4 min porque talvez o curso agrege muitos recursos extras para download, assim, explicar em mais detalhes o material é um bom ponto para venda. Cursos que estão na casa das 2 horas devem ter um vídeo de promoção mais curto, talvez um minuto e meio ou até menos.
  • Introdução. Nem sempre é ideal inicial se introduzindo. Para alguns, falar sobre si mesmo no final pode funcionar melhor, além de que colocar o tópico e o conteúdo do curso em primeiro lugar tende a chamar mais a atenção das pessoas. Claro, se você é um terapeuta ou treinador, as coisas podem ter que mudar mais em direção à sua introdução. No entanto, uma introdução breve e entre o meio e o fim pode funcionar mais.

  • E a Música? A música é importante para despertar o interesse em vídeos promocionais, pois a música pode dar aos espectadores uma resposta emocional e pode ser utilizada para vender seu curso, mas não pode ser o principal do seu víde, lembre-se que a ideia aqui é atrair os estudantes ao seu conteúdo! Então, manter a música de fundo mais baixa durante os momentos em que você está falando é o melhor, garantindo que a música nunca sobrecarregue suas palavras faladas.
  • Sobre o que falo e em que ordem? A estrutura geral para bons vídeos promocionais é a seguinte:
  1. Tópico e Visão Geral do Curso: Duas frases que resumem todo o curso, basicamente a declaração de sua tese. O software utilizado para as aulas ou os tópicos devem ser mencionados.
  2. Para quem é essa aula? Mencione brevemente para quem este curso é mais adequado. Melhor fazer isso o início, para seguir em frente e eliminar os alunos para os quais o curso não seja uma boa opção.
  3. Por que devo fazer este curso? Mencione os benefícios de aprender este assunto e até mencione sobre sua indústria. O que pode elevar em sua carreira e satisfazer seus objetivos de vida?
  4. O que vamos fazer durante o curso? Quando se trata desta seção, mostre o trabalho final do curso concluído (e também mostre o processo de criá-lo em clipes curtos de alta velocidade). Por exemplo, na área de design gráfico, isso é um pouco mais fácil de fazer. Pode ser mostrado as peças finais criadas com antecedência, para que saibam na hora o que serão capazes de produzir ao final do curso.
  5. O que vem com o curso? Existe alguma coisa que vem com o curso além do conteúdo de vídeo? Fale sobre seus recursos para download, grupos comunitários extras, questionários, planilhas, etc. É melhor trazer todos esses “extras” à tona antes de apresentar seu argumento de venda final!
  6. Finalize o vídeo promocional com uma frase de impacto. Procure terminar seu vídeo promocional com uma pergunta ou frase como: “Vejo você na lição um” ou “Vamos começar sua nova carreira agora”, etc. Faça isso com um bom tom que o aluno se sinta engajado e adicione aquele pop de música para um tom emocional adicional. Tente não terminar seu vídeo promocional com uma declaração suave. Traga energia!
  7. Certifique-se de manter cada seção breve. Se você tiver 8 seções em seu curso, gaste apenas 15 segundos em cada seção. Este vídeo tem o intuíto de vender seus cursos, não de ser o esboço do curso. Certifique-se de criar este vídeo para marketing, não para pequenos detalhes. Apenas os aspectos mais importantes do seu curso devem ser destacados.

  8. Seja muito visual. Tente deixar seu vídeo mais chamativo do que qualquer outro vídeo em seu curso. Você deve gastar pelo menos 4x o tempo total de edição para seu vídeo promocional do que em relação a outras aulas do mesmo curso.

  9. Faça sua introdução impactante. Estudar a introdução de seus concorrentes pode ajudá-lo a encontrar uma maneira de tornar a sua mais memorável e agradável.

Esperamos que essas dicas os ajudem a alavacar suas vendas e atrair mais alunos! Compartilhem aqui se vocês tem alguma dica chave que ficou de fora e pode ajudar outros instrutores também. Juntos construímos uma comunidade mais forte 🙂

 


Max Sandy - Udemy International Community Team
1 RESPOSTA 1
Alyssonc
Especialista Especialista
Especialista

Realmente, notei que meus últimos cursos (que dei mais atenção ao video promocional) possuem uma taxa de conversão maior. 

Experimentei de duas formas: uma  é que enquanto eu falo sobre o que o curso entrega mostra-se imagens de diferentes aulas no curso  e a outra é apenas comigo falando mesmo. 

Ambos cursos tem quase a mesma taxa, porém eu gosto mais quando mostro as aulas, acho mais dinâmico.

 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas