Vocês usam alguma metodologia didática ou ensinam por intuição?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Vocês usam alguma metodologia didática ou ensinam por intuição?

Olá a todos!

Como vocês sabem para ensinar na Udemy não precisa ter formação acadêmica ou licenciatura. Todos têm algo a ensinar e a Udemy proporciona este espaço democrático.

 

Por outro lado ter uma metodologia de ensino pode facilitar a relação ensino-aprendizagem. Esta metodologia não necessariamente precisa ter sido aprendida em uma licenciatura.

 

Minha pergunta é a seguinte. Vocês adotam ou pesquisam por metodologias de ensino como Pedagogia, Andragogia, Heutagogia, etc. ou ensinam na base da intuição mesmo?

12 RESPOSTAS 12

Oi!! 

Fiz uma pós-graduação em Design Instrucional no SENAC. Ajudou muito, pois além das teorias de aprendizagem, eles mostram como desenvolver um projeto educacional.

Por conta do que aprendi nesse curso, lancei um aqui na Udemy sobre os Fundamentos do Design Instrucional.

Para quem quiser aprender mais sobre DI, a seguir vão cupons gratuitos:

https://www.udemy.com/fundamentos-do-design-instrucional/?couponCode=NOVACOMUNIDADE

Abs,

Pilar

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Obrigado. 🙂

Obrigado!

 

Vai ser de grande ajuda.


@PilarSanchez  escreveu:

Oi!! 

Fiz uma pós-graduação em Design Instrucional no SENAC. Ajudou muito, pois além das teorias de aprendizagem, eles mostram como desenvolver um projeto educacional.

Por conta do que aprendi nesse curso, lancei um aqui na Udemy sobre os Fundamentos do Design Instrucional.

Para quem quiser aprender mais sobre DI, a seguir vão cupons gratuitos:

https://www.udemy.com/fundamentos-do-design-instrucional/?couponCode=NOVACOMUNIDADE

Abs,

Pilar


 

Olá Pilar,

Muito obrigado por compartilhar. Tenho muito interesse nesta temática. É muito importante para todos nós instrutores!

Um abraço!

Prof. Julio Cesar Passos

Eu organizo o contúdo conforme minhas referências e um pouco de conhecimento pedagógico, misturado a uma dose de instinto sim! Adoraria estudar mais sobre isso.


Fernando
Desbravador Desbravador
Desbravador

Eu rabisquei tudo no papel, organizei do conhecido para o desconhecido, do fácil para o mais complexo. Acho que naturalmente aflorou alguma coisa do que devo ter aprendido na faculdade, mas nada intencional. Só organizei da forma que achei que seria mais fácil ensinar e aprender.

VJMunhoz
Pesquisador
Pesquisador

Eu fiz tudo com a "visão do aluno" mesmo. O que eu gostaria de ver se fosse aprender o conteúdo. No entanto, aprendi depois através de feedbacks que nem todo mundo aprende igual, e muitas pessoas pediam algum tipo de atividade prática nos meus cursos. Desde então eu venho tentando levar em consideração os diferentes tipos de pessoas que podem assistir, e suas mais variadas preferências de aprendizado.

Excelente tema para discução.

Como atuou na área de formação profissional e ensino superior, aprendi e desenvolvo minhas aulas no estilo "Baseado em Projetos" e "Baseado em Problemas", em ambos com mapas mentais e uma gerenciamento das informações no estilo Kanban.

Eng. Herbert Guimarães | Automação Industrial e Eletrônica

Olá, eu roteirizo tudo antes de gravar, estudo o roteiro e na hora da gravação tento seguir ao máximo o roteiro, mas tem falas que são intuitivas que vem na cabeça na hora.

Abraço!

Bom dia! Trabalho com biscuit (porcelana fria) e ensinar foi algo que aconteceu na minha vida assim de repente. Sem preparo algum, sem nenhuma intimidade com a câmera....O que venho tentando fazer é elaborar cursos organizados e com um passo a passo bem detalhado...Aos poucos acredito que vou melhorando....

Eu sou professor universitário, estou começando agora na Udemy, tenho apenas um curso publicado, mas trago minha experiência em sala para organizar o curso. Geralmente adotar um livro para dar um norte pode ser uma boa saída. Claro que sempre haverão ajutes nesse "pré-sumário" e aos poucos as ideias vão se expandindo. Espero que eu possa ter ajudado.

Oi Thompson, bom dia!

Eu sempre utilizo estudos de caso em meus cursos para que os alunos possam ligar a teoria ministrada nas aulas com as práticas das empresas.

Costumo utilizar também questionários no estilo ENADE para ajudar os alunos das faculdades particulares.

Outra técnica que gosto muito é trazer casos reais de empresas para que eles possam verificar o quanto é significativo o que esta sendo discutido nos conceitos.

E, claro, estou sempre aberto para ter sugestões dos colegas quanto a novas abordagens!

Um grande abraço!

Prof. Julio Cesar Passos

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas