Voltando ao IR 2019. A Udemy, Paypal e Payoneer são PJ porque não tem informe de rendimentos?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Voltando ao IR 2019. A Udemy, Paypal e Payoneer são PJ porque não tem informe de rendimentos?

Voltando ao IR 2019.
A Udemy, Paypal e Payoneer são PJ porque não tem informe de rendimentos?
Ou seja, quando recebemos os nossos valores eles são oriundos de empresa UDEMY

A Udemy não retém imposto? inss? e com isso não deveríamos receber informe de rendimentos com ganhos e imposto retido na fonte?

Obrigado

 

Como não sou somente autômono e tenho mais duas fontes pagadoras jurídicas acredito que tenha que declarar no programa do IR e não no carnê-leão, mas onde declarar? A dúvida é que UDEMY é pessoa jurídica e isso está me confundindo...

6 RESPOSTAS 6
RafaelN
Community Moderator
Community Moderator

Olá professor Marcos, 

 

Não podemos oferecer aconselhamento tributário, por isso recomendamos que você consulte um contador para te auxiliar. Apenas para esclarecer uma dúvida comum: todos os pagamentos aos instrutores são feitos exclusivamente pela matriz americana. 

Além disso, Paypal e Payoneer permitem que vocês visualizem seus rendimentos anuais. Veja como fazer isso aqui.


Rafael - International Community Team

Oi Rafael, Eu entendi.. 

é como o pagamento do ADsense do Google. A Udemy paga seus impostos nos Estados Unidos por ser um empresa Americana. Desta forma, a Udemy não nos contrata com vínculo empregatício e assim não recolhe(retém) o imposto sobre nossos pagamentos como em empresas que possuímos vínciulo. É aquele imposto que pagamos em nosso contra-cheque.

Com isso o governo brasilieiro Criou o carnê-leão para que os proffisionais autônimos possam declarar seus rendimentos(em especial no nosso caso os rendimentos oriundos do exterior). Assim o programa carnê-leão vai calcular possível imposto mensal a ser pago pelo instrutor da Udemy. 

Mas podemos abater diversas despesas criando um livro caixa.

Existe também uma valor de isenção mensal para valores pagos, se não me engano, Até R$1.903,98. 

Abraço

 

Sim, acho que o carnê-leão resolve...

 

Mas caso alguém tenha esquecido de pagar o carnê-leão mensal e resolva não declarar algum ganho acima de R$1.903,38 na declaração anual, não tenho certeza se o leão pegaria... afinal também não dá pra saber de que forma o Paypal e outras plataformas comunicam essas informações a RF. (Mas não sou contadora, é só um palpite).

Toda instituição financeira deve declarar a RF suas transações. Sendo assim, a RF saberá da sua movimentação devido o seu CPF estar cadastrado lá. Então, se você tiver ganhos não declarados no carnê leão que gerariam impostos é certo que você cairá na malha fina da RF. Pode não ser esse ano, nem ano que vem, mas será dentro dos próximos 5 anos. 

Celso
Observador
Observador

Boa tarde.

 

RETENÇÃO IRF

A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) relativa ao ano-calendário de 2018 , prevista na Instrução Normativa RFB n° 1.836/2018, deve ser entregue à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), pelas pessoas físicas e jurídicas, que pagaram ou creditaram rendimentos que tenham sofrido retenção do Imposto de Renda, ainda que em um único mês.

 

CARNE LEÃO

O fato gerador para o recolhimento do imposto de renda na forma do carnê-leão ocorre quando o contribuinte recebe rendimentos nas seguintes hipóteses (Instrução Normativa RFB n° 1.500/2014, artigo 53; Lei n° 7.713/88, artigo 8°; e RIR/99, artigo 106).

 

 

 

 

Isso mesmo! Você precisa todos os meses registrar os ganhos no carnê leão e verificar se será necessário pagar o imposto. Na declaração tem uma área só para informar os ganhos e pagamentos do carnê leão.

 

Aqui vai uma dica! Não deixe de pagar o carnê leão. Se não pagar você terá que pagar uma multa por cada atraso mais juros.

 

Eu tive que pagar, não foi muito, mas se não procurasse saber, ia me dar muito mal agora já que meus pagamento já são acima de 3k por mês.

 

Então corra atrás disso!

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas