Classificação 1 estrela - indignação pessoal.
Prezados, essa mesagem é um indignação com o sistema de classificação dos cursos, assunto recorrente e já postado aqui por outros instrutores.
Estou desenvolvendo um trabalho muito sério, dedicando horas e horas presciosas da minha vida para produzir conteúdos de qualidade para meus alunos. Acompanho dioturmente as perguntas, as inscrições, as classificações, e qualquer outro evento no contexto do curso.
Fico imensamente desmotivado em continuar produzindo mais conteúdos, e até repensar se devo ou não lançar cursos nessa plataforma, quando vejo que alunos são motivados a classificar o curso, sem terem tempo de avancarem pelo menos um pouco mais com carga horária, ou que tenha interagido com o inscrutor enviando alguma pergunta, ou concluído alguma atividade, etc.
Isso é um algoritmo, automático, que no meu ponto de vista, como profissional com mais de 30 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, tem falhas, e muitas falhas.
Estou indignado, fico desmotivado por não podermos fazer nada em relação ao processo de classificação dos cursos.
Obrigado,
Marco Aurélio Dias de Oliveira
Campo Grande(MS)
Brasil.
Comentários
-
Marco não desista, tem pessoas e pessoas, garanto que em outras oportunidades, você teve 5 estrelas. Infelizmente esse tipo de pessoa que atribui apenas uma estrela, com um tempo de video assistido, só tem ela a perder. Seu desempenho e cursos tem boa reputação pelo que vi, agora realmente da uma tristeza, quando recebemos essa avaliação. Em meus cursos recentes, tbm tive algumas avaliaçoes de alunos com 2% assistido. No entanto, tento me apegar aos outros que elogiaram, sendo assim, estou seguindo a caminhada.
2 -
Muito obrigado Angelo, procuro manter o foco sim no lado positivo. Acredito que temos que responde as mensagens postadas nas classificações, e acabamos perdendo tempo e energia com esse tipo de aluno. Desde 2017 estou firme na plataforma poduzindo conteúdos. Essa forma que o algoritmo atual da Udemy trata essas classificações, no meu ponto de vista, é muito injusta. Mas, vamos que vamos. Apenas registrei minha indginação porque estou a meses trabalhando para atualizar os cursos e ver esses casos é como morer na praia. Forte abraço, Maddo
1 -
Sim, sobre o algoritimo também concordo. No entanto, a UDEMY tem reiterado a politica de que ao classificar dessa forma com apenas 1 estrela e com tempo curto o "peso" é menor, mas temos que esperar pra ver né. E como voce mesmo mencionou pela tua experiencia o algoritomo precisa ser melhorado.
1 -
Já reclamamos várias vezes sobre esse sistema de avaliação, inclusive essa primeira avaliação que é muito precipitada. Normalmente os cursos ainda estão na fase inicial, mais teorica e de apresentação e vem aquele pedido de avaliação e o aluno solta uma nota baixa.
Mas é assim, no inicio você se importa, com o passar do tempo vai continuar vendo isso não dando tanta importancia.
1 -
Sim Marcio, é um tema recorrente! Se tivesse uma opção na plataforma para customizar o que queremos visualizar ou não, eu desativaria o menu avaliações. É estressante ver o nosso trabalho recebendo classificações no momento errado, de alunos recem chegados. É difícil não se importar, derrepende você nota que de 4.8, vai para 4.7, 4.6, etc e vai investigar e encontra 20 classificações 5 estrelas e algumas menos que 3 e uma ou outra 1 estrela. O impacto é desastroso no nosso emocional e na motivação. Eu nem me darei o trabalho de responder mais essas classificações. Vai rodar no piloto automático até que algo mude.
1 -
Eu não respondo aos comentários, sejam positivos ou negativos. Cheguei a conclusão que é um espaço realmente criado para os alunos e não para os instrutores. Só respondo quando vejo que o aluno tenta denegrir de alguma forma o curso inventando algo inveridico o cobrando alguma coisa no curso que não foi prometida na descrição.
2 -
Boa noite Sr. Marco,
Sim, entendo sua situação perfeitamente.
Isto acredito que aconteceu/acontecerá com todos os professores desta plataforma.
Também acredito que talvez seja injusto um comentário falso ou que não corresponde ao que a maioria informa. Acho que seria mais justo dar a média, porém, protegendo o professor. Até porque, um concorrente pode comprar o seu curso, avaliar de forma negativa e pedir o reembolso. Acho que a classificação e o comentário de quem pediu reembolso, não poderia valer. Deveria estar lá apenas o comentário de quem é realmente o seu aluno e quer acrescentar algo de positivo.
Enfim, espero também que melhorem isto. A Udemy é fantástica e sei que devem estar pensando em algo para proteger os instrutores.
Muito obrigado por compartilhar conosco!
Abraço! Que papai do céu abençõe você e suas vendas!
1 -
@MarcoMaddo
isso é extremamente desagradável e desmotivante mesmo. Antes eu respondia às avaliações todos os dias e acabei deixando para "de vez em quando", justamente porque eu quero poder continuar fazendo meu trabalho em paz :-)Pela minha experiência eu posso te dizer sem medo que o algoritmo da Udemy e esse sistema de avaliações precoce não é o maior problema.... o grande problema mesmo são as pessoas que estão do outro lado da tela:
- a grande maioria não entendeu a proposta do curso e se inscreveu segundo sua própria imaginação
- a esmagadora maioria não está nem aí para quem está desse lado da tela e nem presta atenção no que está fazendo: não estão realmente interessadas em avaliar, colocam qualquer coisa e não querem nem saber o que foi
- não são capazes de ler o que está escrito na tela e clicar em “avaliar mais tarde”. Na maioria dos meus cursos eu explico esse procedimento MOSTRANDO como fazer e tem gente que deixa uma avaliação ruim reclamando que foi muito cedo
Depois disso ainda existem dois tipos de avaliação negativa:
- os que realmente não estão gostando do curso (por que se engaram ou mais uma vez, não leram a proposta do curso)
- os que fazem de propósito para prejudicar o nosso trabalho (vejo isso com frequência nos meus cursos: avaliação ruim de alguém que está lançado ou já tem cursos na mesma área)
Eu sei muito bem o quanto isso dói, mas precisamos aprender a separar “o joio do trigo” e deixar o joio secar e se acabar no eu próprio veneno 😉
Faz o teu melhor, aprende com as críticas que realmente podem contribuir para a tua evolução como profissional e segue em frente se ensinar online é o que tu queres fazer.
Anedota: quando eu atuava como afiliada Udemy, tinha acesso a alguns dados de cursos para as divulgações... em uma delas eu pude ver que um dos cursos mais vendidos pela Udemy no mundo inteiro tinha uma média geral de 3,7. Essa imagem nunca mais saiu da minha cabeça e me ajudou a relativizar um pouco isso da avaliação.
Fica firme aí!
Abraço,
Leila
8 -
Bom dia. Sinto o mesmo a respeito. Eu não tenho uma equipe de som, iluminacao, edição e tudo mais, faço tudo sozinho. Tenho 20 anos de experiência na área educacional muiscal. O trabalho que dá de elaborar um curso online, a pessoa não tem ideia.
0 -
Uma coisa que eu não concordo é liberar avaliação para curso gratuito. Eu tenho cursos gratuitos e um deles eu postei para contribui de alguma forma com a sociedade, seja de crescimento pessoal para quem assiste. É o caso do Curso de Recolocação no mercado de trabalho. Não achei justo uma aluna dar 1 estrela. Já estou aprendendo a lidar com avaliação incoerente, mas não gostei.
3 -
Tem meio que se desligar das avaliações. Se você tiver 1.000 alunos e 999 te derem 5 estrelas, pode apostar que 1 vai de 3 estrelas ou menos. Isso acontece porque muitos não avaliam o curso, mas aquilo que eles querem como resposta.
Se você ensinar a operação de adição 1+1, o aluno estiver procurando pela operação 1+9, vai avaliar se curso como ruim porque não tem exatamente o que ele quer.
As avaliações que deveriam servir para que os instrutores aprimorem seus cursos, acabam sendo inuteis nesse sentido.
3 -
@Marcio
escreveu:Tem meio que se desligar das avaliações. Se você tiver 1.000 alunos e 999 te derem 5 estrelas, pode apostar que 1 vai de 3 estrelas ou menos. Isso acontece porque muitos não avaliam o curso, mas aquilo que eles querem como resposta.
Se você ensinar a operação de adição 1+1, o aluno estiver procurando pela operação 1+9, vai avaliar se curso como ruim porque não tem exatamente o que ele quer.
As avaliações que deveriam servir para que os instrutores aprimorem seus cursos, acabam sendo inuteis nesse sentido.
Olá @Marcio
porém as avaliações interferem nas nossas vendas, eu imagino. Ou não?1 -
Sim, mas nesse caso sua média de avaliações tem que estar muito baixa para influenciar, se isso acontecer, então é porque a maioria dos alunos não gostaram do curso e não um ou outro. Se isso acontecer, então tem que se preocupar, porque o seu curso pode mesmo não ser o esperado pela maioria dos alunos que o assistiram.
Um comentário ruim entre 10 bons comentários não vai influenciar negativamente suas vendas.
4 -
Cara, eu sei exatamente sua dor.
Tenho um curso de 85 horas (acho que mais que isso). Levei mais ou menos 3 anos montando (junto com meu trabalho e tals, por isso demorou tanto). Mas, mesmo assim, virei noites e noites montando aulas e exercícios.
Hoje eu respondo alunos praticamente 24/7.
Talvez esse curso não deveria estar na Udemy? Talvez! Talvez eu poderia ter dividido esse curso em 3 cursos distintos? Talvez! O problema é que já está ativo e não tenho como (nem quero) voltar atrás, a vida segue é pra frente. Mas, quando noto que o aluno está dando classificação baixa por ter feito apenas uma ou duas aulas, me da vontade de pedir o cancelamento desse curso, ou apagar todas as aulas... Sei lá, tirar daqui. É muito irritante mesmo.
Por outro lado, como muitos aqui já descreveram, a maioria esmagadora dos alunos na verdade eleva o moral do instrutor. Pode reparar que são apenas alguns alunos que classificam de forma ruim.
Eu costumo pensar que a maioria dos seres humanos são bons, honestos e tem empatia pelo próximo. Uma minoria, só consegue satisfação tentando subir no ego de outro alguém. E, sinceramente, tenho um pouco de dó dessas pessoas.
Falando sobre o sistema de avaliações, eu acho que a Udemy poderia mudar isso, ou, na pior das hipóteses, pedir novamente uma avaliação de forma que relembre o aluno de avaliar novamente por volta dos 50% do curso mais ou menos, ou até menos que isso.
Enfim, já vi muitas reclamações sobre isso aqui, então acho que não vai acontecer. Só te respondi para reafirmar que também não gosto desse sistema de avaliações.
7 -
Olá @Luizomf
obrigado por compartlhar sua opnião e sua experiência. Me coloco também na mesma situação que a sua. Inclusive, investi em um estudio para melhorar a qualidade de som e imagem, além de passar horas e horas planejando e gravando as aulas para o curso.Essa dedicação, não aparece para os alunos. Mas concordo que a maioria dos alunos estão gostando do curso, com relatos de alta qualidade. O que realmente me aborrece com esse sistema de classificação, que para mim, é falho e manterei esse conceito por muito tempo ainda, é ver o trabalho morrer na praia.
Esse ano, não irei mais responder nenhum mensagem de classificação recebida, independente de ser para 1 ou 5 estrelas. Isso toma tempo, e tempo para mim, é tempo de vida que se perdido não voltará nunca mais.
Gastar tempo respondendo bem, educadamente as classificações recebidas, e depois ter que adular literalmente alunos que nem estão estudando corretamente, devido uma classificação baixa, é pura perca de tempo.
Forte abraço,
Maddo3 -
Marco,
Estou sentindo essa mesma sensação, tenho poucos curso e menos de um mês postados.
Estava indo muito bem, o curso bem avaliado e vendendo bem, até que alguém me dá 1 estrela. A nota despencou d+, pois tenho poucas avaliações ainda.
Se o curso estivesse ruim tudo bem, mas quem me deu essa 1 estrela marcou todas as opções como possitivo e colocou o comentário: A PLATAFORMA É MUITO LENTA, FICO 2 HORAS PARA ASSISTIR UMA AULA DE 10 MINUTOS.
Sinceramente frustante, por causa da insatisfação com a plataforma, a avaliação do curso despencou.
Mas tá valendo, o negocio é se remotivar para fazer mais conteudo.
1 -
Pessoal, todos os instrutores sabem que a política de avaliação é um vexame! Bom pro aluno safado que fica satisfeito em ter ferrado a gente e péssimo para nós. Um aluno deu 2 estrelas porque não sabia como diminuir a velocidade do vídeo. Denunciei e ficou por isso mesmo (típico da Udemy).
Estou cheio de uma estrela sem um comentário sequer. Por mim, uma estrela sem comentário deveria ser automaticamente deletado. Mas a Udemy insiste em dizer que o aluno tem o direito de avaliar como quiser (típico da Udemy), mesmo que seja claramente, apenas, para ferrar o curso.
Por isso, desde que iniciei há 3 anos, só agradeço aos que dão 5 estrelas. Não vou dar prazer a um safado que dá cotação baixa e é acobertado e idolatrado pela Udemy.
Espero ter contribuido com esta discussão aqui e, prezados colegas, desculpem o desabafo.
8 -
Eu já vi instrutor na primeira vídeo aula orientar o aluno a clicar em "avaliar mais tarde" pode ser uma solução.
2 -
@Luizomf
só entrei aqui para comentar que o "ser humano" que classifica o seu curso como "ruim", precisa levar uma paulada na cabeça, porquê eu sou seu aluno e o seu curso é muito bom.E também concordo, o sistema de avaliação deveria mudar, mas ainda não conseguimos encontrar um consenso no fórum, de qual o melhor método para sugerir como adoção.
Já vi muitas plataformas mudando como, o mercado livre, youtube, facebook, Instagram e até o LinkedIn mudou sua forma de avaliação de postagem. Talvez a Udemy ainda esteja em um processo antigo e precisa apenas "encontrar" um novo método para os alunos avaliar, em que os dois lados ganham.
Ideias? Sugestões?
1 -
Para começar, não deveria ter pop-up de avaliação após a terceira aula. Isto já foi mencionado milhões de vezes nos fóruns mas a Udemy não está nem aí. A Udemy tem outras preocupações.
2 -
"
Isso toma tempo, e tempo para mim, é tempo de vida que se perdido não voltará nunca mais.
Gastar tempo respondendo bem, educadamente as classificações recebidas, e depois ter que adular literalmente alunos que nem estão estudando corretamente, devido uma classificação baixa, é pura perca de tempo."
Concordo 100%
1 -
Esse sistema de avaliação da Udemy é 100% irreal e furado.
0 -
Olá Marco, tudo bem? Então, eu tenho feito muitas críticas pesadas a respeito da valorização que Udemy dá aos instrutores, você pode visualizar nos meus posts, agora sinto em dizer para você que o algoritmo da funciona e muito bem, o que acontece, a média de avaliação se refere sempre ao período dos 3 últimos meses de avaliação, e tenho acompanhado e funciona, quanto a nota que o aluno dá ainda no começo do curso, realmente isso poderia melhorar, porque isso é ruim até mesmo para a Udemy, muitas vezes um curso que poderia já de início render bastante, demora a ser alavancado.
Luciano Capeleto
Instrutor
2 -
' os que fazem de propósito para prejudicar o nosso trabalho (vejo isso com frequência nos meus cursos: avaliação ruim de alguém que está lançado ou já tem cursos na mesma área)'
Muito recorrente.
1 -
Olá Luciano, valeu pelo seu comentário. De fato é muito ruim para todos, tenho buscado abstrair e evito acompanhar. mas nem sempre dá para deixar passar em panos brancos. Neste mês um aluno do Paquistão comprou o curso no inicio do mês, classificou com 5 estrelas, depois pediu reembolso, semanas depois comprou o curso novamente, classificou com 1 estrela e pediu reembolso. Eu só perdi meu tempo tentando ajudar o rapaz, que fala URDU, um dialeto do Árabe antigo, tentei ao máximo comunicação em Inglês para ajudar o rapaz. Nós temos que respeitar muitas regras, muitas mesmo mas parece que são dois pesos e duas medidas.
Maddo
1 -
Olá, também já tentei algo parecido. Mas, mudei de foco porque parece que estamos implorando.
2 -
Show Luciano, tem que colocar a boca no trambone mesmo! Desabafar sim, porque não.
Estou como você, só respondo as classificações 5 estrelas que possuem comentário. 5 estrelas sem comentário, parece algo automático. Tipo, a Udemy induz já depois de 3 aulas que o aluno classifique, cai... ahh tá, vai 5 estrelas, pronto! Ou o contrário... toma 1 estrela, depois eu avalio melhor e fica pra sempre.
Boca no trambone.
Maddo
2 -
Olá, @MarcoMaddo
,Ouvimos você e agradecemos por compartilhar suas idéias.
Precisamos equilibrar o fato de que ter uma revisão rápida e antecipada realmente aumenta o número de avaliações que um curso recebe em uma quantidade significativa, o que ajuda novos instrutores e novos cursos a obter a prova social de que precisam para ter sucesso e atingir marcos.Também fizemos pesquisas que mostram que há uma alta correlação entre as revisões iniciais e as revisões posteriores. Sinta-se à vontade para deixar seus alunos saberem que eles podem deixar uma avaliação mais tarde ou no final do curso, se não se sentirem confortáveis em deixar uma agora.
Se você ver uma análise que afirma explicitamente que eles estão classificando o curso como baixo por má vontade, envie um e-mail para policy@udemy.com. Podemos dar uma olhada mais de perto e possivelmente remover classificações que não sejam sobre o conteúdo do seu curso.Também recomendamos fornecer muito valor nos primeiros 10-30 minutos para que os alunos fiquem presos e queiram continuar assistindo ao seu curso (e deixar uma boa revisão antecipada).
0 -
@MaxSandy
Max, acho que sua alegação de que o aluno logo poderá aumentar a classificação só funciona para cursos curtos.No caso dos meus que têm 18 horas, isso não funciona. O aluno dá uma nota baixa porque não conheceu o curso direito e só vai reavaliar um ou dois anos depois, já que o curso leva uns três anos para ser concluído.
0 -
Estou cada vez mais convencido de que o sistema de avaliação da Udemy é completamente furado. Não reflete em hipótese alguma o que os alunos acham do curso. Os alunos que entram pela primeira vez mal sabem o que significa classificação. Passam o mouse ou o dedo e, onde parar, parou! É muito comum darem uma ou mesmo cinco estrelas porque querem se livrar logo do pedido de classificação.
De minha parte, cansei e agora não denuncio mais e não respondo comentário de ninguém, bom ou ruim.
Quando a Udemy entender que esse jogo de classificação só serve para tomar nosso precioso tempo, as vendas vão melhorar muito mais pois teremos mais tempo para produzir. E, esta é a parte que nos cabe.
Se a Udemy aprovou um curso é porque ele é bom. Então, é um disparate permitir que classifiquem com uma estrela sem nenhuma justificativa. Isso depõe contra a própria Udemy. Fica parecendo que não é uma plataforma séria.
1