Reembolsos suspeitos: Levantamento mostra 10 reembolsos para o mesmo aluno.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Reembolsos suspeitos: Levantamento mostra 10 reembolsos para o mesmo aluno.

Olá pessoal, todos bem?

 

Sei que esse assunto já foi falado e falado várias vezes aqui no grupo, mas eu fiz um levantamento hoje, onde praticamente o mês está sendo finalizado e notei que os mesmos alunos que estão se inscrevendo no curso nos últimos 90 dias, são os mesmos que pedem e conseguem na cara de pau o reembolso integral do valor pago pelo curso.

 

Antes que a moderação informe que devo reportar para a área responsável, já adianto que estou ciente e que farei. Posso estar redondamente enganado, mas a minha impressão... reforçando que é a minha impressão, me diz que este tipo de postagem não agrada muito.

 

Mas segue o levantamento que possa ajudar outros colegas.

 

Captura de Tela 2021-02-24 às 15.39.45.png

 

Como podem ver, um aluno Te[nome protegido pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018] conseguiu nada mais e nada menos que 10 reembolsos nos último 90 dias.

 

Só não percebe que é um comportamento suspeito o mecanismo de reembolso da Udemy, porque até que me provem o contrário, foram 10 reembolsos de má fé.

 

O valor do reembolso não é o problema aqui, o problema é a festa dos reembolsos que alguns alunos, e ainda bem que a minoria, já descobriram e fazem uso desta falha no sistema.

 

Este tal de BRU[etc etc] é um funcionário público, tem nível superior, trabalha em setor público de tecnologia e eu descobri apenas minerando informações na web e correlacionando o perfil.

Entrou no meu radar! 

 

Udemygos, me sinto muito desapontado quando vejo estes dados, este perfil de aluno vai ficando mais claro, e pior sendo descoberto, sem muito esforço por mim, e por outro lado, quem deveria cuidar e evitar estes reembolsos não atua na mesma velocidade.

 

Agora que compartilhei aqui, bora enviar o email para a área responsável.

 

Forte abraço,

 

Maddo

26 RESPOSTAS 26

Olá Pessoal,

 

Exatamente minutos depois que eu postei minha mensagem, o aluno BRU[etc etc] que já solicitou vários reembolsos, fez novamente uma inscrição no curso. Logo, eu pude identificar mais detalhes do aluno, como a URL do mesmo na plataforma, quais cursos além do meu ele está inscrito e vi que o colega @nelio-alves contém um curso no qual o mesmo aluno está inscrito.

 

Captura de Tela 2021-02-24 às 17.07.50.png




Não sei se o mesmo ocorre com colega, mas o aluno BRU[etc etc] também está inscrito no seu curso Java COMPLETO Programação Orientada a Objetos + Projetos.


Será que ele solicitou também várias vezes reembolso do seu curso? 

Aliás @nelio-alves , eu lhe enviei uma mensagem privada com todos os detalhes.

 

Quando meu curso não constar na lista de cursos da URL deste aluno, irei postar aqui novamente outra imagem atualizada da URL.

Serão 08 reembolsos solicitados para este mesmo aluno.

 

Abraços a todos.

 

Maddo

Caro Marco, não cheguei a monitorar o comportamento desse usuário, mas é sabido que alguns usuários tem esse comportamento de comprar e pedir reembolso com frequência. Gostaria de saber se a plataforma implementa políticas para inibir esse comportamento. Abraços.

Olá Nélio,

 

Obrigado por responder.

 

As políticas existem sim, entretanto os reembolsos ocorrem de forma suspeita. É muito difícil para nós monitorarmos comportamentos de alunos/usuários suspeitos, mas o que me chamou a atenção foi a multiplicidade de reembolsos, para o mesmo curso o que me motivou monitorar e cheguei até você.

 

Penso que se não acontecer uma mobilização em massa dos instrutores brasileiros, as mudanças nas políticas de reembolso vão demorar muito ou nunca vão acontecer.

 

Lhe desejo sucesso, 

 

Maddo

Anonymous
Não aplicável

Oi @MarcoMaddo,

 

Conte comigo referente a mobilização para coibir essa prática, enquanto a udemy não demonstra se quer querer fazer algo, temos que nos unir.

 

Podemos compartilhar a lista de "alunos" que abusa da politica de reembolso e enquanto a udemy não tomar uma posição pra coibir, poderiamos fazer uma chuva de denuncias na mesma proporção que os "alunos" pilantras pedem reembolso, compartilhando os nomes e links dos perfis e depois fazendo denuncias em massa, o que acha ?

 

Não é uma solução, por que a solução tem que vir da udemy, mas ficar quieto não ajuda também né ? caso tenha alguma sugestão responde ai.

@nelio-alves como vai tudo bem?

 

Hoje novamente o mesmo aluno fez a compra do meu curso e solicitou reembolso. Isso ocorrei na madrugada.

 

Como eu salvei a URL do aluno e tenho como observar algo que possa ser útil para provar que o aluno está de má fé e literalmente agindo de forma suspeita, notei o seguinte:

 

Captura de Tela 2021-02-26 às 09.34.27.png

 

 

Agora são 8 reembolsos até a presente data desde 30 de Janeiro de 21

 

Nesta imagem, o seu curso e o meu aparecem.

 

Captura de Tela 2021-02-24 às 17.07.50.png

 

 

Já nesta outra imagem, o seu curso não aparece mais, logo o aluno solicitou reembolso também do seu curso.

 

 

Captura de Tela 2021-02-26 pix.png

 

@nelio-alves seu curso Java Completo, ontem aparecia na lista de curso do aluno em questão, hoje não aparece mais, e agora tem dois cursos diferentes.

 

 

Seu que não podemos divulgar dados de alunos aqui, como NOME. Mas irei enviar uma mensagem particular para você com o NOME e a URL do aluno. 

 

Seria uma grande gentileza sua se puder verificar se este aluno fez mais de um pedido de reembolso em seus cursos. Assim, é mais uma prova de uso suspeito fora das regras da Udemy por parte do aluno.

 

Prezado moderador @MaxSandy  como vai? Espero que esteja acompanhando. Agora eu pude identificar o comportamento de um aluno, que já "ganhou" 8 reembolsos nos último 60 dias. Como este aluno está agora no meu RADAR, puder identificar que só nas últimos 72 horas horas, o mesmo comprou o meu curso duas vezes e solicitou reembolso duas vezes. Além disso, parece que fez o mesmo com o colega @nelio-alves .

 

Algo que é fato, está ocorrendo a muito tempo e a UDEMY embora reconheça e é lenta demais para resolver.

Abraços Udemygos.

 

Marco Maddo

Hahahahaha, enquanto eu escrevia a mensagem anterior, os outros cursos do perfil do aluno já não estão mais na URL do mesmo.

 

 

Captura de Tela 2021-02-261.png

 

Antes do reembolso tinha estes cursos:

 

Captura de Tela 2021-02-26 pix.pngCaptura de Tela 2021-02-24 às 17.07.50.png

 

Prezado moderador @MaxSandy, eu imagino a quantidade de outros instrutores sendo prejudicados por este aluno em questão, já que pelo menos no meu levantamento, 4 cursos foram comprados e aparentemente reembolsados. Pelo menos o meu curso eu garanto que este aluno comprou 8 vezes desde janeiro de 2021, e teve reembolso para todas as compras. Se aconteceu com os outros 3 cursos não posso afirmar, mas o comportamento do aluno me faz pensar que as possibilidades são grandes.

 

Continuarei monitorando meu RADAR diariamente, e reporto novidades em breve.

 

Professor Marco Maddo

Caro Marco. Não tenho disponibilidade agora para fazer essa análise, mas gostaria muito de saber quais providências a Udemy toma nesses casos. Eu sei que a Hotmart bane o usuário pelo CPF quando ele tem comportamentos abusivos dessa forma. Abraços.

Olá @nelio-alves, como vai você, tudo bem?

 

Seu comentário, "Não tenho disponibilidade agora para fazer essa análise...", aplica-se a minha pessoa também. E pode até ser que aplica-se a grande maioria de nós. Não temos que ficar monitorando este tipo de abuso, já que seria muito mais fácil sistematizar na plataforma.

 

Talvez por não termos tempo de olha, é que persiste a demora da Udemy em resolver.

 

Abrindo um parênteses aqui:

 

"O recém nascido só vai sanar a fome se abrir a boca e chorar..., ao chorar um responsável vai ouvir e tomar as providências....", ou seja, enquanto ficamos passivos os abusos vai continuar e mais e mais reembolsos vão sendo contabilizados em favor dos usuários/alunos.

 

Obrigado pelo seu apoio, saber das providências que a Udemy dará é algo que temos muito interesse.

 

Abraços,

 

Maddo

Olá pessoal, 

 

Captura de Tela 2021-02-24 às 22.08.12.png

 

Observei que os alunos que estou monitorando os pedidos de reembolsos, especificamente o Tel[etc etc] que solicitou 10 vezes reembolso, hoje comprou na promoção, novamente o curso e também já solicitou o reembolso.

 

 

Recido da Compra

Captura de Tela 2021-02-24 às 22.25.44.png

 

Comprovante do reembolso, 11º vez nos últimos 90 dias.

 

Captura de Tela 2021-02-24 às 22.26.04.png

 

 

Prova de que o aluno estava inscrito no curso, conforme URL de cursos comprados pelo aluno

 

 

Captura de Tela 2021-02-24 às 21.23.02.png

 

 

Meu levantamento, com registro dos últimos 10 reembolsos.

 

Captura de Tela 2021-02-24 às 22.16.43.png

 

Eu fiz um levantamento de todas as vezes que o aluno se inscreveu, e com base no LOG das mensagens de boas vindas, pode notar o seguinte:

 

Log das 11 mensagens de boas vistas ao curso

 

1) há 4 meses, primeira inscrição

Olá, como vai? Seja muito bem vindo(a), ao Curso Desenvolvimento Android em Java, este curso vai lhe ensinar como projetar, criar aplicativos, capacitar você para o Mercado de Trabalho, e lhe ensinar como gerar uma ótima renda desenvolvendo aplicativos Android.

 

2) há 3 meses, segunda inscrição

Olá, como vai? Seja muito bem vindo(a), ao Curso Desenvolvimento Android em Java, este curso vai lhe ensinar como projetar, criar aplicativos, capacitar você para o Mercado de Trabalho, e lhe ensinar como gerar uma ótima renda desenvolvendo aplicativos Android.

 

3) há 3 meses, terceira inscrição

Olá, como vai? Seja muito bem vindo(a), ao Curso Desenvolvimento Android em Java, este curso vai lhe ensinar como projetar, criar aplicativos, capacitar você para o Mercado de Trabalho, e lhe ensinar como gerar uma ótima renda desenvolvendo aplicativos Android.

 

4) há 3 meses, quarta inscrição

Olá, como vai? Seja muito bem vindo(a), ao Curso Desenvolvimento Android em Java, este curso vai lhe ensinar como projetar, criar aplicativos, capacitar você para o Mercado de Trabalho, e lhe ensinar como gerar uma ótima renda desenvolvendo aplicativos Android.

 

5) há 3 meses, quinta inscrição

Olá, como vai? Seja muito bem vindo(a), ao Curso Desenvolvimento Android em Java, este curso vai lhe ensinar como projetar, criar aplicativos, capacitar você para o Mercado de Trabalho, e lhe ensinar como gerar uma ótima renda desenvolvendo aplicativos Android.

 

6) há 3 meses, sexta inscrição

Olá, como vai? Seja muito bem vindo(a), ao Curso Desenvolvimento Android em Java, este curso vai lhe ensinar como projetar, criar aplicativos, capacitar você para o Mercado de Trabalho, e lhe ensinar como gerar uma ótima renda desenvolvendo aplicativos Android.

 

7) há 3 meses, sétima inscrição

Olá, como vai? Seja muito bem vindo(a), ao Curso Desenvolvimento Android em Java, este curso vai lhe ensinar como projetar, criar aplicativos, capacitar você para o Mercado de Trabalho, e lhe ensinar como gerar uma ótima renda desenvolvendo aplicativos Android.

 

😎 há 2 meses, oitava inscrição

Olá, como vai? Seja muito bem vindo(a), ao Curso Desenvolvimento Android em Java, este curso vai lhe ensinar como projetar, criar aplicativos, capacitar você para o Mercado de Trabalho, e lhe ensinar como gerar uma ótima renda desenvolvendo aplicativos Android.

 

9) há 2 dias, nova inscrição

Olá, como vai? Seja muito bem vindo(a), ao Curso Desenvolvimento Android em Java, este curso vai lhe ensinar como projetar, criar aplicativos, capacitar você para o Mercado de Trabalho, e lhe ensinar como gerar uma ótima renda desenvolvendo aplicativos Android.

 

10) há um dia, décima inscrição

Olá, como vai? Seja muito bem vindo(a), ao Curso Desenvolvimento Android em Java, este curso vai lhe ensinar como projetar, criar aplicativos, capacitar você para o Mercado de Trabalho, e lhe ensinar como gerar uma ótima renda desenvolvendo aplicativos Android.

 

11) há 2 horas, décima primeira inscrição efetuada HOJE, dia 24/02/2021

Olá, como vai? Seja muito bem vindo(a), ao Curso Desenvolvimento Android em Java, este curso vai lhe ensinar como projetar, criar aplicativos, capacitar você para o Mercado de Trabalho, e lhe ensinar como gerar uma ótima renda desenvolvendo aplicativos Android.

 

Esta último foi hoje, o que me permitiu ter acesso a URL do aluno e ver o registro dos LOGs.

 

O direito ao reembolso é justo, mas não 11 vezes para o mesmo aluno.

 

Já reportei para a área responsável da Udemy.

 

Captura de Tela 2021-02-24 às 22.32.47.png

 

Irei continuar compartilhando aqui com os colegas estes casos, porque acho importante que os instrutores fiquem sabendo. E como estou agora com estes alunos no meu RADAR, vamos ver por quanto tempo eles ainda terão acesso aos reembolsos.

 

Em relação a Política de reembolso da Udemy, isso só está acontecendo comigo?

 

Abraços a todos,

 

Professor Marco Maddo

Anonymous
Não aplicável

Oi @MarcoMaddo,

 

Acontece comigo também(com números bem menores do que os informados por você), e acredito que todos os instrutores da udemy passam por isso, mas são poucos que se manifestam.

Olá @Anonymous, com vai tudo bem?

 

Eu via também números menores mensalmente, mas quando planifiquei com dados dos últimos 90 dias, consegui identificar 10 reembolsos para um mesmo usuário.

 

Agora que tenho a planilha, irei acompanhar mais de perto e sempre reclamar para a área responsável da Udemy e compartilhar aqui os fatos verídicos.

 

Se mais instrutores estivessem se manifestando, penso que estaríamos gerando uma pressão em busca de soluções, e não de e-mails gerados com copia e cola ou rôbos com mensagens padrões ou auto-resposta.

 

Falando por mim, o que eu espero como instrutor é uma solução para acabar com estes múltiplos reembolsos.

 

Graças a este levantamento que fiz, ontem no último dia da promoção do mês eu consegui "interceptar" duas inscrições seguidas de pedido de reembolsos recorrentes, de usuário com mais de 6 reembolsos nos últimos 90 dias.

Não foi possível impedir o reembolso, até porque não temos nenhum controle sobre isso, mas foi possível enviar uma mensagem para os usuários, comunicando que estão no meu RADAR e enviei por mensagem privava, uma relação com as datas das respectivas comprar e seus reembolsos, para cada um dos "interceptados".

 

Eu também informei aos mesmos, que por eu suspeitar de comportamento estranho que foge a política de reembolsos da plataforma, todos os pedidos de reembolsos já efetuados, assim como todos os próximos, serão por mim, reportados para o canal responsável na plataforma.

 

Se vai dar resultado, eu não sei. Mas como comentei, eu quero é solução.

Se isso não é abuso, não sei mais o que poderia ser identificado como tal.

Dei uma olhada nos meus reembolsos e não tem ninguém chamado Tel...

Ainda não fui vitima dele. Mas tenho outros alunos com 2 ou 3 reembolsos em um mesmo curso. 

Sim @Marcio é um abuso da política de reembolso. Especificamente para este usuário TEL... já são 4 meses de matricula x reembolso. Inclusive neste mês já ocorreu.

 

Eu não irei descansar em compartilhar aqui estes fatos e reportar para a área responsável por email para Udemy.

 

Dá muito trabalho ficar gerenciando diariamente tudo isso, eu sei que agora estou perdendo tempo, mas logo logo, eu aprendendo o mecanismo, irei criar uma ferramenta para automatizar e me alertar sempre que um usuário do meu RADAR se matricular no curso.

 

É só uma questão de tempo, porque habilidade e experiência para desenvolver uma ferramenta para este cenário eu tenho.

Cara, ao meu ver o problema não a política de reembolso, pq a Udemy só está cumprindo a lei. Então se o reebolso vai ser em 7, 15 ou 30 dias, para quem quer agir de má fé, esse prazo é indiferente. 

 

Me dscp pelo oque vou falar, dói pra mim também como produtor, mas o sistema de segurança para baixar conteúdo é muito falho. Sabemos que no youtube existe varios vídeos que ensinam e o pior a Udemy não faz nada com relação a isso.

 

Até no mercado livre, existe pessoas que vedem curso da Udemy, ou seja a pessoa compra e revende os arquivos, e essa pratica vai continuar nessa ciranda pra sempre.

 

Sabemos que qualquer site é possivel fazer download, mas em outras plataformas esse processo é mais trabalhoso.

 

Então @MaxSandy de uma antenção nisso pfvr, conversa com o pessoal para criar um sistema que impedem dos cursos serem baixado por completos em minutos.

 

 

Inclusive uns dos aplicativos tenho certeza que vocês conhecem é o tal de Udeler, fiz minha parte, já denuncei os vídeos no youtube, já reclamei com as pessoas que postaram o conteúdo ensinando a fazer download.

 

Mas os vídeos continuar lá firmes e fortes, recebendo a cada dia mais vizualizações. 😕

 

 

Olá @Thiago_osp , 

 

Também tenho conhecimento sobre este app que também é algo bem grave, compromete os direitos autorais que temos como criadores do conteúdo original.

 

É pirataria na cara dura mesmo.

@Thiago_osp , tudo bem?

 

Cumprir a lei é uma coisa, agora deixar 2, 4, 8 16 reembolsos para o mesmo produto é abuso. Não deveria ser permitido.

 

Vamos colocar este tema em um exemplo, dentro das leis do Brasil e do Código de Defesa do Consumidor. Afinal, ninguém melhor que nós brasileiros para contextualizar este cenário.

 

"Uma pessoa vai até a loja na sexta-feira e compra um PS4 e uma TV de 50 polegadas, daí usa bastante no final de semana, e na segunda-feira vai até a Loja e devolve e pede a grana de volta. Ok, a lei permite.


Daí, na outra sexta-feira, a mesma pessoa vai em outro horário na mesma loja, e compra novamente os mesmos produtos, PS4 e TV. Joga, joga, joga no final de semana inteiro, e segunda-feita retorna a loja e devolve PS4 E TV, pega a graninha, sai dando risada e vai embora.

 

Na outra sexta-feita, já que foi fácil, repete o procedimento para poder jogar e jogar no final de semana na garantir de poder devolver o produto e receber a graninha de volta.".

 

Ok, só se a LoJa for muito tonta para não perceber má fé e abuso da pessoa, por mais que existem leis que estão regulamentando as relações de consumo, em lojas físicas ou on-line, certamente isso não ocorreria em um case real. A lei estaria protegendo a LOJA sem dúvida alguma.

 

Então, qual a diferença neste caso em que temos alunos comprando os nossos suados cursos e em menos de 24.. 48.. horas pedem reembolsos e depois fazem uma nova compra?

 

Falando por mim, eu acho que a política de reembolsos da Udemy é genérica, por mais que dizem que estão respeitando as leis de cada país.

 

 

Você está certissimo, porém infelizmente existe muitas pessoas de má fé, eu tenho uma "conhecida" vira e mexe ela compra livros na americanas e quando o produto chega, ela ler o livro e depois pede o cancelamento. Porém dependendo do preço fica inviável mandar o livro de volta, dentro desse contexo a loja americanas, procurando entender o lado dela, pede p/ ela doar o livro para uma instituição de caridade.

 

Resumo da ópera, ela está com uma instante cheia, agindo dessa forma. 😕

 

Mas voltando a política de reembolso, acredito que ninguém melhor para decidir sobre o prazo de reemboso, doque o próprio produtor.


@Thiago_osp  escreveu:

Você está certissimo, porém infelizmente existe muitas pessoas de má fé, eu tenho uma "conhecida" vira e mexe ela compra livros na americanas e quando o produto chega, ela ler o livro e depois pede o cancelamento. Porém dependendo do preço fica inviável mandar o livro de volta, dentro desse contexo a loja americanas, procurando entender o lado dela, pede p/ ela doar o livro para uma instituição de caridade.

 

Resumo da ópera, ela está com uma instante cheia, agindo dessa forma. 😕

 

O velho jeitinho brasileiro, é uma questão cultural. Uma pena que ocorre em um contexto de uma pessoa culta, que gosta de LER.

 

 

Mas voltando a política de reembolso, acredito que ninguém melhor para decidir sobre o prazo de reemboso, doque o próprio produtor.


 

Você falou tudo:

 

Mas voltando a política de reembolso, acredito que ninguém melhor para decidir sobre o prazo de reembolso, doque o próprio produtor.

 

Em outra plataforma funciona assim mesmo, eu que defino quantos dias o usuário poderá pedir reembolso, e eu  deixo setado apenas 7 dias. Compra quem quer, e nunca tive um único pedido de reembolso.

 

Anonymous
Não aplicável

@Thiago_osp,

 

A Politica de reembolso da udemy é falha e tem sua parcela de culpa sim, e uma parcela bem grande de culpa.

 

Falando da legislação brasileira, em especifico do código de defesa do consumidor, existe limites, não é a toa que outras empresas não reembolsam qualquer produto ou infoproduto.

 

Exemplo disso é outros infoprodutos vendidos por outras empresas que não dão direito a reembolso, mesmo vendendo pela internet, exemplo: venda de músicas ou stream(séries e filmes) ou até mesmo licença de software, Exemplos:

 

                                                                Exemplo1:

 

 

Imagina você comprar uma licença do windows ou do pacote microsoft office ou de qualquer outro software, usar por 4 dias e depois pedir o dinheiro de volta.

 

                                                                  Exemplo2:

 

 

assinar um serviço de stream como a disney+ para assistir séries e filmes e após assistir algumas séries pedir o dinheiro de volta por que não gostou de alguma série ou filme.

 

                                                                  Exemplo3:

 

comprar/assinar o serviço de pay-per-view da globo(premiere) para assistir jogos do brasileirão, ai o assinante assisti os jogos do meio de semana e do final de semana e antes dos 7 dias pede reembolso do valor pago, e na semana seguinte faz a mesma coisa, é muito abuso concorda ?

 

 

                                                                  Exemplo4:

 

Comprar alimentos como uma pizza por um APP ou site, come uma ou duas fatias e depois devolve a pizza e pega o dinheiro de volta(reembolso) por que não gostou da pizza.

 

Então existe sim exceções e limites no que diz a respeito do art. 49 do código de defesa do consumidor do brasil ou qualquer outra lei aqui do brasil, e empresas podem impor limites, a própria adobe impõe limites nos seus infoprodutos e não reembolsa qualquer produto e bane quem abusa de reembolso, a hotmart também bane quando alguém comete abusos/fraudes iguais aos mencionados pelos instrutores da udemy, a udemy pode também pode impor limites no infoproduto(cursos) vendido na sua plataforma e banir essas pessoas que abusam da politica de reembolso.

 

A pergunta é, a udemy tem interesse em usar seu juridico para impor os limites para diminuir essas fraudes ?

 

Por que essa situação reportada pelo colega @MarcoMaddo e até mesmo por mim e por muitos outros instrutores é abuso é fraude na cara dura.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas