Search Engine da Udemy Viciado

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
eNauti
Pesquisador
Pesquisador

Search Engine da Udemy Viciado

Achei bastante estranho a lógica por trás do search engine da Udemy.

 

Meus caros, notem:

tenho um curso bastante único, de navegação astronômica. Do que pude constatar, é o único do gênero em português aqui na Udemy. Oras, sendo único, se um aluno procura pelo termo "navegação astrônomica", era de se esperar que o meu curso figurasse em primeiro na lista, ou bem próximo disso.

 

Qual não foi minha surpresa quando faça essa busca e, antes do meu curso, aparecem uns 7 ou 8 cursos que não tem relação alguma aparente com o tema! Eu registrei esse comportamento em um vídeo privado aqui no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=yMhPz083Tnc

 

Deixo as conclusões por conta de cada um, mas a mim me parece que o search engine não estaria aproximando comprador e vendedor, como era esperado, mas sim colocando em primeiros lugares aquilo que interessa à própria Udemy vender. O google dá melhores resultados para o meu curso que o próprio search engine da Udemy!

 

Enfim... estou bastante decepcionado com a Udemy e já fechei as portas de dois cursos meus aqui. Primeiro, foi esse negócio de restringir os cupons de desconto, o que já tornou bastante difícil a vida dos instrutores. Recentemente, veio essa diminuição do percentual a que cabe os instrutores, que são aqueles que despenderam energia e tempo na criação de cursos e que muitas vezes estão prontos para suportar seus alunos a qualquer tempo e, agora, vejo isso!

 

Seria interessante que um representate da Udemy explicasse esse comportamento anômalo do search engine de forma clara e explícita (e sei que vão fazer! Sempre fazem!).

 

Mas o que está nas entrelinhas é que me desagrada! Seria interessante a Udemy rever o rumo que está tomando em relação aos seus instrutores; isso, no meu ver, não está nada bom!

 

5 RESPOSTAS 5

Na busca que fiz seu curso foi o primeira da lista a ser retornado. Talvez o problema para você seja de cache do navegador. Limpe o cache do seu navegador ou teste em outro navegador que não tenha ainda feito essa busca.navegacao.PNG

 

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Olá @eNauti! Tudo bem?

 

Muito obrigado por compartilhar essa situação aqui na comunidade, essa é uma ótima oportunidade pra eu te ajudar a entender como funciona a pesquisa na nossa plataforma.

 

Como você informou no seu relato, o seu curso tem uma temática bem específica e, por isso, quando você digita as palavras-chave acaba recebendo primeiramente os resultados das pesquisas mais comuns com essas palavras. No caso do vídeo, por exemplo, os primeiros resultados foram relacionados com a palavra "navegação", que é bem comum no nosso site. E depois o seu curso que junta os dois termos digitados. Caso você pesquisasse pelo título completo a pesquisa te leva primeiramente para o seu curso, pode fazer o teste com  "Navegação Astronômica" como o @Marcio fez ou até mesmo "Astronômica", já que a pesquisa é mais específica, o seu curso também aparace em primeiro.

 

Espero que eu tenha te ajudado a entender um pouquinho como funciona e caso ainda tenha qualquer dúvida sobre o assunto, por favor entra em contato com o nosso suporte e assim poderão te dar mais detalhes 🙂

 

Abraços,


Max Sandy - Udemy International Community Team
eNauti
Pesquisador
Pesquisador

Olá, MaxSandy!

 

então realmente o search engine está viciado. A busca que fiz (veja meu vídeo) foi bem específico: “navegação astronômica”. E o search engine coloca vários resultados não tão específicos antes. 

CarlosN
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @eNauti,

 

Obrigado por trazer esse tema para ser discutido. 

 

Como você ainda possui mais dúvidas sobre a Ferramenta de Busca, entre em contato pelo e-mail instructorsupport@udemy.com e assim a Equipe de Suporte pode continuar lhe ajudando.

 

Boas vendas!

 

Carlos N - International Community Team
Luizomf
Pesquisador
Pesquisador

Já comentei sobre isso há algum tempo - https://community.udemy.com/t5/Discuss%C3%A3o/Porque-alguns-cursos-sempre-est%C3%A3o-em-primeiro-nas... - infelizmente quase a mesma coisa. Fazer o que, né rsrsrs.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas