É abril e temos um novo tema: AV

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Carolina M.
Community Moderator
Community Moderator

É abril e temos um novo tema: AV

CarolinaM_0-1711976714975.gif

 

Olá, instrutores!

 

É oficialmente abril e este tema deve ser um tópico bastante discutido - AV. Agora, você pode estar se perguntando “o que é AV?”.

 

AV significa audiovisual e as discussões deste mês vão girar em torno de tudo relacionado a melhorar a qualidade da gravação do seu curso online.

 

Com isso em mente, adoraríamos começar este mês com uma pergunta:

 

Qual câmera/microfone você usou pela primeira vez quando começou a gravar cursos online?

 

Compartilhe suas respostas nos comentários abaixo 👇

 

 

9 RESPOSTAS 9
Alyssonc
Especialista Especialista
Especialista

A minha fou uma webcam Logitech C920 e microfone lapela Boya com fio. 😬

Você não começou mal, digo que começou muito bem. A Logitech C920 é muito boa e esse lapela da Boya sempre muito elogiado. 

Carolina M.
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @Alyssonc 

 

Obrigada pela resposta!

 

Começar com uma webcam full HD e um microfone de lapela já é um excelente ponto de partida! 😆

DaniloMota
Community Champion Community Champion
Community Champion

Comecei usando a Webcam do computador mesmo. Para captar o som, usei um fone da Apple. Depois fui melhorando e comprei uma Canon T5i e um microfone de lapela. 

Para quem vai começar hoje, percebo que os celulares tem ótimas câmeras e tem microfones baratos hoje com boa captação para começar com o básico bem feito. Simbora gente!!

Carolina M.
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @DaniloMota 

 

Obrigada por compartilhar seu começo!

 

Concordo com você que os celulares atuais são excelentes em termos de câmeras, e, dependendo das necessidades, também possuem microfones decentes. Até mesmo os fones da Apple que você mencionou oferecem uma qualidade apropriada com os devidos ajustes 😊

Meus cursos são com captura de tela do PC, não uso câmeras. Já até pensei em usar, para me mostrar falando no cantinho da tela, mas ainda não fiz isso. 

 

Sobre áudio, eu já tive inúmeros microfones. Meu grande problema sempre foi o barulho externo (latidos, carros, conversas na rua). Eu moro em uma rua movimentada, que liga o centro a alguns bairros, por isso, tem sempre muito movimento de carros e motos. Durante o dia é praticamente impossível gravar áudio. Além disso, do outro lada da rua tem uma praça/pracinha onde a criançada faz a festa durante o dia. 

Então, depois de usar muitos microfones condensadores eu adquiri um dinâmico (Zoom ZDM-1), que captura bem menos os barulhos que vem da rua. Mas ele deixa o som um tanto fechado, dá um trabalhinho a mais para equalizar.

 

Sobre meu primeiro microfone, foi um headset baratinho da Clone, com plug P2 plugado na placa de som do PC. Horrível!

Depois de algumas pesquisas eu comprei o headset LX-3000 da Microsoft e foi um belo upgrade. Fiquei com ele por quase 3 anos, até que parou de funcionar. Então passei para microfones.

Primeiro peguei um Sony de lapela e um gravado digital da Sony. Gravei um curso e resolvi mudar, não era ruim, mas eu não me adaptei muito bem a rotina de usar o gravador digital. Na sequencia peguei um Samson Go Mic no qual gravei vários cursos. Mas, resolvi tentar algo diferente e na época peguei um BM-800 (chinês) com uma interface de áudio U-phoria UM2. Gravei 5 cursos aqui na Udemy com esse microfone, mas ele começou a apresentar problemas, foi então que fui para o Zoom. 

Com o Zoom gravei um curso até agora, no inicio foi difícil, por ser dinâmico, demorei um pouco a achar o volume ideal e a distancia ideal.

Contudo, as vezes penso em pegar um microfone de lapela novamente, para diminuir a quantidade de coisas sobre a mesa durante a gravação. 

Carolina M.
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @Marcio 

 

Obrigada por compartilhar um pouco das suas experiências!

 

Fico feliz em saber que você conseguiu resolver o problema dos barulhos externos. Por experiência própria, sei que existem alguns softwares que podem ser muito úteis para reduzir ruídos de fundo, e alguns deles são até mesmo gratuitos. Eu já utilizei o Audacity para faixas mais curtas em alguns projetos e, com prática, ele conseguiu reduzir o ruído consideravelmente.

 

Vejo que você tem uma grande experiência com diferentes tipos de microfones! É ótimo ver esse conhecimento técnico em uma área tão importante para a gravação de cursos 🙌

PauloAndrade
Community Champion Community Champion
Community Champion

Meu primeiro curso, foi totalmente reformulado 2 vezes, eu criei totalmente usando um IPad e um microfone simples, de lapela, ligado ao Ipad. Não usei a câmera do Ipad. Todo conteúdo foi criado usando um Adobe Voice, um programa da Adobe muito legal, que criava apresentações animadas. Infelizmente a Adobe descontinuou o programa, que era incrivelmente eficiente. Até hoje, tenho um curso na plataforma que foi totalmente criado no Adobe Voice. Ele sempre vende.

 

Já tive vários microfones e hoje em dia tenho muito equipamento de gravação e no segundo semestre vou construir um estúdio para gravação. 

E comecei gravando, sentado no meio da cama, para evitar a reverberação do quarto pequeno....  8 anos de Udemy é isso :).

Carolina M.
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @PauloAndrade 

 

Obrigada pelo insight! 

 

É uma pena que a Adobe tenha descontinuado o Voice, mas fico feliz em saber que o curso ainda está gerando resultados positivos até hoje!

 

Espero que tudo ocorra conforme o planejado com seu novo estúdio e que ele também traga muitos resultados positivos 😊

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas