A Udemy odeia cotações acima de 4,8.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

A Udemy odeia cotações acima de 4,8.

Fiz um curso Avançado sabendo que não venderia muito pois o público da Udemy para o meu segmento (piano) é composto, na maioria, por alunos Iniciantes.

 

O curso ficou com cotação 4,92 durante durante os três primeiros meses. Agora, entrando no quarto mês, mesmo não havendo novas avaliações, a cotação caiu de 4,92 para 4,87 e, se bem conheço a Udemy, já já vai abaixar mais ainda. Ou seja a cotação cai automaticamente mesmo que não haja novas avaliações.

 

Isso me leva a concluir que a Udemy odeia cotações muito altas. Há uma tendência dela achatar os resultados entre 4,5 e 4,7. Aliás, acho sinceramente que os cursos da Udemy não são passíveis de serem classificados pois já são de alta qualidade tanto que foram aprovados antes de serem lançados pela plataforma. 

 

Isso já aconteceu com os colegas? 

7 RESPOSTAS 7
MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Oi, @LucianoAlves,

 

Que bom vê-lo aqui na comunidade!

 

A classificação recente acompanha as avaliações do curso nos últimos 90 dias. Portanto, todas as avaliações que você recebeu 91 dias atrás serão excluídas do número. Se você recebeu uma avaliação de 5 estrelas há mais de 90 dias, o número da avaliação recente diminuirá.

 

Se você tivesse uma avaliação de 1 estrela há 91 dias, o número aumentaria assim que a avaliação parasse de contar. É esperado que o comportamento dessa métrica seja dinâmico, refletindo os últimos 90 dias de avaliações dos alunos.

 

Caso tenha outras dúvidas sobre isso, conte com nosso time de suporte a instrutores via email em instructorsupport@udemy.com


Max Sandy - Udemy International Community Team

@MaxSandy Max, muito obrigado pela resposta.

 

Cá entre nós, essa política faz com que os professores só produzam cursos para atrair muitos alunos Iniciantes e ter sempre diversas cotações acontecendo no rodízio. Um curso nível Avançado que atrai poucos alunos fica prejudicado. Ou seja, a Udemy talvez não esteja preparada para cursos Master que têm pouca procura e movimentação mas que são importantes para a conclusão de um curso em etapas (Iniciante, Intermediário e Avançado).

 

O que não fica claro na sua resposta é que, já que o curso estava com cotação alta nos últimos 90 dias e não recebeu nenhuma nova cotação após esse período, como pode cair sozinho? Não deveria ter congelado na última cotação alta? Porque abaixa automaticamente mesmo que não tenha novas cotações?

 

Vou ver como a procura e a movimentação do curso Avançado se comportam e, se eu confirmar que este não é um curso para a Udemy, passo ele para outra plataforma.

 

Poderia me fornecer algum comentário? Não vou entrar em contato com o suporte pois sei que vou receber resposta padronizada.

 

Desde já, muito grato.

 

Luciano Alves

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @LucianoAlves,

 

O que acontece é que quando o limite de 90 dias é atingido, as avaliações feitas no ínicio do período começam a não ser mais contadas na métrica do curso, recebendo outras avaliações ou não. O curso sempre irá manter a média avaliada dos últimos 90 dias.


Max Sandy - Udemy International Community Team

@MaxSandy Max, se a média dos últimos 90 dias é mantida, como as cotações do início do período começam a não ser contadas?

 

Então a média não é mantida! E isso faz com que as cotações caiam automaticamente numa tentativa da Udemy de achatar os cursos para baixo.

 

Estou certo?

 

Como a métrica é determinada pela Udemy, fica difícil saber como realmente essa média é calculada. Eu vejo meus cursos chegando na casa dos 4.9 e de repente cai para 4.78, 4.68 e tempos depois sobre para 4.82. E assim fica. Não sei se tem esse caso da Udemy não gostar de médias acima de 4.9, mas parece que a nota mais baixa derruba a média com mais força do que a nota alta aumentaria a nota. 

Mas existe essa questão que o MaxSandy citou, da exclusão de notas após 90 dias. Então, teoricamente, se você tem nota 5; 5; 5 e 4, quando as 3 primeiras forem excluídas, seu nota teria um decréscimo grande, passando a ter nota 4,75 para 4,00. Talvez seja isso que tenha ocorrido com seu curso. Dê uma olhada se as notas mais recentes são menores que as mais antigas.

@Marcio @MaxSandy Marcio, o curso foi lançado há pouco tempo. Todas as cotações estão dentro dos 90 dias! Foram 20 x 5 estrelas e 2 x 4,5 estrelas.

 

Como é possível duas cotações de 4,5 jogarem o curso para 4,87? Que fosse para 4,97 tudo bem.

 

Acho que é como você disse: poucas cotações abaixo de 5 estrelas pesam mais do que várias cotações de 5 estrelas. Nesse ponto é que digo que há uma tendência da Udemy achatar as cotações de todos os cursos para que fiquem na média entre 4,5 e 4,7. Isso é uma forma de mostrar para os consumidores que não há curso 5 estrelas, para não parecer que as cotações são irreais. Ou seja, política errada.

 

Aliás, está na hora da Udemy abolir essa política de cotações pois a empresa já está muito estabelecida no mercado. Pega mal para os instrutores e para a própria empresa. Ou, talvez, o instrutor pudesse ter o direito de aceitar ou não cotações que não têm o mínimo cabimento.

 

Como um leigo iniciante pode avaliar se um curso é bom ou não? O curso pode ser uma porcaria mas se o instrutor for simpático, o leigo dá 5 estrelas. E, o curso pode ser ótimo mas o professor não tão simpático e aí o leigo dá 2 estrelas. Isso sem contar as cotações de espíritos de porco que a Udemy não desfaz de jeito nenhum, mesmo que eles já tenham pedido reembolso.

 

Estou enganado? 

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Oi, @LucianoAlves,

 

A Udemy utiliza classificações de ponderação com base no nível de utilidade e relevância de cada uma das avaliações.

 

Há uma série de fatores que estamos usando para ajudar nas avaliações de peso; no entanto, três dos mais significativos são:

 

-Quantidade do curso que o aluno consumiu antes de sair da classificação

-Como recentemente a classificação foi deixada

- Quão valioso foi o feedback do aluno para instrutores e alunos

 

Com isso em mente, a classificação do seu curso não é uma média pura de todas as avaliações, mas cada avaliação individual pode ter um peso diferente com base em todos os fatores que a Udemy considera.

 

Espero que isso ajude a esclarecer, em caso de mais dúvidas, mande um email para nosso time de suporte a instrutores em instructorsupport@udemy.com e eles vão te ajudar 🙂


Max Sandy - Udemy International Community Team
cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas