A UDEMY já foi confiável. Eu era um fã. Sou um dos instrutores mais antigos no Brasil, tenho mais de 40.000 alunos e já cheguei a faturar quase US$2.000 em um único mês no período da pandemia. De lá para cá a UDEMY reduziu a comissão de 50% para 37% e diminuiu o investimento em tráfego. Resultado, com mais cursos no ar (hoje tenho 28) a minha média de faturamento que girava na casa dos US$800 caiu para US$200 em Abril de 2026, 75% de queda. Então, tomei uma decisão radical. Já que a venda agora não faz diferença na minha renda, saí do acordo promocional e da UDEMY Business, e subi todos os preços. Ou seja, já que o volume não leva mais ao faturamento é melhor vender menos e por um preço mais alto. Está dando certo, menos alunos de 24,90 e mais de 99,90. Pra mim tanto faz mesmo, já que a receita da Udemy deixou de ser relevante na minha vida. Foram 10 anos até agora, 7 bons, mas nos 3 últimos a UDEMY deixou de ser parceira dos instrutores e virou mais uma empresa de tecnologia que quer todo o lucro para si própria.