Aulas curtas, por favor. Ok?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Aulas curtas, por favor. Ok?

Ir para a Solução

Olá grupo.

 

Venho observando o trabalho dos instrutores melhor classificados e com milhares de alunos, com no mínimo 50 mil alunos, e pude perceber um padrão que gostaria de compartilhar com vocês:

 

1) Aulas curtas

Percebi que todos, ou pelo menos, a maioria, publica aulas curtas. Aliás, esta é a orientação da Udemy, mas nem todos seguem. As aulas curtas tornam o curso mais dinâmico e em alguns cursos menos avaliados percebe-se nos comentários das baixas avaliações o destaque (negativo) para vídeos longos. 

 

2) Atualização constante

Outra característica recorrente nos cursos Top é a atualização constante. Incluindo esta informação na descrição, como por exemplo:

ATUALIZAÇÃO: Aula extra sobre a nova versão do programa tal.

 

Em menor número alguns instrutores reformulam todo o curso, como faz a @Anonymous. 🙂

 

CORREÇÃO: Na mensagem original usei o termo AULA BÔNUS, mas na Udemy essa terminologia diz respeito a uma aula especial de caráter promocional. O @RafaelN gentilmente me alertou sobre a nomenclatura, inclusive indicando um link para mais informações:

https://support.udemy.com/hc/pt/articles/229232847-Aula-bonus-Regras-e-diretrizes

 

3) Muito conteúdo

Na Udemy não é lugar para economizar conteúdo. Vi alguns cursos em que o instrutor nitidamente estava com "pena" de "entregar" o curso todo por 20 reais e dividiu o curso em vários, tendo como resultado poucos alunos no total. Ou seja, o medo de perder não deixou ele ganhar, quem sabe, uns 30 mil por ano se fizesse um curso único com muito material.

 

4) Direto ao ponto

Com tanta coisa para ler, estudar, aprender, coisas para fazer, dentro de fora da Udemy, a sociedade moderna não tem nem tempo nem paciência para curso que pode ser considerado enrolação. Direto ao ponto é o que as pessoas querem. Explique menos e mostre mais. As pessoas querem ter os resultados prometidos na divulgação. Faça com que recebam isso logo nas primeiras aulas, pois a maioria não segue além daí.

 

ATUALIZAÇÃO: Como vocês poderão ver nos comentários a essa menagem um colega instrutor alertou que direto ao ponto pode ser entendido como aula apressada. Na verdade não é bem isso, você pode ir direto ao ponto em um vídeo de 6 minutos. Ir direto ao ponto é não ficar enrolando, divagando ou dando tanta informação preliminar que ao chegar no "ponto" o aluno nem sabe mais do que a aula está tratando.

5) Comentários nas avaliações
As avaliações de qualquer tipo (1 a 5 estrelas, com ou sem comentários) são uma oportunidade para refletir sobre o trabalho que está fazendo e deixar um recado para o futuro aluno/cliente que as está lendo antes de decidir. Uma avaliação 1 sem comentário pode ser respondida com:

 

Oi fulano. Sinto muito por não ter atendido suas expectativas com este curso, mas como você sequer pontou o que não gostou, me deixa impossibilitado de mudar o que não foi bom para você. Poderia rever esta avaliação e nos dizer em que podemos melhorar? Obrigado.

É o tipo de comentário que reconhece o direito do avaliador e reverte a péssima avaliação ao destacar que nem lhe deu a chance de melhorar. Muito diferente de algumas respostas que li, em que a "culpa" é atribuída ao aluno, que "não leu direito a descrição do curso" e coisas do tipo.

 

6) Agilidade ao tirar dúvidas

Também observei um padrão nos cursos Top que é a agilidade do professor para tirar dúvidas. Porém as dúvidas são SOLUCIONADAS, nada de dizer que vai ver depois e depois esquece e a dúvida fica lá. Na impossibilidade de resolver, porque às vezes é uma pergunta difícil, alguns mandam para o professor de certos cursos perguntas que são atividades da faculdade. Já recebi muitas dessas em meu curso de programação, de alunos pedindo para enviar um código que faça isso, isso e mais isso. Costumo devolver a pergunta com um texto mais ou menos assim:

Oi Fulano. Se eu te enviar o código pronto você não vai aprender a fazer, concorda? Vamos fazer como deve ser feito em um ambiente de estudo. Você manda o que você já fez e juntos vamos construir este código. Ok? 

 

7) Tempo de permanência na plataforma

A Udemy (e vários outros negócios) não é para quem está desesperado precisando de dinheiro e acha que vai ficar rico ou pagar as contas de um mês para outro. Em quase 1 ano de Udemy o que percebi é que os resultados aparecem entre 6 meses (mais raro) a 2 anos. A quase totalidade dos professores de sucesso só viram dar certo com 1 ano ou mais. Se você faz o tipo que lança um curso de qualquer jeito e cruza os braços esperando vender e acha que um mês depois vai estar pagando as contas, está no lugar errado. É preciso trabalhar o curso o tempo todo, fazer divulgação além da Udemy e prestar um ótimo atendimento. Isso é o mínimo para um curso decolar, mas não espere resultados expressivos antes do primeiro ano. Leia também a dica seguinte.

 

😎 Nicho de mercado

Também não adianta criar um curso que não tenha amplo mercado. Um curso de tocadores de taquara rachada não deve ter um público muito grande, então se ele for um sucesso absoluto quer dizer que alcançou o número máximo de clientes em potencial, ou seja, 20 alunos por exemplo. Compare com um curso de amplo mercado que foi um "fracasso", só alcançou 10% do potencial de alunos, porém 100 mil alunos e ainda tem 900 mil que pode conquistar. Baixas vendes nem sempre significam cursos ruins, às vezes é o nicho que é muito específico.

 

9) Mais de um curso

Outra atitude recorrente dos Top é ter mais de um curso. Isso cria uma sinergia, pois um curso atrai alunos para outro e mais de um curso ajuda também a compor o número total de alunos. Só não use a estratégia de fazer o mesmo curso parte 1, parte 2, parte 3 que já vimos que isso não funciona.

 

MEU CASO: Estou fazendo um teste de converter livros meus em cursos Udemy e como tenho livros com mais de um volume, o nome do curso será o título do livro. Com o tempo pretendo disponibilizar todos os volumes no mesmo curso, mas como nem todos os volumes foram lançados, por este motivo estou lançando A Bíblia do Kali Linux - Volume 1 e a cada três ou quatro meses lanço outro Volume na forma de outro curso até o Volume 4. 

Essa informação vai contra o que escrevi na dica 9, mas no meu caso é lançar 1 a 1 ou esperar mais de um ano para lançar todos em um. O problema é que em um ano muita coisa desatualizou e seria um ano sem faturar com um material que já está pronto. Apesar de a regra dos Top ser não fragmentar curso, vejam que há exceções.

 

10) Bônus

É recorrente nos cursos Top a entrega de bônus, na forma de aulas adicionais, ebooks, atualizações, etc. No meu curso que mais vende um dos bônus é um livro meu sobre assunto do curso. Já li em alguns comentários elogiosos que "só o bônus já valeu ter pago o curso". Ou seja, funciona se o bônus tiver valor para o aluno.

ATUALIZAÇÃO: NÃO CONFUNDIR BÔNUS COM AULA BÔNUS. Por favor leiam o comentário do @RafaelN. 🙂

 

Espero que estas dicas de alguma forma contribuam para o sucesso de vocês e fiquem à vontade para escrever nos comentários outras dicas e observaçoes. Quem é bom nisso é o @OthonMoraes e a @Anonymous . 🙂

2 SOLUÇÕES ACEITES

Ir para a Solução

Show. Parabéns pelas reflexões. Estas são dicas que devem ser impressas e pregadas no monitor do computador. 


@RafaelN  escreveu:

Ótimo artigo @Prof_Thompson! Nós aqui na Udemy recomendamos que a duração das aulas seja de 2 a 6 minutos, pois nossas pesquisam indicam que os alunos consomem mais conteúdo quando as aulas são feitas com curta duração. 

 

Além disso gostaríamos apenas de fazer um esclarecimento: os cursos podem ter conteúdo extra (popularmente chamado de "bônus"), porém, aqui na Udemy o termo "aula bônus" é reservado para uma aula que segue regras específicas e serve somente para fins de marketing, por isso cada curso pode ter somente uma única aula com esse nome e ela não pode abranger conteúdo educacional. 

Veja mais detalhes sobre aulas bônus abaixo:

https://support.udemy.com/hc/pt/articles/229232847-Aula-bonus-Regras-e-diretrizes

Abraços e continue ensinando!


 

Ver solução na publicação original

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Ótimas observações e dicas como sempre @Prof_Thompson 
Uma coisa que eu já notei entre os instrutores que ficam com pena de colocar conteúdo completo e de qualidade nos cursos para vender a 20 Reais é: eles NUNCA querem comprar um curso!

São, pelo que tenho notado nesses anos (nos grupos de instrutores Udemy e entre os meus alunos), os instrutores que vendem pouco:

- os que regulam conteúdo por que acham que quem compra um curso por 20 Reais não merece receber o conteúdo completo

- os que regulam os cupons gratuitos no lançamento do curso por que “quem ganha não valoriza”

A Udemy não é lugar de escassez, é lugar de abundância! Quem entende isso, vende muito mais 😊

Ver solução na publicação original

5 RESPOSTAS 5
RafaelN
Community Moderator
Community Moderator

Ir para a Solução

Ótimo artigo @Prof_Thompson! Nós aqui na Udemy recomendamos que a duração das aulas seja de 2 a 6 minutos, pois nossas pesquisam indicam que os alunos consomem mais conteúdo quando as aulas são feitas com curta duração. 

 

Além disso gostaríamos apenas de fazer um esclarecimento: os cursos podem ter conteúdo extra (popularmente chamado de "bônus"), porém, aqui na Udemy o termo "aula bônus" é reservado para uma aula que segue regras específicas e serve somente para fins de marketing, por isso cada curso pode ter somente uma única aula com esse nome e ela não pode abranger conteúdo educacional. 

Veja mais detalhes sobre aulas bônus abaixo:

https://support.udemy.com/hc/pt/articles/229232847-Aula-bonus-Regras-e-diretrizes

Abraços e continue ensinando!


Rafael - International Community Team

Ir para a Solução

Show. Parabéns pelas reflexões. Estas são dicas que devem ser impressas e pregadas no monitor do computador. 


@RafaelN  escreveu:

Ótimo artigo @Prof_Thompson! Nós aqui na Udemy recomendamos que a duração das aulas seja de 2 a 6 minutos, pois nossas pesquisam indicam que os alunos consomem mais conteúdo quando as aulas são feitas com curta duração. 

 

Além disso gostaríamos apenas de fazer um esclarecimento: os cursos podem ter conteúdo extra (popularmente chamado de "bônus"), porém, aqui na Udemy o termo "aula bônus" é reservado para uma aula que segue regras específicas e serve somente para fins de marketing, por isso cada curso pode ter somente uma única aula com esse nome e ela não pode abranger conteúdo educacional. 

Veja mais detalhes sobre aulas bônus abaixo:

https://support.udemy.com/hc/pt/articles/229232847-Aula-bonus-Regras-e-diretrizes

Abraços e continue ensinando!


 

Ir para a Solução

Concordo com tudo exceto com a 4) Direto ao ponto.

 

Esse ponto é polêmico. Nos meus dois primeiros cursos fui extremamente objetivo e, para minha surpresa, recebi feedback negativo dos alunos dizendo que fui apressado demais.

 

O grande lance aqui é saber dosar. Não ser objetivo demais e nem um enrolão que passa horas explicando algo só para aumentar as horas do curso.

 

Tenho muita dificuldade em não ser objetivo nas minhas aulas. 

Prof_Thompson
Community Champion Community Champion
Community Champion

Ir para a Solução

Oi @EdgarPeixoto , o direto ao ponto tem a ver com entregar o que se pede, não em ser apressado. Mas é como você bem pontuou, saber dosar o conteúdo e usar o feedback (negativo e positivo) para fazer ajustes. Li muito sobre isso que você falou, que o professor demora a entrar no assunto, perdendo tempo com divagações e outras coisas desnecessárias. 

Eu mesmo sou "aluno" em vários cursos da Udemy e alguns são sofríveis, com o instrutor falando dele, de como ele se formou, de como vai ser o curso, opinião de quem já fez, isso tomando uns 15 minutos do curso sem nem tocar no tema principal. Não era por acaso que as avaliações dele estavam abaixo de 4. Eu mesmo não o avaliei bem e sugeri a supressão ou redução dessa parte. Seis meses depois continua a mesma coisa. 🙂

 

 

 

Anonymous
Não aplicável

Ir para a Solução

Ótimas observações e dicas como sempre @Prof_Thompson 
Uma coisa que eu já notei entre os instrutores que ficam com pena de colocar conteúdo completo e de qualidade nos cursos para vender a 20 Reais é: eles NUNCA querem comprar um curso!

São, pelo que tenho notado nesses anos (nos grupos de instrutores Udemy e entre os meus alunos), os instrutores que vendem pouco:

- os que regulam conteúdo por que acham que quem compra um curso por 20 Reais não merece receber o conteúdo completo

- os que regulam os cupons gratuitos no lançamento do curso por que “quem ganha não valoriza”

A Udemy não é lugar de escassez, é lugar de abundância! Quem entende isso, vende muito mais 😊

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas