Reembolsos suspeitos: Levantamento mostra 10 reembolsos para o mesmo aluno.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Reembolsos suspeitos: Levantamento mostra 10 reembolsos para o mesmo aluno.

Olá pessoal, todos bem?

 

Sei que esse assunto já foi falado e falado várias vezes aqui no grupo, mas eu fiz um levantamento hoje, onde praticamente o mês está sendo finalizado e notei que os mesmos alunos que estão se inscrevendo no curso nos últimos 90 dias, são os mesmos que pedem e conseguem na cara de pau o reembolso integral do valor pago pelo curso.

 

Antes que a moderação informe que devo reportar para a área responsável, já adianto que estou ciente e que farei. Posso estar redondamente enganado, mas a minha impressão... reforçando que é a minha impressão, me diz que este tipo de postagem não agrada muito.

 

Mas segue o levantamento que possa ajudar outros colegas.

 

Captura de Tela 2021-02-24 às 15.39.45.png

 

Como podem ver, um aluno Te[nome protegido pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018] conseguiu nada mais e nada menos que 10 reembolsos nos último 90 dias.

 

Só não percebe que é um comportamento suspeito o mecanismo de reembolso da Udemy, porque até que me provem o contrário, foram 10 reembolsos de má fé.

 

O valor do reembolso não é o problema aqui, o problema é a festa dos reembolsos que alguns alunos, e ainda bem que a minoria, já descobriram e fazem uso desta falha no sistema.

 

Este tal de BRU[etc etc] é um funcionário público, tem nível superior, trabalha em setor público de tecnologia e eu descobri apenas minerando informações na web e correlacionando o perfil.

Entrou no meu radar! 

 

Udemygos, me sinto muito desapontado quando vejo estes dados, este perfil de aluno vai ficando mais claro, e pior sendo descoberto, sem muito esforço por mim, e por outro lado, quem deveria cuidar e evitar estes reembolsos não atua na mesma velocidade.

 

Agora que compartilhei aqui, bora enviar o email para a área responsável.

 

Forte abraço,

 

Maddo

26 RESPOSTAS 26

Agora tô até insegura de postar curso aqui.

 

@Prislaine Guedes como vai?

 

Falando sobre a minha experiência mantendo cursos aqui na plataforma.

 

Eu tinha planos de publicar vários cursos, sobre vários temas na área de tecnologia, mas com as quedas nas vendas, diga-se de passagem exponencial, e estes problemas com reembolsos suspeitos, coloquei um freio na minha produção. Apenas mantenho e atualizo alguns dos meus cursos.

 

Criar um curso novo e postar aqui na plataforma, eu não descarto, apenas irei esperar melhorias.

 

Por outro lado, você não teria nada a perder, já que a plataforma tem ótimos recursos, no contexto de envio de videos, PDF, etc.

 

Postar um curso novo, no meu ponto de vista e reforçando que falo por mim, é como entrar em um cassino, só ganha quem arriscar, e neste caso, estamos apostando a nossa mais valiosa moeda, que é o nosso tempo, tempo de vida, tempo de vida dedicado neste caso para produzir conteúdos e formar pessoas, conteúdos de qualidade obtido por nós ao longo de uma jornada de capacitação gastos com o tempo de vida que tivemos, cada minuto da nossa vida, não se compra, não se troca, não tem como voltar a traz. Deveríamos ser melhor valorizados aqui e deveríamos ser a prioridade em primeiro lugar, sempre.

 

Arrisque!

 

Boa sorte e sucesso.

 

Professor Marco Maddo.

@Anonymous sensacional! 

Super obrigado de coração pela sua coragem em postar seu sentimento.

 

Se ajudar como exemplo, meu tenho feito monitoramento das frequências de reembolsos em minha conta para um mesmo usuário/aluno nos últimos meses. Deu trabalho em um primeiro momento, mas agora é fácil de criar relatório individualizado para utilizar como elementos para reportar por email a área responsável Udemy - policy@udemy.com. E o melhor, é que apenas conhecimento de informática básica eu apliquei até agora.

 

Exemplo:

 

Captura de Tela 2021-02-24 às 22.16.43.png

 

Fiz no google docs mesmo, bem simples. Registro todos com dois reembolsos ou mais.

 

Quando tenho sorte, salvo a URL do aluno para poder colocar no meu RADAR e acompanhar o comportamento, exemplo:

 

Simples print de tela.

 

Captura de Tela 2021-02-26 às 10.06.09a.png

 

Também salvo os LOG das compras e reembolsos.

 

Exemplo:

 

Registro do reembolso, 2 vezes para o mesmo BRU...

 

Simples print de tela.

 

Captura log bruno1111.png

 

E por fim, reporto para policy@udemy.com com todos os elementos que consegui, sem muito trabalho, sem ser um super nerd, usando informática básica mesmo e um pouco do meu tempo, dá para notar reembolsos suspeitos.

 

Tenho registros dos último 90 dias, irei atualizar diariamente, mensalmente para ver por quanto tempo mais, mesmo fornecendo os elementos de que os reembolsos são suspeitos, já que são sempre os mesmos usuários. Ao longo dos próximos meses poderei postar algo assim:

 

- 2 meses de reembolsos suspeitos para o mesmo aluno e nada.

- 3 meses de reembolsos suspeitos para o mesmo aluno e nada.

- 4 meses de reembolsos suspeitos para o mesmo aluno e nada.

- 5 meses de reembolsos suspeitos para o mesmo aluno e nada.

- um semestre de reembolsos suspeitos para o mesmo aluno e nada.

- um ano de reembolsos suspeitos para o mesmo aluno e nada.

 

Meu objetivo é criar uma ferramenta para automatizar este processo, para poder compartilhar com os Udemygos mais informações, preservando a identidade dos alunos, mas provando reembolsos suspeitos.

 

Abraços e um ótimo final de semana.

 

Professor Marco Maddo

MaxSandy
Community Moderator
Community Moderator

Olá, @MarcoMaddo,

 

Obrigado por compartilhar os detalhes com a equipe de confiança e segurança. Lembre-se que, quando relatórios como este são apresentados, o time de políticas os investiga manualmente - mas não poderemos compartilhar os detalhes de suas descobertas por estes canais.

 

Por favor, sempre que notar alguma prática suspeita ou coletar materiais assim, envie diretamente para eles em policy@udemy.com

 

Aqui nós não temos permição de tratar ou discutir esses casos. São restritos ao departamento responsável.

 

Agradeço a sua colaboração!


Max Sandy - Udemy International Community Team

Entendi, hoje mesmo já tenho registro de reembolso recorrente para o mesmo usuário

A única colaboração que posso fazer é informar o fato, conforme fiz nos últimos dias e fiz hoje também. Enviei dois novos emails para policy@udemy.com.

 

Captura de Tela 2021-03-03 às 22.27.29.pngCaptura de Tela 2021-03-03 às 22.32.33.pngCaptura de Tela 2021-03-03 às 22.32.46.png

 

Obrigado,

 

Marco Oliveira (MarcoMaddo)

Anonymous
Não aplicável

@MaxSandye @MarcoMaddo,

 

Sinceramente a equipe que responde por esses assuntos e se comunica através do e-mail policy@udemy.com não está bloqueando esses abusos e fraudes que passam pelo sistema de reeembolso e ferem a politica de reembolso da udemy.

 

Pelo amor de deus, isso é um absurdo é só olhar o relatório postado pelo amigo @MarcoMaddo, é uma fraude e abuso na cara dura que esse "aluno" está fazendo a muito tempo e o mais grave é que pelo relatório postado aqui a equipe que responde no e-mail policy@udemy.com não está impedindo que o mesmo aluno continue abusando e se aproveitando dessa brecha, consumindo os cursos dos instrutores da udemy.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas