Lidando com "muitas perguntas"

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Lidando com "muitas perguntas"

Ir para a Solução

Olá, caros colegas!

 

Recentemente, um instrutor na comunidade em ingles compartilhou uma situação comum que muitos de nós enfrentamos: alunos que, após pagar uma taxa relativamente baixa pelo curso, esperam suporte individualizado e contínuo. A questão levantada é sobre a viabilidade financeira de fornecer esse suporte, especialmente considerando a baixa receita por aluno. (post original aqui)

 

Dentre os comentários no post vi coisas como limitar o tempo gasto respondendo perguntas, ajudando a manter a viabilidade financeira do curso. Ou que direcionar alunos para recursos externos gratuitos pode ser uma solução prática e eficiente.

 

Mas vi comentários sobre ignorar perguntas o que ao meu ver pode afetar a reputação do instrutor e a avaliação do curso. Alguns alunos podem deixar avaliações negativas se sentirem que não estão recebendo o suporte necessário. Eu tendo a pensar que responder perguntas detalhadamente pode criar um diferencial competitivo. Alunos satisfeitos podem recomendar o curso a outros, aumentando a receita total a longo prazo.

 

Como vocês lidam com essa situação? Vocês acham que é possível encontrar um equilíbrio entre fornecer suporte de qualidade e manter a viabilidade financeira?

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites

Ir para a Solução

Fala colegas, espero que todos estejam bem.

Faz tempo que eu não posto nada aqui, mas esse tempo é interessante.

Estou na plataforma desde 2016, bons tempos nos quais a receita recebida pelas vendas dos cursos era muito boa, por um bom tempo foi minha fonte de renda principal. E eu respondia todas as perguntas dos alunos, inclusive as postadas nas classificações.

Hoje, com a receita menor a cada mês e não vejo nada que eu faça para mudar isso, parei de responder as perguntas de forma geral, raramente mas muito raramente eu respondo alguma pergunta.

Antes de resolver não mais responder dúvidas de alunos, procurei saber se o instrutor é obrigado atuar com suporte ao curso, e isso é opcional. Não temos essa obrigação contratual, é um plus, uma cortesia para o aluno.

Eu não me importaria dedicar uma hora diária para suporte, se financeiramente tivessemos uma contra partida por isso.

O que eu fiz foi criar um grupo externo para os alunos, participa quem quer, e o grupo se ajuda, uns tirando dúvidas dos outros. Eu participo moderando quando necessário, mas o grupo é muito mais engajado do que na plataforma, simplesmente porque a plataforma não é agradável para iteração entre comunidade de estudantes. E eu ainda tenho a oportunidade de oferecer meus cupons, gerando um pouco mais de receita, exclusivamente dentro do grupo dos alunos.

Sobre a reputação do instrutor ser prejudicada, isso é um mito no meu ponto de vista. Basta uns dois ou três alunos deixarem uma classificação baixa para o seu curso, por mais que você ofereça suporte que a classificação do instrutor e do curso vai sobre impacto negativo.

No meu caso, mesmo eu não respondendo dúvidas mas mantendo minha atenção no que de fato é importante, ou seja, atualizar o conteúdo do curso, estou tendo uma boa classificação. Embora ter um curso com 5 estrelas, eu não vejo crescimento nas vendas!

Pode ser que este relato não agrade muito mas é a pura realidade.

Forte abraço,

Maddo

Ver solução na publicação original

5 RESPOSTAS 5

Ir para a Solução

Eu faço exatamente isso que você citou!

 


@Alyssonc wrote:

 

Ou que direcionar alunos para recursos externos gratuitos pode ser uma solução prática e eficiente.

 

Eu tendo a pensar que responder perguntas detalhadamente pode criar um diferencial competitivo. Alunos satisfeitos podem recomendar o curso a outros, aumentando a receita total a longo prazo.


 

Creio que tais medidas, além de evitar a má classificação do curso nas avaliações dos alunos, pode também ajudar nas promoções de novos cursos que enviarmos a eles.

 

E também aproveito as minhas respostas bem detalhadas, para incluir em futuras aulas e atualizar o curso para ganhar relevância todos os meses nas buscas do marketplace.

 

Mas claro, instrutores que vendem muito e se deparam com muitas duvidas de alunos a ponto de ter alguém ou uma equipe para dar conta de responder diariamente, pode não ser vantajoso devido ao ticket baixo dos cursos.

 

*Edit: Uma outra ajuda, seria usar IA's como o ChatGPT e o Perplexity para ganhar tempo nas respostas das perguntas...Além disso eu mantenho um Doc com modelos de Perguntas respondidas para me ajudar a ganhar tempo.

 

Sem mais,

Adriano.

Ir para a Solução

Fala colegas, espero que todos estejam bem.

Faz tempo que eu não posto nada aqui, mas esse tempo é interessante.

Estou na plataforma desde 2016, bons tempos nos quais a receita recebida pelas vendas dos cursos era muito boa, por um bom tempo foi minha fonte de renda principal. E eu respondia todas as perguntas dos alunos, inclusive as postadas nas classificações.

Hoje, com a receita menor a cada mês e não vejo nada que eu faça para mudar isso, parei de responder as perguntas de forma geral, raramente mas muito raramente eu respondo alguma pergunta.

Antes de resolver não mais responder dúvidas de alunos, procurei saber se o instrutor é obrigado atuar com suporte ao curso, e isso é opcional. Não temos essa obrigação contratual, é um plus, uma cortesia para o aluno.

Eu não me importaria dedicar uma hora diária para suporte, se financeiramente tivessemos uma contra partida por isso.

O que eu fiz foi criar um grupo externo para os alunos, participa quem quer, e o grupo se ajuda, uns tirando dúvidas dos outros. Eu participo moderando quando necessário, mas o grupo é muito mais engajado do que na plataforma, simplesmente porque a plataforma não é agradável para iteração entre comunidade de estudantes. E eu ainda tenho a oportunidade de oferecer meus cupons, gerando um pouco mais de receita, exclusivamente dentro do grupo dos alunos.

Sobre a reputação do instrutor ser prejudicada, isso é um mito no meu ponto de vista. Basta uns dois ou três alunos deixarem uma classificação baixa para o seu curso, por mais que você ofereça suporte que a classificação do instrutor e do curso vai sobre impacto negativo.

No meu caso, mesmo eu não respondendo dúvidas mas mantendo minha atenção no que de fato é importante, ou seja, atualizar o conteúdo do curso, estou tendo uma boa classificação. Embora ter um curso com 5 estrelas, eu não vejo crescimento nas vendas!

Pode ser que este relato não agrade muito mas é a pura realidade.

Forte abraço,

Maddo

Ir para a Solução

Não há nada que desagrade em seu ponto de vista, @MarcoMaddo, é um ponto de vista diferente e muito bem colocado de quem tem mais tempo na plataforma e que criou sua forma de navegar melhor o ambiente dentro do que para você faz mais sentido. Achei bem interessante seu relato de não haver mudança na avaliação e vou aproveitar sua fala sobre criar uma comunidade fora da plataforma para ver outros pontos de vista e quem sabe ir no mesmo caminho. Gratidão!

Ir para a Solução

eu recebo muito poucas duvidas, e perguntas acho que se colocar duas por mês em média eu estaria chutando pra cima. 

Ir para a Solução

Eu respondo meus alunos sempre com muita atenção, pra mim, responder duvidas faz parte do processo do curso. É claro que, algumas duvidas as vezes vão além do que foi abordado, nesses casos, se posso responder eu respondo, caso contrário, indico algum material.

Devo receber umas 20 a 30 perguntas por mês, então não chega a ser um número que me atrapalhe com outras tarefas. 

E alguns comentários deixados pelos alunos citam que eu sempre respondo as duvidas e de forma rápida em relação a outros cursos, o que parece ser um ponto bastante positivo quando outros possíveis alunos leem estes comentários.  

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas