Você protege os Recursos que oferece?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Você protege os Recursos que oferece?

Olá caros colegas,

 

Hoje pela enésima vez eu achei material meu (dado como recurso) disponível no Scribd. Sempre peço eles retiram de lá. Porque no fundo não é algo que me serve como mkt do curso.

 

Eu já uso proteção contra copia/cola nos PDFs mas o legal seria se a plataforma fizesse aquilo que alguns lugares fazem de colocar um carimbo com o nome e CPF do aluno para evitar compartilhamentos assim na internet, né?

 

Como vocês lidam (se lidam) com este tipo de coisa?

5 RESPOSTAS 5
PauloAndrade
Community Champion Community Champion
Community Champion

Acredito que colocar o CPF não seja permitido em função de Lei Geral de Proteção de Dados. Eu coloco links para meus cursos e meu website em todos os materiais. Nunca se sabe....

 

Na Kiwify eles colocam nome e cpf do aluno estampado no conteúdo o que em teoria seria um recurso para fazer o aluno não querer compartilhar pq ele seria identificado e teria dados expostos, a Hotmart eu não tenho certeza se tem esse recurso, mas acredito que sim. Não acho que isso viole qualquer lei pq o conteúdo é de uso pessoal do aluno.

Respondendo ao @Alyssonc sinceramente eu nunca me preocupei muito com isso e nem me dei o trabalho de ver se estão pirateando algum curso meu. Acho que no fim das contas isso acaba sendo um esforço desleal e sem muito proposito pq as pessoas continuam a piratear qualquer curso, e quem busca os cursos piratas não comprariam de qualquer jeito. 

Por isso tenho a impressão que não compensa se estressar com isso, talvez eu esteja engando e de fato pode prejudicar, em fim.

Quem tem má fé de piratear o curso ou retirar os materiais pode fazer um cadastro com cpf e e-mail falso, isso nunca vai acabar.

exatamente por isso eu não me dou o trabalho de me preocupar com isso!

Tem uma editora chamada Casa do Código que vende livros no formato digital. Esses livros vem com o nome do cliente no rodapé das páginas. Como o livro está sendo vendido para o próprio cliente, então acho que não há problemas quanto a lei de proteção de dados. Por isso, essa seria sim uma boa opção aqui na Udemy. Talvez não só nos PDFs e Slides, mas até mesmo nos vídeos. 

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas