Novas politicas de A/V da Udemy, evolução ou desastre?

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Novas politicas de A/V da Udemy, evolução ou desastre?

A Udemy trouxe duas grandes novidades, a meu ver foram os maiores benefícios anunciados nos em todos os anos que estou aqui, não me lembro que eu pensasse "tai isso é bom".

 

1 - Aula de preparação: não sei exatamente como eu usaria, mas já vi muitos colegas reclamando de não poder indicar ferramentas e coisas do tipo. 

 

2 - Liberação de voz gerada por IA: Aqui sempre fui contra a politica de proibir, mas a ideia de liberar tem dividido opiniões, eu acho que essa é mais relevante.

 

Eu pessoalmente já tentei usar ferramenta dessas e meu curso foi negado, eu estava traduzindo nesse momento, eu já traduzi 16 dos meus cursos e tiver que cortar um dobrado pra conseguir, algo que seria muito mais simples se eu pudesse usar essas ferramentas.

 

Eu vejo que pessoas levantando pontos negativos como uma enxurrada de cursos ruins, gerados por IA e por ai vai, pessoalmente eu não acho isso plausível a gente dando o sangue para produzir um curso as vezes tem dificuldades de fazer ele vender, duvido muito que cursos ruins lançados aleatoriamente tenham sucesso.

 

Uma pergunta que eu tenho sobre a aula de preparação é se nela podemos divulgar um grupo no whatsapp por exemplo, isso facilitaria bastante.


Mas qual a opinião de vocês sobre isso?

5 RESPOSTAS 5

Eu sempre usei bastante Avatares e animações como forma de deixar o curso mais interessante, simulando um ambiente empresarial com seus vários personagens, que explicam o problema da empresa e o que eles esperam que o aluno desenvolva. Acho que é um recurso didático muito interessante. Agora um curso todo usando usando Avatares e voz gerada por IA iria ficar um tédio, a "seleção natural" ia fazer do curso um fracasso. Isso hoje, com o avanço da IA tão rápido, não sei o que pode acontecer nos próximos anos.

é o que acredito, a possibilidade de um curso fazer sucesso é complicada até quando fazemos com todos os recursos, então eu não vejo que cursos ruins gerados por ia representem ameaça ou concorrência forte.

Em relação a essa aula de preparação, eu não consigo ver muito fundamento nisso. Se o problema eram as regras da Udemy, era só a Udemy cortar as regras que tinham tal bloqueio. 

Supondo que eu tenha um curso com 15 seções, imagina eu colocar todos os links e materiais na primeira aula e explicar cada um deles para os alunos. A aula vai ser um porre.

Seria muito mais sensato fazer isso seção por seção e não na primeira aula do curso.

 

Ainda não fui convencido que isso é uma mudança de impacto. 

Sobre o uso de IA para conversão de voz eu tenho meus contras e prós. Os prós eu nem preciso dizer, provavelmente você está pensando neles agora mesmo. 

 

Mas os contras é em relação a qualidade dos cursos e do ensino. Você (de forma geral) pode pensar que, um curso mal feito vai prejudicar o próprio curso e não o seu. Pelo contrário, se houver uma enxurrada de cursos nesse formato e 70% deles forem ruins, a plataforma é que vai ficar mal vista e isso vai prejudicar a todos nós. Plataforma ruim, mesmo com alguns cursos bons, afasta clientes.

 

Eu estou acompanhado uma discussão em outra comunidade, onde a maioria são nativos da língua inglesa, e tem sido bastante interessante. Alguns estão preocupados em perder espaço para falantes de outras línguas, já que agora poderão usar a IA para vender cursos em Inglês. Outra parte está preocupada com a qualidade, assim como eu, e como isso poderá afetar negativamente a plataforma no futuro. 

 

Teve um rapaz que falou algo interessante, vou colar a tradução de um trecho aqui:

 

Aqui estão meus pensamentos (com os quais ninguém na Udemy se importa)

A Udemy está mudando de uma plataforma educacional on-line para uma plataforma de conteúdo .

A diferença é sutil, mas importante.

Uma plataforma de educação online é um lugar onde as pessoas procuram uma educação confiável e de alta qualidade .

Uma plataforma de conteúdo (pense no YouTube) é onde as pessoas podem obter o mesmo conteúdo já disponível na internet, refeito por um João qualquer, que pode não ter nenhum conhecimento no assunto.

- Acompanhe a discussão caso tenha acesso a essa comunidade da Udemy 

 

Essa última parte é uma das minhas preocupações. Alguém pode apenas procurar um assunto da moda, ir no ChatGPT e gerar um texto, depois gerar um PowerPoint, colocar o texto no conversor para voz e está feito o curso, por alguém que nem saber se o que foi gerado está correto ou não. 

Muitos curso desse tipo podem vir a denegrir a imagem da plataforma e todos nós seremos afetados. 

 

É claro que terão cursos bons, assim como temos cursos ruins sem uso de IA. Mas a facilidade em se criar cursos com o uso de IA é que pode vir a ser um nascedouro de mais cursos ruins do que bons, e não só ruins em qualidade ou conteúdo, mas com informações erradas.

Todos sabemos que o ChatGPT e afins ainda geram respostas com informações incorretas. Por exemplo, ontem eu queria saber a data de lançamento de um recursos na área de programação, o Gemini me disse ser em 2011 e o ChatGPT em 2015. Vocês acham que alguém que não entende de um assunto vai se preocupara em buscar saber se as datas estão certas ou não? O cara vai pegar a primeira que vier. 

 

Eu acho que, antes da Udemy liberar o uso de cursos inteiros com IA, deveria primeiro se preparar para avalia-los por completo. Nada, além de um ser humano, pode avaliar se 15 minutos, 1 hora ou 10 horas de um áudio foi "falado" por um humano ou por IA. E a Udemy não tem atualmente a capacidade em pessoal para assistir na integra cada um dos cursos que serão lançados. O que vai acontecer é que ela vai vender muito curso, cursos com notas ruins serão removidos, e o autor vai lá e relança o curso com outro nome um alteração aqui e ali. Por que ele sabe que vende por 2 anos até que a Udemy o tire de circulação. 

 

A 4 anos atrás eu lancei um curso em que a capa tinha algumas palavras, mês passado recebi uma notificação para alterar a capa e evitar que o curso fosse removido da prateleira. Se uma capa foi aprovada pela "equipe" de analise e 4 anos depois viram que fizeram "M", imagina 10 horas de áudio gerado por IA quanto tempo vai levar para perceberem que aprovaram "M". 

@Marcio eu vi esse post, na verdade eu acompanho mais a comunidade em ingles, pq lá rola debates mais frequentes e tem muito mais membros ativos do que aqui.

 

Sobre a tradução de cursos eu já venho fazendo a um tempo, já traduzi 16 cursos para ingles e espanhol eu até tentei usar IA, mas a foi recusado na época e inclusive recusaram um com a minha voz.

 

Porém essa facilidade teria sido muito útil eu vou continuar as minhas traduções, mas não vou gerar uma voz e usar, pretendo manter meu sistema com minha própria voz, por uma questão de gosto mesmo.

 

Eu entendo a preocupação de perder espaço no idioma, isso dificilmente refletiria no português, acho que ingles e espanhol são os maiores alvos.

 

Porém a segunda preocupação, eu não sei se acredito muito nela, a maioria esmagadora das pessoas não sabem usar esses recursos e nem estão tão ligadas, a gente que fala sobre isso é uma bolha.

 

Sobre usar chatgpt para gerar conteúdo, isso é uma possibilidade com ou sem uso de voz sintética, e antes do chatgpt era possível pesquisar conteúdos no google youtube e replicar aulas sem dominar assunto.

Na questão da qualidade, acredito que hoje cursos ruins aparecem aos montes, maioria das pessoas não sabe gravar, muitos não tem uma boa dicção, e nesse ponto muitos cursos poderiam ser melhorados com uso de voz sintética.

Usando youtube como exemplo, a gente viu uma ensaio de videos gerados com edição automatica, e rapidamente eles foram sumindo dando lugar para uma sofisticação muito grande da parte de edição ou um conteúdo muito pessoal falando sem edição e aparecendo. 

 

Então eu a possibilidade existe, mas na pratica eu não sei se aconteceria mesmo a enxurrada cursos ruins e aleatórios nessa dessa forma avassaladora.

Espero que abra boas possibilidades e que isso de fato seja uma rara boa noticia, que é bem raro vindo da udemy eu mesmo não lembro de ver um anuncio da plataforma que eu visse como positivo.

 

OBS: eu sempre me posicionei contra essa politica de proibir voz sintética pq é uma ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência de fala, minha opinião não regra.

cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Discussão
Converse sobre diferentes estratégias e compartilhe suas experiências com criação de curso, marketing e gerenciamento de curso com seus colegas instrutores.
Autores com maior número de curtidas